metodologia ativa

Como aplicar metodologias ativas na educação?

Pense um pouco na sua experiência em sala de aula. Como era a dinâmica aluno professor? Como o conhecimento era difundido e os conteúdos expostos? Você se sentia parte de metodologias ativas de ensino?

Infelizmente, na maioria das vezes, a resposta é não.

O ensino que conhecemos, em que o professor ocupa o papel de detentor do conhecimento, ou seja, aquele que irá transmitir ao aluno tudo aquilo que ele deve saber e conhecer, tem se mostrado obsoleto e ineficiente com o passar dos anos.

Inúmeros estudiosos têm demonstrado a importância de se pensar uma educação transformadora- aquela que Paulo Freire identificou como libertadora – quando o sonho do oprimido seria o de romper com as algemas que o prendem a ignorância e a falta de senso crítico,  rebaixando-o ao domínio daqueles com acesso a melhores condições intelectuais.

A mais pura verdade é que: conhecimento é poder! Quando estamos munidos da nossa própria habilidade em aprender e compreender o mundo à nossa volta, podemos influenciar positivamente a nossa vida e daqueles que nos cercam.

Neste artigo, iremos mostrar como as metodologias ativas têm revolucionado a área do saber, colocando o aluno no centro de sua aprendizagem e fazendo com que o professor se torne um mediador na busca do compartilhamento dos saberes.

Mas afinal o que são metodologias ativas?

Este termo foi trazido à tona pelo psiquiatra e pesquisador de educação em saúde mental William Glasser. Nessa proposta, a ideia de educação não está mais centrada no professor como o detentor do saber.

As metodologias ativas propõem uma inversão do ensino aprendizagem, onde o aluno é o um agente ativo em busca da construção de seu próprio conhecimento.

Nessa abordagem o professor está ali para provocar discussões acerca de temas da contemporaneidade, do estilo de vida dos alunos e de suas realidades, propondo um ensino transversal a partir das matérias que conhecemos, como ciências biológicas, geografia, matemática, português e etc. 

Nessa versão o aluno terá de descobrir como funciona o seu aprendizado e de que forma ele pode contribuir para o mundo ao seu redor. Nesses casos é muito comum que os professores/mediadores provoquem discussões através de problemáticas e projetos que serão desenvolvidos pelos estudantes, por determinado período de tempo.

Nessas oportunidades os alunos deverão se desafiar a opinar, argumentar , questionar e juntos chegarem a possíveis soluções para as situações propostas.

Essa é uma metodologia muito interessante, pois pode abarcar muitos dos recursos atuais dos quais os alunos já têm acesso no seu dia a dia, como por exemplo as tecnologias. Através do uso da internet, da análise de filmes e séries, de podcasts, filmes e novelas e até mesmo dos jornais, principalmente aqueles da cidade às quais os alunos pertencem.

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Algumas da principais metodologias ativas atuais

  • Sala de aula invertida (o aluno como protagonista);
  • Gamificação (com a proposta de jogos e recompensas);
  • Ensino Híbrido (valendo-se das tecnologias);
  • Seminários e Discussões (momentos para a discussão crítica de diversas temáticas.)

Por que esse processo favorece aos alunos?

As metodologias ativas favorecem aos estudantes de diferentes maneiras. A primeira delas é a oportunidade de dar voz a eles, e mostrar que, como cidadãos, têm um papel fundamental na sociedade em que estão inseridos. 

Além disso, as metodologias ativas mostram aos estudantes que suas decisões e ações influenciam no seu cotidiano e na vida de seus amigos e familiares. É uma boa forma de fazer com que as matérias que aprendemos tradicionalmente sejam amplamente compreendidas através da exemplificação no cotidiano de cada um.

As metodologias ativas promovem o senso crítico, o que reforça o compromisso do aluno em estar sempre atento às suas atitudes e a importância do aprendizado e do estudo em sua vida.

De que forma as metodologias ativas favorecem o trabalho do professor?

Para o professor, as metodologias ativas são de extrema importância e valor. Ela irá desafiar:

  • Sua capacidade de mediação;
  • Sua compreensão da realidade e da de seus alunos; 
  • Sua capacidade em desenvolver dispositivos educativos;
  • Sua habilidade em manter-se sempre consciente de seu tempo e de seu entorno (pois assim, continuará sempre aprendendo e se modernizando).

Com essas habilidades o professor poderá falar a língua de sua comunidade escolar, e estará sempre atualizado quanto às tecnologias e suas possibilidades. 

Além disso, poderá  impactar de forma real a vida de cada um de seus educandos, que serão formados não apenas para o mercado de trabalho, mas para contribuir com a sociedade ao seu redor.

Sou professor, como posso implementar metodologias ativas em minhas aulas?

Talvez a melhor dica seja: comece aos poucos! 

Na atualidade, sabemos do conservadorismo que a maior parte das instituições têm em relação ao sistema de ensino, por isso o vemos sendo repetido incessantemente, o que aprisiona os educadores nesse looping sem fim.

Sair da caixa exige coragem e persistência! Comece ouvindo mais os alunos. 

Dê a oportunidade para que estejam em papéis de destaque. Provoque-os com dúvidas e questionamentos que reflitam as condições em que vivem. Pense de que forma o conteúdo de sua matéria pode se relacionar com tais realidades e a partir daí crie sua estratégia de ensino.

Inverta a lógica da sala de aula, para que o aluno assuma a fala e diga sobre coisas que ele conhece e gosta. Monte seminários, debates, feiras, etc. Convide as turmas a dialogarem entre si.

Mas, acima de tudo, esteja preparado para diversidades. Ser professor implica compreender que o aluno está envolto por realidades diferentes e que muitos não irão se adaptar a sua proposta inicialmente, insista e não desanime perante as adversidades.

Não se esqueça do seu papel  nesta jornada. Lembre-se sempre de que você é o Leme que comanda o navio do seu projeto estudantil, por isso os alunos precisam sentir segurança e compreender as etapas pelas quais estão passando. 

Seja claro, honesto, firme e profissional. Você pode ser amigo dos seus alunos, mas deve compreender a importância de sua figura como aquele que dá o exemplo e orienta.

Implementei as mudanças e estou tendo dificuldades, e agora?

Dizem que o professor é sempre um aluno, por isso é importante que você seja um pesquisador incansável. Continue investindo em seu conhecimento, troque ideias com outros professores que têm o mesmo objetivo que você.

Não tenha medo de errar, os erros vão te tornar mais experiente e mostrar o caminho certo da próxima vez. Saiba que os alunos irão reconhecer o seu esforço e aprender com a sua dedicação e coragem.

Agora, um passo muito importante: como pesquisador você deve compartilhar as suas experiências com o meio acadêmico.

 Divulgue as suas descobertas produzindo textos, artigos e blogs. Permita que profissionais do Brasil e do mundo aprendam com as suas experiências e deem o pontapé para uma educação ativa e transformadora. 

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