62ca166f2f35a209acb5507003dfcfdb big cover

Jogos femininos – O cenário feminino nos Esports

Você provavelmente já ouviu falar que os Esports – modalidades de competição profissional de jogos eletrônicos – estão atraindo cada vez mais pessoas para seu meio e ganhando reconhecimento mundial, e agora com mais jogos femininos.

Mas, mesmo com o crescimento do cenário e um ambiente quase totalmente masculino, as garotas estão conquistando cada vez mais seu espaço no mundo dos jogos.

banner curso criacao de jogos

Vários projetos estão sendo criados para incentivar as mulheres a entrarem nesse no mundo dos jogos femininos, a se sentirem confortáveis e que sejam igualmente reconhecidas.

Entre essas iniciativas está o Projeto Sakura, que ajuda as garotas a terem uma melhor experiência nos Esports. O objetivo do projeto é trazer visibilidade para as mulheres gamers e estimular a parceria dentro e fora dos jogos femininos.

Dois campeonatos femininos já foram organizados pelo Projeto Sakura e tiveram uma boa adesão do público. O primeiro deles contou com premiação por uma das maiores fabricantes de jogos do mundo a Riot Games. Como de costume durante os campeonatos de Esports, a transmissão foi pelo online feito pelo serviço de stream Twitch.

Garota loira em um campeonato de jogos online
Jogadora em campeonato de League Of Legends

O preconceito sofrido por jogadoras nos jogos femininos

Mas, mesmo com a crescente participação de mulheres no cenário gamer, o preconceito se faz presente.

Por exemplo, no primeiro torneio organizado pelo Sakura, a equipe vencedora sofreu acusações de que o namorado de uma das participantes estaria jogando por ela.

O preconceito atingiu também a jogadora coreana Geguri, a primeira mulher a ser  profissional na Overwatch League. Ela jogava tão bem que teve que provar para a comunidade do jogo que não usava hack nas partidas.

Para combater isso, as empresas estão investindo cada vez mais nos códigos de conduta e punição de jogadores. Cada jogo feminino possui seu próprio regulamento, mas a maioria banem players que escrevam ou verbalizem frases ofensivas, assédios ou insultos. Além de várias campanhas de conscientização nas redes sociais.

E aí meninas, o que vocês vão jogar hoje?



Similar Posts