Atividades para educação infantil: 5 motivos para incentivar seus filhos a programar
Cada época exige, habilidades e atividades para educação infantil diferentes. Em épocas e lugares diferentes, ensinamos nossos filhos a cultivar vegetais, construir uma casa, forjar uma espada, assar pão, criar um suflê, escrever uma história ou atirar aros. Agora estamos ensinando-os a programar.
Estamos ensinando-os a programar, no entanto, não tanto como uma finalidade, mas porque nosso mundo se transformou: muitas das coisas que fizemos com elementos como fogo e ferro, ou ferramentas como lápis e papel, agora são forjados em código. Ensinando a programação ao seu filho você está ajudando-o a criar seu futuro.
Entenda melhor porque a programação pode ser sim considerada como uma das atividades para educação infantil muito vantajosa para o seu filho(a).
Atividades para educação infantil: como programar ajuda na resolução de problemas
Compreender computadores e aprender o básico da programação ajuda as crianças a desenvolver uma apreciação de como as coisas funcionam. Também ensina a eles como os engenheiros de software usam a matemática para resolver problemas de maneira lógica e criativa. Esta é uma razão importante para que a programação seja colocada como uma das atividades para educação infantil, para que as crianças aprendam essas habilidades enquanto jovens.
A capacidade de resolver problemas é uma característica útil na vida em geral, todos queremos que nossos filhos se tornem excelentes solucionadores de problemas, para que possam superar qualquer adversidade que enfrentarem.
Aprender a programar oferece às crianças a chance de aprender esse tipo de habilidade enquanto jovens e isso pode ajudá-las ao longo do caminho na vida. Essa é uma das grandes razões pelas quais a programação é importante de se aprender.
Os pensamentos e ações de um programador enquanto analisa fatos envolve:
- Esboçar soluções
- Colaborar com os outros
- Olhar para os problemas de todos os ângulos
- Limitar as soluções a uma variedade de possibilidades
- E finalmente, chegar à solução mais eficaz e plausível
Com a programação, as crianças podem aprender habilidades computacionais
Quando aprendem a escrever código, as crianças não apenas desenvolvem habilidades cognitivas, mas também aprendem o processo de solução de problemas semelhante a um computador.
Esse processo envolve o uso do reconhecimento de padrões para apresentar os problemas de maneiras diferentes, enquanto os divide logicamente em partes e cria as etapas necessárias para resolvê-los.
Além da programação, o pensamento computacional também pode ser usado em outras situações, pois pode ajudar a resolver problemas práticos.
As crianças aprendem a usar a lógica
O pensamento lógico é necessário para a codificação, ele consiste na formulação de procedimentos passo a passo para produzir o resultado desejado. Envolve o uso de expressões, seleção, iteração, sentenças e frases condicionais e outras lógicas.
Atividades para educação infantil: como programar facilita a criatividade
As crianças, de modo geral, já possuem mentes criativas que lhes permitem pensar fora da caixa. As inúmeras variações de soluções de programação e busca podem motivar as crianças a maximizar seu potencial criativo. As crianças que estão aprendendo a programar rapidamente fazem a conexão com a programação e a narrativa, o que libera sua imaginação e abre muitas possibilidades.
Pense nisso, com programação e narrativa, cada um segue um padrão lógico (começo, meio, fim, etc.). Essa inspiração criativa recém-encontrada pode ajudar as crianças a serem bem-sucedidas em falar em público, escrever etc.
Os pensamentos e ações de um programador, enquanto a pesquisa criativa de fatos, envolve:
- Encontrar padrões ocultos
- Estabelecer conexões entre coisas que aparentemente não estão relacionadas
- Gerar soluções (quais dessas coisas não são como as outras?)
Programar é divertido e gratificante
Embora a programação seja baseada em lógica, também é uma atividade extremamente criativa. Se você souber codificar, poderá desenvolver aplicativos, games, sites, dentre muitas outras coisas.
Para muitos desenvolvedores, parte do apelo da programação é o desafio e a recompensa de ver seu código ganhar vida após uma boa sessão de depuração. Não se deixe enganar, no entanto, com as instruções corretas, começar a programar pode ser fácil e divertido.
Atividades para educação infantil: como se relaciona a teoria com o mundo real
A ciência da computação e a programação podem tornar qualquer disciplina na escola e atividades para educação infantil divertida, interativa, envolvente e imersiva.
Aplicativos e softwares que podem criar e simular conceitos rapidamente, mesmo algo tão simples quanto a programação para desenhar polígonos desafia as crianças a pensar de maneira lógica, sequencial e criativa.
Veja o exemplo de um programa simples que desenha um quadrado, a criança teria que determinar por onde começar e qual o tamanho da peça. Então ela precisa considerar os ângulos para cada canto. Podendo então adicionar elementos de criatividade e arte e ainda, decidir de que cor são as linhas e de que cor preencher o quadrado.
Viu como a programação pode ser sim considerado uma das atividades para educação infantil mais vantajosa para o seu filho(a). Então ensine seu filho(a) a programar o quanto antes.