Projetos Tecnológicos de alunos da I Do Code – 2019

coletânea de projetos

Aprender sobre programação, criação de jogos, aplicativos, websites e empreendedorismo são algumas das temáticas que os alunos da I Do Code exercitam em nossos cursos. Diariamente, nossos alunos são desafiados a exercerem sua criatividade para resolver problemas e criar seus próprios projetos com o uso da tecnologia.

Além de desenvolverem as habilidades do futuro, aprender programação e tecnologia traz uma série de benefícios: através desse aprendizado, os alunos são colocados em situações onde precisam se concentrar, pensar de forma lógica e entender como funciona o pensamento computacional para construir seus projetos. Para que tenham uma ampla visão sobre tecnologia, a cada semestre é abordado um tema diferente. Veja como funciona:


1° Semestre: Criando jogos e animações

Durante o primeiro semestre os alunos aprendem a lógica da programação criando jogos e animações. Os alunos utilizam uma plataforma de programação utilizando blocos, o que incita sua criatividade e torna mais simples o entendimento dos conceitos básicos necessários para começar a programar.

2° Semestre: Robótica

No segundo semestre os alunos seguem aprendendo a lógica da programação e avançam para programar robôs e componentes eletrônicos. Nesse semestre os alunos aprendem a construir e programar seus próprios dispositivos.

3° Semestre: Criação de Aplicativos para Celular e Tablet

Durante o terceiro semestre no curso de Programação e Tecnologia os alunos aprendem a criar aplicativos para telefones e tablets, desenvolvendo a sua criatividade e capacidade de buscar soluções para problemas e dificuldades do seu dia-a-dia.

4° Semestre: Criação de Websites

No semestre dedicado a web design os alunos desenvolvem seus conhecimentos de programação em linguagens web para criar sites responsivos, que funcionam tanto em desktop quanto aparelhos móveis, e desenvolvem conceitos de design para elaboração de um site prático e bonito.

5° Semestre: Criação de Jogos 2D e 3D profissionais

No quinto semestre do curso de Programação e Tecnologia os alunos da I Do Code aprendem a utilizar ferramentas de criação de jogos profissionais, podendo criar jogos com enredos complexos, gráficos avançados e aplicando os conceitos de programação para construção de jogos 2D e 3D.

6° Semestre: Empreendedorismo

Durante o semestre de empreendedorismo os alunos da I Do Code utilizam as habilidades adquiridas nos semestres anteriores para desenvolver um projeto focado em resolver um problema observado por eles, trabalhando suas habilidades de planejamento, solução de problemas, lógica e o senso de responsabilidade social.

Coletânea de Projetos

Veja a coletânea que fizemos de projetos tecnológicos criados por alunos da I Do Code em 2019. Confira:

Projeto: Labirinto com obstáculos

Esse projeto foi desenvolvido por um aluno da turma Teens, do 1º semestre. O projeto consistiu em criar um jogo com diversas fases no qual o objetivo é chegar ao final do labirinto sem encostar nos objetos encontrados pelo caminho. Para criá-lo, o aluno utilizou a programação em blocos por meio da plataforma Scratch.

Projeto: Impressora 2D

Esse projeto foi desenvolvido por alunos da turma Teens, do 2º semestre. A intenção dos alunos foi criar uma impressora para fazer desenhos com perfeição, usando o plano cartesiano ortogonal como orientação. Ela foi montada utilizando 2 motores de passo, 1 servo motor e raspberry pi 3. Os motores de passo e várias outras peças foram reaproveitadas de drives de dvd’s velhos. Assista a um vídeo do projeto clicando aqui.

Projeto: Catapulta

Projetos de robótica: catapulta

Esse projeto foi construído por alunos da turma Kids, do 2º semestre. Os alunos desenvolveram uma catapulta que, quando acionada por um botão, disparava uma bolinha de ping pong. Para medir a distância entre a catapulta e outros os objetos, os alunos fizeram o uso de um sonar. Para montar o dispositivo, foram utilizados diversos materiais, como: papelão, palitos de madeira, elásticos e grampos de roupa. Para programar o dispositivo, foram utilizados componentes do arduino e Grove Starter-Kit. Assista a um vídeo do projeto clicando aqui.

Projeto: Baú secreto

Projetos de robótica: baú secreto

Esse projeto foi desenvolvido por um aluno da turma Kids, do 2º semestre. O projeto foi construído com os componentes do Grove Starter-Kit. Na tampa do baú, foi inserido um motor para impedir que esta ficasse aberta. Dessa forma, o baú só poderia ser aberto com o código secreto que o aluno criou com os componentes.

Projeto: Boné para deficientes visuais

Projetos de robótica: boné para deficientes visuais

Esse projeto foi desenvolvido por alunos da turma Teens, do 2º semestre. A ideia foi criar um boné para pessoas com deficiência visual, no qual foi inserido um sonar em sua parte superior que calculava a distância entre ele e outro objeto à frente. Assim, quando uma pessoa estiver utilizando o aparelho e se aproximar de algo a menos de 60 cm, um apito é tocado, avisando que tem um objeto a sua frente. Assista a um vídeo do projeto clicando aqui.

Projeto: Pixel Mamprin

Projeto de aplicativos: pixel maprin

Realizado por alunos da turma Kids, do 3º semestre. O projeto consistiu na criação de um aplicativo de pinturas, onde é possível selecionar o modo estilo livre ou escolher uma figura já pronta para pintar. Para programar o aplicativo, os alunos utilizaram a plataforma thunkable.

Projeto: The Entertainment Book

O projeto foi criado por um aluno da turma Kids, do 4º semestre. “The Entertainment Book” é um site de entretenimento voltado para diversas pessoas e aborda temas de diversos assuntos, como culinária, música e jogos. Para criá-lo, o aluno optou por utilizar a plataforma WordPress.

Projeto: Obstacle Avance

Neste projeto criado por alunos da turma teens do 5º semestre, os alunos utilizaram a plataforma unity para criar um jogo onde o jogador deve desviar o cubo que está em alta velocidade dos objetos que surgem à sua frente. 

Projeto: Volunteers Call

Neste projeto, alunos da turma kids do 6º semestre (empreendedorismo) criaram um plano de negócios de uma empresa chamada “Volunteers Call”. O negócio consiste em um aplicativo com uma rede de voluntários que se unem para melhorar a sociedade. Para fazer o projeto, os alunos aprenderam sobre UX Design, MVP, Persona e Público-Alvo, Design e como elaborar um pitch de vendas.

E você, o que achou dos projetos? Aqui na I Do Code, os alunos são os protagonistas das salas de aula: eles utilizam sua criatividade para trazer suas próprias ideias e, sendo o papel dos professores um suporte aos alunos, eles são orientados em como tornar suas ideias em realidade. 

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