Transformação digital

Saiba o impacto da Transformação digital no mundo dos negócios

Quanto mais a transformação digital avança, as redes de trabalho são afetadas de diversas maneiras. O mundo não é mais o mesmo de 30 anos atrás, e usamos novas tecnologias em diversos momentos da vida.

Isso, logicamente, inclui o mundo corporativo e a oportunidade de desenvolver mais um negócio, seja na comunicação, separação de tarefas ou adequação de funções. A diferença é sentida na pele e nas rotinas de trabalho.

Não somente nos negócios, como no marketing como um todo, a tecnologia pode ser bastante vantajosa.

Principalmente ao considerar que este é um setor cada vez mais necessário em diversas empresas e que demanda ainda mais dados e facilidades no gerenciamento, tendo a comunicação como a chave do negócio.

Para que você possa entender melhor do que se trata a transformação digital e qual o seu impacto no mundo dos negócios e marketing, preparamos este artigo explicativo sobre o tema.

O que é transformação digital?

O conceito de transformação digital se torna mais visível quando os processos de uma empresa são afetados em virtude do avanço tecnológico, ocorrendo a implementação de novos equipamentos e softwares.

Não somente as ferramentas podem ser substituídas, como também a cultura organizacional da marca ou as técnicas usadas passam a se relacionar com essas tecnologias e facilidades.

Os processos, nesse caso, podem ser automatizados, acelerados ou simplesmente facilitados por novas ferramentas que antes não faziam parte do mundo corporativo.

Por mais que seja comum pensar na transformação digital como a substituição de ferramentas, ela vai além disso: toda a empresa é afetada, da cultura organizacional para o modo de comunicação. 

Em outras palavras, ela se torna um organismo diferente e centralizador de muitas ações, desde os fluxos de trabalho até a coleta de informações para o contato com fornecedores e públicos.

O impacto no mundo dos negócios

Essa ideia foi percebida com mais afinco no momento da pandemia de covid-19, a partir de março de 2020.

Isso porque o trabalho remoto tornou-se mais comum, os colaboradores tiveram que aprender a usar programas online e o que era uma relação face a face se tornou distanciada e possível por meio de uma ponte com o mundo da tecnologia.

Isso tudo impactou severamente o mundo dos negócios. Os gestores foram obrigados a se adaptar de uma hora para outra,percebendo a importância e o potencial dessas tecnologias na rotina e em novas dinâmicas. 

Para se ter uma ideia, ferramentas de vídeo-comunicação e de automação se tornaram regras dentro das estruturas de uma empresa, para que o trabalho pudesse andar de forma efetiva, praticamente como era antes da pandemia.

No entanto, é interessante compreender que não é com base em ferramentas e aplicativos que uma empresa sai bem sucedida em momentos de transformação digital. 

É preciso aplicar essa ideia dentro da cultura organizacional, e aí todo o restante será completo e adequado, enxergando novas rotinas a partir dessas ferramentas e novas possibilidades.

Nesse sentido, toda a sua equipe deve compreender a necessidade identificada, a cultura implementada e trabalhar em prol do pleno desenvolvimento do local em meio às mudanças da tecnologia e do mercado.

O impacto no marketing

A transformação digital impacta todos os processos, da relação com o consumidor para a relação entre os funcionários. E se há um setor em que essa ideia é bastante perceptível é no marketing. 

Abaixo, separamos alguns itens que exemplificam como essa área foi afetada.

Foco no cliente

Assim como o bom preço não é mais o principal fator para a conclusão de uma venda, a conclusão (unicamente) de compra – apesar de importante – não é mais central no relacionamento e fidelização do cliente, principalmente em um momento de transformação digital. 

Agora, para trilhar um caminho de sucesso, é preciso formar uma estratégia com o pensamento total na sua persona, ou seja, no seu público-alvo, pensando em um contato de longo prazo e no relacionamento de aquisição contínuo.

Isso quer dizer que antes de oferecer um produto, você deve oferecer uma experiência agradável para o visitante, para ele se tornar um lead e, na fase final, um cliente fiel.

As estratégias de inbound marketing são peças desse veículo. Entre elas, podemos mencionar processos como:

  • Oferecimento de material relevante na web;
  • Uso de redes-sociais;
  • Uso do SEO em toda ação online;
  • Aprofundamento na comunicação.

Armazenamento de dados

Se o futuro cliente é o foco de uma empresa, isso significa que dados de visitantes e leads são muito importantes e precisam ser coletados a todo momento. 

Mais do que coletar essas informações, de forma precisa, estratégica e aprovada pelos usuários, os dados devem ser armazenados em um banco seguro, organizado e de fácil acesso.

É uma via de mão dupla porque se a persona ajuda na melhora das estratégias a partir do fornecimento de dados e hábitos, a empresa usará esses dados para fortalecer a estratégia de marketing e melhorar a experiência desses potenciais clientes.

Atendimento ao cliente

Hoje em dia, milhões de usuários acessam a internet constantemente, principalmente nos canais digitais e redes sociais.

Não importa qual o período, eles podem precisar da sua ajuda, tirar uma dúvida e cabe ao setor de comunicação da sua empresa estar online (ou mesmo disponibilizar ferramentas como bots) para atender esse público e resolver os problemas.

Essa é uma tarefa difícil, mas com organização, transparência de horários e uma troca de fácil acesso, o aprofundamento nos temas do cliente será realizado e a sua reputação só tende a aumentar com esse tipo de ação.

A transformação digital veio para ficar

Esses foram alguns dos impactos da transformação digital no mundo dos negócios e marketing. Porém, existem diversos outros aspectos em que a adaptação será necessária, afinal, a tecnologia está em constante evolução.

Exemplo disso é a aplicação da realidade aumentada e novos ambientes disponibilizados por meio do metaverso.

Deste modo, é preciso estar atento a essas tecnologias e identificar aquelas que podem ser aplicadas em sua marca para contribuir com o desenvolvimento. 

Mais ainda, lembre-se de preparar o seu time para trabalhar junto a essas tecnologias e veja novas oportunidades surgirem.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

Similar Posts