Avaliar alunos sem ter provas? Conheça o Método I Do Code
O modelo de educação tradicional é muito antigo, originado a partir do advento do Iluminismo, no século XVIII. No qual tinha como objetivo universalizar o acesso ao conhecimento. Na hora de avaliar alunos, esse modelo considerava os estudantes como uma “tábua rasa”, sem conhecimentos prévios.
A figura do professor era vista como o detentor de todo o conhecimento e informação. No entanto, apesar de ser uma ideia que impera em muitas instituições até os dias de hoje, sabemos que esse tipo de educação há muito é considerado ultrapassado.
Não há como negar a existência do modelo de educação tradicional, uma vez que ele ainda é dominante no mundo todo, especialmente ao avaliar alunos.
Geralmente, os estudantes são avaliados através de provas e classificados por notas, em que é feita uma avaliação quantitativa, direcionada a obter uma comparação entre o nível de aprendizado de cada aluno, e por vezes usada como resposta absoluta para a aprovação ou reprovação dos estudantes.
Devido ao fato de que este tipo avaliação, de certa forma faz uma comparação entre os alunos, tanto entre os próprios estudantes, quanto pelo professor, isso causa desconforto nos estudantes, interferindo diretamente no processo de ensino e aprendizagem.
Muitos alunos acabam ficando constrangidos de levantar questionamentos e sugestões, ou até mesmo de se expor, respondendo às perguntas realizadas em aula, cujas respostas eles não têm certeza se está certa ou errada.
Inevitavelmente, isso faz com que o aluno tenha medo de responder as perguntas do professor, receio de faltar a aula, ou de não aprender igual aos colegas. Além disso, esse modelo de educação faz com que o ensino se converta em uma obrigação e muitas vezes é algo tedioso para os alunos, os quais veem esse modelo de avaliação como uma competição desnecessária.
Mas, afinal de contas, há diferenças entre alunos com nota 9 e alunos com nota 7? Nunca se sabe se o aluno que tirou 9 aprendeu mais que o que tirou 7.
Isso porque, ao planejar uma avaliação pautada nesse modelo quantitativo, muitas vezes não é possível abordar tudo o que foi ensinado em apenas uma prova, o acaba deixando lacunas, e quem tirou 7 pode ter sido desmerecido, ao cair uma questão específica que ele não tinha entendido, ou tinha faltado a aula e não caiu as questões as quais ele tinha mais conhecimento.
Por esta razão, esse método para avaliar alunos deve ser entendido como ineficiente, uma vez que gera um falso resultado em relação a aprendizagem real dos estudantes.
Além disso, tanto educadores quanto estudantes se perguntam se, realmente, um aluno que tira 7 em uma prova é pior que um aluno que tirou 9. Esse tipo de avaliação serve muitas vezes como classificação dos alunos, baseando-se apenas em suas notas, desestimulando os educandos que não necessariamente são maus alunos.
Em função disso, muitas vezes, os métodos de ensino tradicionais não levam em conta a diferença de tempo que cada aluno precisa para aprender os conteúdos que estão sendo passados; ou até mesmo, não transmite o conteúdo de forma que os alunos se sintam estimulados a aprender, já que cada um tem uma maneira diferenciada de aprender e que está diretamente associada a aspectos sociais.
É natural que cada pessoa aprenda em tempos diferentes e de formas diferentes, dado que todos são singulares e que cada uma viveu experiências distintas, desde a infância até a fase adulta.
Não se pode comparar, ao avaliar alunos que tiveram mais oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, com alunos que sofreram traumas e passaram por dificuldades, por exemplo.
Mas, afinal, existe alguma alternativa para esse modelo? É possível avaliar alunos sem provas? A resposta para ambas as perguntas é sim! Continue essa leitura para entender como funciona o método de avaliação de nossos alunos.
Método I Do Code para avaliar alunos
A metodologia de projetos para avaliar alunos, adotada pela I Do Code, tem como diferencial o aprendizado a partir de projetos. Em cada aula, os alunos desenvolvem, em grupos ou individualmente, projetos que são relacionados aos conceitos que foram ensinados no dia.
Assim, não são só telespectadores das aulas, eles colocam a mão na massa mesmo! Pode parecer pouca diferença, mas a metodologia traz muitas mudanças na sala de aula.
Neste tipo de metodologia de aprendizagem os alunos são desafiados a desenvolver projetos, ou resolver questões que permitam que eles consigam fazer reflexões mais profundas, conectando conteúdos, formando uma rede mais ampla de conhecimento e consequentemente mais significativo.
Com a metodologia de projetos, o aluno se torna o dono de seu próprio aprendizado. Por conta disso, o professor deixa de ser aquele que transmite conteúdo aos alunos, e passa a ser um mediador do aprendizado, estimulando as relações entre os alunos, criando um ambiente no qual eles se sintam confortáveis em tirar dúvidas, dar sugestões e aprender no seu próprio ritmo.
O professor também deixa de ser aquele que irá avaliar alunos, e passa a ser aquele que os ajudará a crescer como pessoas e estudantes: os alunos são estimulados a desenvolver, não só o conhecimento específico daquela aula, mas também a relacioná-lo a outros conceitos já vistos, dentro ou fora da I Do Code, de forma a incrementar mais ainda o aprendizado.
Geralmente o professor divide a sala em grupos, permitindo que os alunos tenham um tempo de conversa dentro do próprio grupo, a fim de elaborarem e criarem ideias para seus projetos. Nesse momento não há interferência do professor, ele apenas irá circular pela sala, ouvindo as ideias que surgiram.
Posteriormente o professor vai intervir, levantando questionamentos propositais, de forma a levar os alunos a raciocinar sobre suas ideias de projetos, o que contribui para que eles vejam as limitações, os pontos positivos e negativos de suas ideias, a real possibilidade de aplicação, bem como o cronograma de como será desenvolvido o projeto, entre outros fatores relevantes.
Nessa metodologia de projetos, os alunos são estimulados a interagir com seus colegas e com o professor, o que transforma a sala de aula em um ambiente divertido e descontraído, contribuindo para que a aprendizagem ocorra de forma mais significativa.
Esse modo de ensinar, esta diretamente associado à aprendizagem por descoberta, que é um marco nas mudanças que surgiram na educação moderna, conhecida também como uma nova teoria de aprendizagem que surgiu no EUA na década de 60 e se alastrou por todo o globo.
O professor ou educador no processo de aprendizagem por descoberta deve criar um ambiente de forma a facilitar e ordenar os processos pelos quais os alunos irão aprender, para que eles se sintam incitados a explorar diversas alternativas, como mencionado anteriormente.
Assim, é possível englobar as diferentes prioridades de cada aluno em relação aos conteúdos do currículo, uma vez que cada aluno tem sua própria escolha de profissão ou carreira, e tem mais preferência por determinado conteúdo em detrimento de outro. Dessa forma, o professor pode alcançar o maior número de alunos possível, fazendo com que eles se interessem mais pelas aulas.
O principal aspecto dessa teoria, é que ela leva em conta as diferentes etapas do desenvolvimento intelectual de cada indivíduo. Assim, o currículo é proposto em forma de espiral, permitindo que os alunos entrem em contato com o mesmo conteúdo diversas vezes no semestre, o que contribui para o seu aprendizado.
Além disso, por trabalhar com turmas menores, o professor passa a ter um relacionamento mais personalizado ao avaliar alunos, conhecendo as facilidades, dificuldades e características em geral de cada um.
Com isso, o professor pode estimular mais ainda o crescimento de seus alunos, mesmo que o aprendizado aconteça em ritmos diferentes para cada educando.
Avançando ainda mais, os alunos da I Do Code produzem também um projeto de final de semestre, que deve ser produzido em grupos. Eles são responsáveis por garantir a execução total do projeto, da divisão dos grupos aos elementos mais complexos.
Nessa etapa do aprendizado, o professor está presente para auxiliar na resolução de possíveis problemas, estimulando cada vez mais os alunos a se tornarem independentes no aprendizado.
Mas afinal, como fazemos para avaliar alunos sem nenhuma prova ou nota? Os alunos da I Do Code, e de outras escolas que adotam a metodologia de projetos são avaliados em conceitos. Esses conceitos são construídos a partir da percepção geral do professor acerca do quanto o aluno realmente aprendeu durante determinado período escolar.
Para chegar a um conceito final que seja representativo, levando em conta as muitas particularidades de cada aluno, o professor da I Do Code pondera algumas questões para avaliar alunos, como por exemplo:
- O estudante conseguiu se comunicar bem com os colegas?
- Conseguiu desenvolver projetos ao longo das aulas?
- Cumpriu com determinados valores da escola?
- Se apropriou dos conceitos mencionados em aula, parcialmente ou totalmente?
- Se sim, o aluno avança para a próxima fase de sua formação.
É importante ressaltar que, o conceito de reprovação é inexistente nessa metodologia para avaliar alunos, uma vez que o educando é incentivado a aprender em seu próprio tempo, ou seja, pode ser que ele demore mais que os colegas para chegar a um mesmo patamar, mas isso não significa que ele terá que começar o seu aprendizado do zero.
Não há repreensão por não ter aprendido tanto quanto os colegas, desde que tenha se empenhado. Afinal, o foco da metodologia para avaliar alunos é estimular que cada aluno aprenda no seu próprio tempo, garantindo que todos os estudantes sejam o melhor que podem ser.
Esse método de aprendizado contribui de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, uma vez que lhes estimula a buscar informações e conexões ao desenvolver seus projetos.
Além disso, a forma como os estudantes são avaliados é mais leve, no sentido de não impor pressões ou causar tensão por causa de provas, as quais eles devem estudar antes para serem aprovados (isso gera um aprendizado momentâneo em função da memorização, que fica armazenada no cérebro por um curto período de tempo).
Sendo assim, esse método para avaliar alunos constitui-se como um diferencial em escolas como por exemplo, a I Do Code, que possuem essa visão direcionada para a aprendizagem de seus alunos e seu desenvolvimento cognitivo.
Mostra também que há uma preocupação acerca do aprendizado e da limitação de seus estudantes, almejando que eles se tornem sujeitos de seu próprio aprendizado, contribuindo ainda para formação de sujeitos críticos e que conheçam seus próprios valores, e que acima de tudo, sejam capazes de vencer os obstáculos aos quais serão impostos no futuro.
Legal, né? Leia esse post também sobre os problemas da educação atual!
Na I De Code, você encontra muitos artigos a respeito da educação e métodos para avaliar alunos, especialmente educação moderna e que se preocupa em usar metodologias de ensino e de avaliação que contribuam para a formação efetiva de seus estudantes.
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