Concentração

Práticas que ajudam a aumentar a concentração

“Você não pode simplesmente parar de se mexer e terminar sua tarefa?”. Temos certeza de que todos perguntamos isso a nossos filhos pelo menos algumas dezenas de vezes enquanto eles estudavam e não focam na concentração.

É um desafio para a maioria dos pais fazer os filhos se sentar em um só lugar, concentrar-se na lição de casa e terminar sem se distrair demais. Crianças são naturalmente enérgicas e não podemos esperar que elas se concentrem completamente e não se distraiam!

Mas, é possível ajudar a criança a se concentrar em uma tarefa e aumentar as habilidades de concentração por um longo período de tempo. Confira abaixo algumas práticas que ajudam a aumentar a concentração nos pequenos.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Prepare um ambiente livre de distrações para melhorar a concentração

Algumas crianças respondem bem em um ambiente relaxante e calmo; outras podem prosperar em um ambiente com muita agitação. Entender que tipo de ambiente seu filho prefere estudar é o primeiro passo para aumentar o nível de concentração nele.

  • Ambiente: música instrumental e iluminação suave ajudam a definir o clima para o estudo. 
  • Gadgets: idealmente, todos os gadgets, incluindo televisores, iPads, telefones celulares e afins precisam ser desligados ou mantidos em uma sala diferente para evitar distrações. Se você precisar usar um computador para estudar, verifique se ele é usado apenas para estudar e nada mais.
  • Materiais acessíveis:  mantenha tudo o que é necessário à mão para que seu filho não precise se levantar para conseguir algo. Todos os livros de casa, lápis de cor, livros didáticos, lápis e até água podem ser mantidos em cima da mesa ou nas proximidades. Isso também ajuda a acompanhar quanto trabalho resta e ajuda você a gerenciar melhor seu tempo. Tudo isso ajuda as crianças a melhorar o foco e aumentar a concentração!

Melhorar o sono favorece a concentração

A privação do sono pode facilmente atrapalhar a concentração, sem mencionar outras funções cognitivas, como memória e atenção.

A privação ocasional do sono pode não causar muitos nas crianças, adolescentes e adultos, como bem sabemos. Porém, falhar regularmente em ter um boa noite de sono pode afetar o humor e desempenho na escola. Melhorar o sono do seu filho também pode trazer benefícios. Algumas dicas rápidas:

  • Desligue a TV e guarde as telas uma hora antes de dormir.
  • Mantenha o quarto em uma temperatura confortável.
  • Relaxe antes de dormir com música suave, um banho quente ou leitura de um livro.
  • Tende acordar ele todos os dias na mesma hora todos os dias, mesmo nos finais de semana.

Divida tarefas maiores em tarefas menores

Estudar um capítulo inteiro de uma só vez é bastante difícil para uma criança. Sempre ajuda a dividi-lo em páginas ou até parágrafos, para que a criança tenha uma sensação de realização por terminar uma pequena tarefa e isso o motivará a continuar. Isso é verdade não apenas para estudos, mas também para as tarefas domésticas. 

Treine o cérebro do seu filho

Existem certos tipos de jogos pode ajudá-lo a melhorar a concentração. Como:

  • Sudoku
  • Palavras cruzadas
  • Xadrez
  • Quebra-cabeças
  • Pesquisas de palavras
  • Jogos de memória

Tenha um sistema de recompensa

As recompensas não precisam necessariamente ser dinheiro chocolates ou brinquedos. Elas também podem ser na forma de elogios ou ainda mais estudos! Ter um sistema de recompensa em casa com o seu filho certamente ajudará a criar e aumentar a concentração.

Passar algum tempo na natureza também ajuda a concentração!

Se você deseja aumentar a concentração do seu filho naturalmente, tente sair com ele todos os dias, mesmo que por apenas 15 a 20 minutos. Você pode dar um passeio pelo parque. Ficar sentado em seu jardim ou quintal também pode ajudar. Qualquer ambiente natural tem benefícios.

As evidências científicas apoiam cada vez mais o impacto positivo dos ambientes naturais. Tente adicionar uma planta ou duas no quarto ou área de estudo do seu filho para obter uma série de benefícios positivos. As suculentas são ótimas opções para plantas de baixa manutenção!

Varie a alimentação do seu filho

Os alimentos que seu filho come podem afetar funções cognitivas como concentração e memória. Evite dar a ele alimentos processados, muito açúcar e alimentos muito gordurosos. Para aumentar a concentração, tente inserir na dieta do seu filho:

  • Peixe gordo (salmão);
  • Ovos;
  • Amoras;
  • Espinafre.

Manter-se hidratado também pode ter um impacto positivo na concentração. Mesmo uma desidratação leve pode dificultar o foco ou a lembrança das informações.

Tomar café da manhã pode ajudar a aumentar o foco logo de manhã. Mas, aposte numa refeição pobre em açúcares e rica em proteínas e fibras. Aveia, iogurte natural com frutas ou torradas com ovos integrais são boas opções para o café da manhã.

Claro que, para escolher a melhor alimentação para o seu filho(a), é de extrema importância o acompanhamento de um profissional da área para indicar qual dieta seguir.

Fazer a lição de casa na mesma hora todos os dias

Repetir a mesma atividade todos os dias na mesma hora, eventualmente, a transforma em um hábito. Se uma criança se sentar para fazer a lição de casa todos os dias, na mesma hora, depois de um tempo, quando chegar a hora, haverá menos esforço para se concentrar. A mente saberá que chegou a hora da lição de casa e estaria mais disposta a estudar.

Essas são algumas práticas que ajudam a aumentar a concentração nos pequenos que você pode implementar em sua casa. Obter não é uma tarefa fácil, mas com o apoio dos pais os pequenos podem ir longe!

Gostou das dicas sobre práticas que? Deixe um comentário com as suas dúvidas e sugestões! Siga a I Do Code no Instagram!

Similar Posts