Blockchain: o que é?
Se você está minimamente antenado em tecnologia e em todas as mudanças que ela propõe, já deve ter ouvido falar sobre blockchain.
Essa tecnologia, que tem se tornado cada vez mais importante no mundo das transações virtuais, se mostra verdadeiramente impactante para o desenvolvimento global.
Mas, você sabe, exatamente, como ela funciona? O que ela é? Quais as vantagens do seu uso? Será que blockchain e bitcoin é a mesma coisa?
Hoje, vamos desvendar de uma vez por todas essas questões, ter uma ótima aula de educação tecnológica e tirar todas as suas dúvidas a respeito do assunto!
Afinal, o que é a tecnologia blockchain?
Vamos começar conceituando, exatamente, o que é a tecnologia blockchain. Para tanto, que tal fazer isso de uma maneira mais simples?
Blackchain é, em suma, um grande banco de dados, compartilhado entre usuários e que guarda informações sobre transações realizadas no meio online.
Esses dados são totalmente imutáveis. Uma vez registrado nos blocos, estarão gravados eternamente. E essa é uma das características que tornam essa tecnologia tão segura.
Como funciona o blockchain?
Agora, vamos complementar o conceito, explicando, exatamente, como ela funciona. Mas, ainda na nossa proposta de simplificar para compreender.
Imagine uma linha de blocos, presos uns aos outros, por uma espécie de cadeado. Cada um desses blocos traz informações específicas de seu usuário, que é um dado transacional gravado na rede.
Logo, cada um desses blocos têm uma espécie de individualidade, pois guardam um detalhe particular e chamamos isso de impressão digital.
Quando esse bloco se conectar com o próximo, irá transmitir essas informações que estão guardadas em seu interior. O bloco receptor, portanto, irá agregar esses dados e unir com os seus próprios, que já existiam. Isso fará com que se crie uma nova impressão digital, vinda dos dois blocos.
E pronto. É assim que se cria um encadeamento de bloco de dados, gerando um banco enorme de informações.
Tipos de blockchain
Considerando as principais premissas do blockchain, que seria a imutabilidade dos dados e a descentralização da informação, já que todo bloco contém o cerne da proposta, surgiram vários tipos de encadeamentos.
No entanto, esses novos modelos sempre estarão inseridos em duas alternativas: ou são públicos ou são privados. Veja os detalhes de cada um desses tipos diferentes.
Blockchain pública
Uma blockchain pública, como o nome nos leva a deduzir, qualquer pessoa pode entrar e participar, inserindo seus dados em blocos que se integrarão a grande rede de informações.
Mas, essa não é a única característica que justifica o fato de ser “pública”. Nela, todos os participantes podem ver as movimentações – mas não modificá-las.
Além disso, não há uma entidade que controla a inserção desses dados, como um órgão público ou banco, por exemplo. Ela se rege sozinha.
Blockchain privada
O outro tipo de alternativa de blockchain, são os modelos privados. Eles surgiram após as instituições perceberem a validade de sua proposta: um banco de dados enorme, imutável e extremamente confiável.
Entretanto, para eles, não era interessante as outras características que o blockchain público prevê: não queriam a participação de qualquer pessoa e nem que que qualquer um tivesse acesso às informações dos blocos.
Para resolver isso, surgiram as blockchains privadas, em que há um controle maior do acesso e, portanto, mais privacidade.
Em suma, utilizam a proposta dos blocos de informações encadeados, mas não há uma abertura para inserção de qualquer pessoa.
A tecnologia blockchain é segura?
Pode-se dizer que a tecnologia blockchain é uma das mais seguras que existem e você vai entender o motivo disso com uma explicação muito simples.
Partindo do pressuposto de que ela é, essencialmente, uma linha de blocos conectados e que todos os blocos têm a mesma informação, acrescida de outra, e, ainda, que essas informações se replicam, para que se faça alguma alteração nesses dados, o trabalho seria imenso.
Afinal, essa alteração teria que ser realizada em absolutamente todos os blocos da sequência!
Com certeza, alguém iria notar essa tentativa de invasão antes que o malfeitor conseguisse algum resultado significativo.
Outro detalhe que garante a confiabilidade do sistema, é que todo “dono” de bloco tem uma cópia dele em seu computador. Entenda: uma fica na rede, outra em seu arquivo. Mas, ambas estão conectadas e servem como uma espécie de contraprova.
Supondo que alguém faça uma modificação em apenas uma das versões, ela é automaticamente descartada.
Agora, multiplique isso por milhares de blocos e milhares de versões. É ou não é uma tecnologia bastante segura?
Vantagens de usar blockchain
A tecnologia blockchain se tornou uma referência no que diz respeito à confiabilidade transacional e segurança de dados.
Por isso, ela, que surgiu para credibilizar as transações das criptomoedas, especialmente do bitcoin, migrou das plataformas de mineração e, hoje, já faz parte de sistemas governamentais em todo o mundo.
Suas vantagens são inegáveis e consideráveis:
- Ela permite que todos conectados na sequência de blocos comprovem a veracidade das informações gravadas;
- Reduz a incidência de fraudes;
- Garante maior segurança nas transações;
- Facilita a criação dos “contratos inteligentes”, que não podem ser alterados depois de escritos.
Além disso, seu caráter descentralizado reduz imensamente as burocracias. É por causa desse tipo de tecnologia que, hoje, as transações internacionais são feitas com tanta facilidade.
E isso vai muito além de dinheiro, em si. A premissa da troca de informações segura permite que pessoas de diferentes lugares possam criar conexões e transferir dados sem risco de que isso caia em mãos erradas.
Vale a pena aprender mais sobre a tecnologia blockchain?
Certamente, ser um conhecedor sobre a tecnologia blockchain é algo de extrema importância. Afinal, ela já está em nosso cotidiano e não vai demorar para que se torne ainda mais popular.
Quanto mais as pessoas já souberem sobre o assunto, mais antecipado estará para se adequar às modificações do mercado. Novas oportunidades de emprego irão surgir e quem for mais capacitado irá se destacar.
Por isso, vale muito a pena investir em cursos sobre blockchain, sua criação, seus detalhes e suas aplicações cotidianas.
Para os jovens, que se relacionam muito mais facilmente com a tecnologia, essa é uma ótima oportunidade de aprender algo de extrema valia para o mundo! Então, que tal já se antecipar e se tornar um expert em blockchain? A I Do Code pode te ajudar com isso! Acesse agora o nosso site, fale com os nossos consultores e saiba mais.