curso de programação

Curso de programação: 5 profissões que exigem curso de programação

São incontáveis os benefícios de se investir em um curso de programação, pois estamos cercados de equipamentos tecnológicos que, para funcionar corretamente, utilizam sistemas desenvolvidos através de uma linguagem de programação.

Pense no smartphone que você usa, no seu notebook, no carro e até mesmo na sua geladeira. Todos esses equipamentos, cada vez mais modernos e ganhando novas funções a cada dia, utilizam a programação como parte fundamental do funcionamento de suas aplicações.

E no futuro, provavelmente, esse tipo de conhecimento será cada vez mais valioso e até mesmo indispensável. Caminhamos para uma evolução tecnológica tão grande que, em alguns anos, aquele jovem que não tiver um bom curso de programação perderá ótimas oportunidades, pois esse tipo de formação será tão importante quanto a leitura e a escrita.

Não há para onde fugir; a tecnologia está por todos os lados e estamos nos tornando cada vez mais dependentes dela, pois ela tem o poder de facilitar a nossa vida de uma forma que seria inimaginável há algumas dezenas de anos.

O jovem de hoje cresce envolvido nesse cenário e utiliza as novas tecnologias o tempo todo. Mas, para se tornar um profissional competitivo, é preciso que ele comece a entender como essa tecnologia funciona, dessa forma poderá contribuir com os avanços que estão por vir.

Pensando nisso, listamos algumas profissões que exigem curso de programação.

Programador Web

Esse profissional é extremamente requisitado no mundo moderno. É ele quem desenvolve websites no geral, ou seja, todas as páginas que encontramos na internet passaram pelas mãos de um programador web. E para começar a exercer essa profissão é necessário muita dedicação e um bom curso de programação.

E o melhor é que novos sites estão sempre surgindo, então o profissional capacitado sempre terá boas oportunidades. É uma ótima opção para o jovem que deseja conhecer melhor o funcionamento de websites e contribuir com sua imaginação e criatividade para as futuras páginas.

Esse tipo de profissional pode trabalhar em uma empresa ou trabalhar por conta própria, criando websites para diversos clientes, pois a demanda por desenvolvedores habilidosos cresce a cada dia.

O curso de programação é importante para o Engenheiro de software

Um engenheiro de software é um profissional capacitado para desenvolver os mais diversos tipos de programas, e fica claro que o curso de programação é a base dessa profissão.

Nós estamos sempre em busca de ferramentas que facilitem o nosso trabalho, e no meio digital não é diferente. Pense em um programa como o Excel, por exemplo. Imagine como ele é essencial para quem trabalha em um escritório, organizando planilhas e fazendo cálculos complicados. Mas toda essa facilidade só foi possível graças a bons programadores que foram capazes de desenvolver um trabalho que suprisse as necessidades das pessoas.

Um jovem que deseja se tornar Engenheiro de software precisa carregar consigo o desejo de apresentar soluções para um problema. E essa área necessita de pessoas criativas e empolgadas, capazes de pensar fora da caixa. Pois, com o passar do tempo, sempre surgem novas demandas; as pessoas irão precisar de algum novo programa ou aplicação capaz de facilitar uma determinada tarefa.

E essa criança ou adolescente que está agora dando os seus primeiros passos em um curso de programação pode trilhar um caminho para se tornar um Engenheiro de software muito requisitado no futuro.

Administrador de Banco de dados

Em uma época onde informações valiosas estão todas no meio digital, é indispensável a existência de profissionais competentes para programar e gerenciar bancos de dados.

Todas as grandes empresas necessitam desse tipo de profissional, pois elas estão lidando com grandes quantidades de informações e documentos importantes que ajudam a manter a organização do trabalho. Então, seria catastrófico perder tudo e resultaria em um prejuízo gigantesco.

É preciso manter os dados dos produtos, dos fornecedores, das vendas, dos pagamentos, etc. E o responsável por manter tudo isso seguro precisa ter em seu currículo um curso de programação que o capacite a executar com segurança e rapidez esse trabalho tão importante.

Programador de jogos digitais

Os jogos digitais são uma das maiores formas de diversão da atualidade. Há títulos para todos os gostos, idades e gêneros. Mesmo aqueles que não gostam tanto deste tipo de conteúdo, com certeza já se depararam com pelo menos um jogo do qual gostaram.

A facilidade para conseguir esse tipo de material também conta muito, pois antigamente era preciso se locomover até um fliperama para ter acesso a maioria dos jogos, mas agora você pode jogar no seu videogame, computador e até mesmo em seu smartphone.

É claro que toda essa popularização abriu as portas para muitos programadores de jogos digitais. E como essa indústria está sempre crescendo, muitas outras oportunidades irão surgir, mas para poder ter acesso a elas é necessário que o jovem faça um bom curso de programação, que o capacite a criar qualquer tipo de jogo.

Crianças e adolescentes adoram jogar, e essa atividade também pode ter um poder educativo, pois existem jogos que treinam a concentração, o raciocínio lógico e ensinam algum assunto específico.

As oportunidades estão sempre surgindo, e com muita criatividade e um bom curso de programação, o jovem pode vir a ser o criador daquele próximo game de sucesso.

Designer precisa ter curso de programação?

Para finalizar e mostrar que o curso de programação está se tornando cada vez mais indispensável, vamos falar de uma profissão em que este conhecimento não é primordial, mas saber um pouco de programação pode ajudar o profissional a se destacar.

Designers utilizam constantemente programas de edição como o popular Photoshop. E esses aplicativos são extremamente complexos e recheados de opções. Porém, o jovem Designer que fez um curso de programação terá uma visão mais ampla dos comandos e funcionalidades do programa, por entender melhor como tudo funciona. Isso garante a ele mais agilidade e um melhor aproveitamento das opções do programa.

Assim, não restam dúvidas de que um curso de programação é fundamental para que o jovem esteja capacitado para esse futuro que será cada vez mais digital, e possa usar sua energia para construir algo valioso que poderá contribuir com a vida de muitas pessoas.

Similar Posts