Tecnologia da Informação: conhecimentos essenciais do profissional de TI
Com os avanços tecnológicos, muitas empresas e até mesmo a nossa rotina vêm sendo cada vez mais eletrônicas e digitais e, com isso, ganhou muita força os cursos e os serviços relacionados à área de Tecnologia da Informação (TI).
O profissional de TI é responsável por uma área abrangente relacionada à gestão de diversas informações digitais, tendo que lidar com práticas como instalação e gestão de dispositivos que que ajudem na captação e leitura desses dados.
Lidar com essa área de tecnologia é uma parte importante dentro de uma empresa que se utiliza de diversos recursos digitais para seu funcionamento, pois, é nela que se mantém o fluxo e armazenamento de dados necessários para a continuidade dos serviços.
Com a crescente vontade de atuar na área, muitas pessoas ficam com dúvidas relacionadas a abrangência dela e o que é necessário para se formar e tornar um bom profissional no ramo.
Pensando nisso, nós da I Do Code, trazemos esse artigo contendo os 5 conhecimentos necessários que um bom profissional de Tecnologia da Informação precisa ter para atuar e crescer na área.
O que é preciso para se tornar um profissional de Tecnologia da Informação?
Segundo reportagem veiculada no portal de notícias Terra, o setor de Tecnologia da Informação deve crescer 7% no ano de 2021 em todo o mundo, devido à pandemia e ao regime de serviço home office.
Mas o que é preciso para conseguir concorrer a essas vagas crescentes e ter reais chances de conseguir uma boa oportunidade em uma empresa de destaque no mercado de trabalho?
Primeiramente, tenha em mente que, por ser uma área abrangente, o profissional de Tecnologia da Informação deve estudar muito para ter conhecimento em diversas áreas ou se especializar em alguns nichos para pleitear vagas específicas.
A melhor maneira de adquirir esses conhecimentos é através de cursos profissionalizantes, técnicos e de uma graduação na área, todos com certificação para ser colocada no currículo.
Como essa área vem revolucionando o empreendedorismo, é importante que o profissional seja capaz de estar em constante aprendizado para se adaptar às novas tendências tecnológicas e empresariais.
Quais são os profissionais de Tecnologia da Informação mais procurados atualmente?
Através de cursos e de uma faculdade, você terá uma ampla noção do que é a área da Tecnologia da Informação, e poderá concorrer a diversas vagas de emprego, mas além disso, como dissemos, você pode se especializar em algumas áreas do conhecimento que são bastante requisitadas no mercado e vamos citá-las para que você possa estudá-las.
Análise e liderança em Cibersegurança
Em Agosto de 2020 foi implementada a Lei Geral de Proteção de Dados pelo Governo Federal, portanto, as empresas tiveram que se adaptar em relação à proteção de dados pessoais dos seus clientes que se utilizam de seus serviços digitais.
Para que isso aconteça, essas empresas precisam de um time com analistas e um líder de cibersegurança que possam adaptar o sistema de dados para evitar fraudes e vazamentos de informações importantes de seus usuários.
Isso também é a prova de que as novas tecnologias vêm impactando a política e a vida de todos diariamente, por isso é preciso profissionais capacitados para lidar com a questão da segurança do uso delas.
Tecnologia da Informação especializada em Cloud
Cada vez mais as pessoas utilizam os serviços em nuvem para armazenar dados, fotos e diversos documentos, conseguindo assim sincronizar suas informações e trabalhos com qualquer dispositivo sem a necessidade de mídias físicas como HDs e pen drives.
Além disso, esses serviços, sejam públicos, privados ou híbridos, permitem que empresas conectem os trabalhos de seus funcionários em home office sem que precisem ter acesso ao hardware da empresa, uma vez que não estão se deslocando até o local físico de trabalho.
Para que isso ocorra, é preciso de um especialista de armazenamento em nuvem que permita o funcionamento constante e fluido das informações, não afetando os trabalhos dos funcionários que precisam do acesso a esses dados.
Análise de Suporte e Service Desk
O Service Desk, ou também Help Desk, é um trabalho de suporte para usuários de serviços eletrônicos que realiza a manutenção e resolução de questões técnicas nas áreas de informática, telefonia e de Tecnologia da Informação.
Esse serviço já era muito procurado na área de vendas online, mas com a crescente expansão do regime de trabalho em casa, muitas empresas tiveram que adaptar seus sistemas para digitais, o que gerou uma migração abrupta.
Com essa transposição de metodologias, muitos erros e problemas técnicos surgiram, impactando diretamente a fluidez dos serviços, aumentando assim a busca por profissionais de Tecnologia da Informação capacitados a lidarem com a resolução dessas questões.
Tecnologia da Informação especializada em infraestrutura e redes
Esse profissional segue a mesma linha do suporte em service desk, sendo especialista em lidar com conflitos de dados causados em um sistema com grande quantidade de informações digitais.
Nessa área, o profissional de Tecnologia da Informação terá que estruturar e aperfeiçoar a infraestrutura de dados de uma empresa, principalmente quando ela lida com vendas online, o que gera um grande tráfego de informações na rede.
Análise e liderança em Data Science
A ciência de dados é responsável pela análise de informações digitais capazes de gerar padrões econômicos, sociais e financeiros através dos dados coletados de forma digital pelo tráfego online.
Com isso, as empresas conseguem se adaptar cada vez mais às tendências de seus mercados-alvos, melhorando serviços e ações de marketing digital, gerando maior impacto na dinâmica de contato com seus clientes e aumentando o fluxo de vendas.
Esse profissional precisa ter um vasto conhecimento em software, estatística e economia, pois essa área transdisciplinar necessita uma grande precisão, evitando assim ações frustradas que podem gerar desperdícios de recursos humanos e financeiros.
Portanto, de uma forma geral, é possível visualizar que os profissionais de Tecnologia da Informação devem ter um vasto conhecimento em tecnologias, análise de dados, resolução de problemas e lógica, tanto matemática quanto de programação.