Capacidade Cognitiva: atividades que estimulam o cognitivo das crianças

capacidade cognitiva

A nossa capacidade cognitiva têm sua base neurológica no cérebro; portanto, um desenvolvimento adequado de atividades que estimulem o pleno funcionamento de todas as áreas do cérebro se torna essencial para as crianças.

Isso porque ao desenvolvermos as capacidades cognitivas das crianças, estaremos melhorando os processos de aprendizagem e o desempenho acadêmico na infância e adolescência.

Saiba que as crianças podem se converter em verdadeiros gênios se forem estimulados, desde pequenos, do modo correto.

Através de atividades que estimulam a capacidade cognitiva, tais como jogo, exercícios, uso de tecnologias e demais atividades lúdicas, as crianças podem ser instigadas a desenvolver o máximo sua Inteligência cognitiva e emocional. Confira maiores informações em: O que é inteligência cognitiva e emocional?

Se você está em busca de conhecimentos sobre as principais atividades que estimulam a capacidade cognitiva das crianças, você veio ao lugar certo, pois esse será o tema central do nosso artigo de hoje! Confira e boa leitura!

Atividades para estímulo da capacidade cognitiva

As atividades que estimulam a capacidade cognitiva para crianças geralmente se integram dentro de uma intervenção cognitiva.

A seguir iremos apresentar quais são as atividades que podemos explorar para desenvolver o cognitivo na infância.

Lembrando que, as atividades podem ser adaptadas para todas as idades, levando em conta suas capacidades e limitações.

  • Capacidade cognitiva estimulada através de jogos

Em primeiro lugar, uma forma básica de estimular a capacidade cognitiva das crianças é através de jogos.

O jogo é uma atividade inata, própria da infância, que permite que a criança possa aprender e relacionar-se com seu entorno.

É algo espontâneo e voluntário, guiado por motivações e necessidades internas.

O jogo tem um fim em si mesmo, que é sua própria realização que o torna agradável e prazeroso para as crianças.

Além de ser uma atividade gratificante, o jogo é uma atividade estimulante que exige o funcionamento de diferentes componentes do desenvolvimento infantil.

As aprendizagens que tem lugar através do jogo se assimilam de forma mais rápida e eficaz colocando em ação as capacidades cognitivas que lhe facilitará a compreensão do seu entorno.

Entre os distintos objetivos do jogo, relacionados com o desenvolvimento das capacidades cognitivas podemos destacar:

  1. Estimular capacidades como o pensamento reflexivo, representativo e a compreensão;
  2. Trabalhar a memória e a atenção na interação com os estímulos do entorno;
  3. Fomentar a descentralização do pensamento egocêntrico da criança;
  4. Desenvolver a imaginação, a criatividade e a distinção entre fantasia e realidade;
  5. Potencializar o desenvolvimento da linguagem e do pensamento abstrato;
  6. Desenvolver a autonomia pessoal da criança.
  • Estímulo cognitivo a partir do esporte

O esporte, algo que habitualmente se relaciona com a atividade física, é também fundamental para o desenvolvimento da capacidade cognitiva.

O treinamento motor e o trabalho cognitivo que o esporte implica, bem como a frequência e a intensidade com que é praticado, produz modificações no nível do cérebro que ajudam no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades cognitivas.

Enquanto o exercício físico é realizado, ocorre uma liberação de certos neurotransmissores e endorfinas, estes últimos relacionados à diminuição dos níveis de estresse e ansiedade, resultando em um estado de bem-estar.

Leia também: Crianças que fazem exercícios físicos ficam mais inteligentes.

  • Estimulação cognitiva através de cadernos de exercícios.

Os cadernos de estimulação cognitiva para crianças são usados pelos educadores para trabalhar em cada uma das habilidades cognitivas, como atenção seletiva, memória de trabalho ou orientação, entre outras.

Normalmente, esses cadernos de exercícios de estímulo cognitivo podem ser comprados em livrarias ou estão disponíveis para download na internet.

Existem exercícios de diferentes dificuldades e é importante que sejam adaptados ao nível de desenvolvimento cognitivo das crianças, para que promovam sua motivação e não envolvam um grande esforço que termine em frustração.

  • Estimulação cognitiva através de exercícios de brain traning

Outra maneira de estimular a capacidade cognitiva das crianças e que é divertida está no uso de novas tecnologias através dos jogos conhecidos como “treinamento cerebral” (brain traning).

Esses jogos são disponibilizados em formato de aplicações para celulares, computadores e tablets, funcionando nas diferentes funções executivas através de uma variedade de jogos.

Os jogos vão desde quebra-cabeças, labirintos, problemas de lógica, etc.

Eles também oferecem a possibilidade de regular o nível de dificuldade e ajustá-lo ao nível de desenvolvimento das crianças.

Esses jogos têm a limitação da transferência de aprendizado para tarefas cognitivamente fechadas e tarefas da vida real.

No entanto, são amplamente utilizados atualmente como ferramentas para estimulação da capacidade cognitiva.

  • Estimulação cognitiva através da neurotecnologia

Outra forma de estímulo cognitivo que está surgindo hoje em dia é através das disciplinas que usam a neurotecnologia.

Estas usam novas tecnologias que registram a atividade cerebral e, individualmente, adaptam intervenções para produzir alterações neuroplásticas mensuráveis, relacionadas à reabilitação e aprimoramento de habilidades cognitivas, tais como a atenção, memória e velocidade de processamento.

Aproveite as dicas apresentadas no artigo de hoje e desenvolva plenamente a capacidade cognitiva das crianças!

Se você quiser dicas mais específicas de atividades, pode ler o artigo: Atividades para crianças: 5 exemplos de atividades para expandir o cérebro criativo.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: