7 livros sobre educação que você deveria ler

Padrão

Pode ser o primeiro ou o segundo filho. Podem ser gêmeos ou trigêmeos. Pode ser que eles tenham uma pequena ou uma grande diferença entre as idade. Não importa. A educação da crianças é e sempre será uma tarefa árdua e agitada, que exige dos pais uma certa habilidade de educadores, além de flexibilidade para contornar alguns momentos, não importando em qual fase da vida estejam. E como, somos pais, mas ainda não nascemos sabendo de tudo nem há uma escola específica sobre o assunto, o compartilhamento de informações e experiência é sempre bem-vindo. Por isso, criamos uma lista com sete livros que ajudam os pais na educação dos filhos.

 Escola de Pais, de Luiz Lobo

escola-de-pais-para-que-seu-filho-cres-lobo-luiz-8573840110_200x200-PU6eb56e4b_1

O livro do jornalista Luiz Lobo apresenta conselhos sobre a educação de crianças de até seis anos de idade. O conteúdo é baseado em uma pesquisa realizada pelo profissional com especialistas em educação e pedagogia. Um dos livros mais indicados por terapeutas especializados em família, Escola de Pais mostra aos futuros ou já papais e mamães que ter filhos é, acima de tudo, um ato de renúncia e que isso não significa que seja algo prazeroso.

Quem ama, educa! Içami Tiba

images

Lançado em 2012, o livro, na época, tornou-se o maior best-seller brasileiro sobre educação e ficou na lista dos livros mais vendidos. Içami Tiba é psiquiatra e propõe que os pais deixem de lados os padrões que ele considera repetitivos na educação, para adaptarem-se ao novo mundo, que está cheio de estímulos novos. Além disso, o autor ainda indica quais são os caminhos possíveis para formar futuros cidadãos éticos, competentes e felizes através da educação e dos valores recebidos em casa.

Origens Mágicas, vidas encantadas, de Deepack Chopra

3204770

Neste livro, o autor aborda, do ponto de vista psicanalítico, a importância dos pais atravessarem o período da gravidez sem passar por angústias ou possuir sentimentos negativos, pois o bebê é afetado pelas experiências que tanto a mãe quanto a família envolvida passam, mesmo antes dele ter sido gerado. Ao final do livro, Deepack Chopra ainda apresenta as possíveis consequências de um desequilíbrio para a formação de um novo indivíduo.  

Criando Bebês Felizes, de Steve Biddulph

thumb_230__42772_capa_Criando_Bebes_Felizes

 

O psicólogo inglês Steve Biddukph alega que os primeiros dois anos da vida das crianças são considerados os mais importantes para constituir sua formação. Durante este período da vida são definidos o equilíbrio físico, emocional e social para a fase adulta de todos os seres humanos. O autor incentiva os pais a estarem mais atentos durante os primeiros 36 meses de vida das crianças, época que elas recém os estímulos de sentimentos como amor e carinho com mais intensidade.

Limites sem Traumas, de Tania Zagury

 

10.g.22.g.img08g-e1405691807407

Tania Zagury é filósofa e mestre em educação, além de ser uma das pioneiras em trabalhar com o conceito de ética como um princípio para conduzir a educação tanto de crianças quanto de adolescentes. Neste livro, a autora apresenta sua tese de que a “liberdade total” para a educação dos filhos pode acabar tornando-se prejudicial para o convívio deles em sociedade e, até mesmo, para sua felicidade.

50 Coisas que os Pais Nunca Podem Dizer aos Filhos, de Antônio Siqueira

livro-50-coisas-que-os-pais-nunca-devem-dizer-aos-filhos1-193x300

Um dos principais livros para lembrar aos pais o quanto suas palavras têm poder sobre os seus filhos, máxima que acaba sendo esquecida na educação diária. As palavras ditas às crianças influenciam na sua saúde mental, física e emocional, além de agir diretamente na sua confiança e autoestima.

101 ideias para curtir com seu filho, de Paula Perin

cap

A diversão e as atividades em família são excelentes maneiras de transmitir os valores e celebrar as pequenas conquistas diárias juntos. A autora destaca no livro a importância para os pequenos dos momentos que são cercados de criatividade, e que contam com a companhia dos pais, para o desenvolvimento das crianças.


Pronto para correr para livraria mais próxima? Leia também nossas dicas sobre hobbies que ajudam na criação das crianças.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta