criar sites

Criar Sites: Como ensinamos as crianças?

Os websites, atualmente, fazem grande parte do dia a dia das crianças e adolescentes: Google, Facebook, Wikipedia… A lista de sites que estão à nossa disposição é longa. Mesmo assim, as crianças e adolescentes (e até mesmo os adultos!) sabem muito pouco sobre a tecnologia que está presente por trás do site que está na tela do computador. Imagina se seu filho começasse a usar a tecnologia para aprender? Imagina se ele pudesse criar com ela? Pois é possível! Veja como ensinamos as crianças a criar sites!

As vantagens de aprender a criar sites quando criança ou adolescente são muitas, mas como ensiná-los? Na I Do Code, os alunos aprendem colocando a “mão na massa”, ou seja, criando um site. Veja abaixo!

banner curso criacao de sites

Como ensinar a criar sites – Um projeto ao longo do semestre

Os alunos da I Do Code desenvolvem, em conjunto com o professor, um site ao longo do semestre, explorando as mais diversas linguagens de programação e particularidades presentes nessa área da tecnologia.

Para os mais novos, a criação de site começa utilizando a plataforma WordPress, que não exige programação em texto e permite que eles explorem cada etapa de construção da aparência e do conteúdo de um site, libertando a criatividade e se divertindo enquanto aprendem.

Após algumas aulas, os alunos começam a aprender a criar sites usando programação em texto, aprendendo da forma mais divertida possível: criando jogos, alterando e inserindo imagens e cores do site, e muito mais!

Para os mais velhos, o semestre de criação de sites da I Do Code já se inicia com o uso de linguagens de programação em texto para, a cada aula, criar uma nova parte do site, aprendendo não como posicionar elementos na tela, como estilizar elementos, e muito mais.

O aprendizado para criar de sites não se limita a programação: os alunos mais velhos aprendem a importância de páginas de contato para empresas, bem como as características que um blog empresarial deve ter e sua importância para a empresa, com o objetivo de introduzir o empreendedorismo na mente dos alunos.

Como ensinar a criar sites – Um projeto no fim do semestre

criar sites
Entrega de certificados de final de semestre

Ao final de cada semestre, os alunos da I Do Code se dividem em grupos para criar um projeto de conclusão de semestre, no qual deverão aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas ao longo do semestre para criar seu próprio site, com os elementos que desejarem.

Eles são estimulados a criar desde a ideia inicial do projeto, até a execução do mesmo e uma apresentação de slides, que é exibida por eles aos pais e amigos na última aula do semestre. Após essa apresentação, que é a forma escolhida pela I Do Code para avaliar os alunos, eles avançam para o próximo semestre.

O projeto de final de semestre desenvolvido pelos alunos é a maneira perfeita de garantir que o conhecimento transmitido ao longo do semestre seja fixado e, mais importante, que os alunos gostem do que aprenderam: criar sites sobre assuntos que gostam e com as características que os próprios alunos escolhem torna o aprendizado descontraído e agradável, de forma que o aluno se sente cada vez mais estimulado a aplicar o conhecimento adquirido na I Do Code em outras áreas de suas vidas!  

A maior prova de que essa é uma excelente maneira de ensinar os jovens a criar sites é o entusiasmo dos próprios alunos com relação ao aprendizado: alguns chegam ao final do semestre criando sites para empresas da família, para amigos e para todos que venham a pedir!

Similar Posts