4 Jovens empreendedores de sucesso
O Brasil é um país de empreendedores de sucesso, uma vez que quase 40% da população economicamente ativa tem um negócio para chamar de seu. A informação pertence a pesquisa da consultoria McKinsey, feita em conjunto com o evento Brazil at Silicon Valley. Além disso, o levantamento apontou potencial de ascensão do empreendedorismo no cenário nacional.
Mas, vale salientar que a tendência para gerenciar o seu próprio trabalho também em alta entre a juventude. O Sebrae fez um pesquisa com 2130 pessoas das mais variadas faixas etárias a fim de traçar o perfil do jovem empreendedor brasileiro. A conclusão foi que a vontade de empreender ocorre desde muito cedo. Bacana, não é?
A prova disto é que um em cada três empresários já contava com alguma intenção neste aspecto antes de chegar a maioridade. Quando se leva em conta somente as pessoas com até 25 anos, 80% já tinha pensado em ter um negócio antes dos 18 anos.
Outro diferencial dos jovens foi a busca pela preparação antes de abrir as portas. Esse grupo foi o que mais participou de cursos e atividades de qualificação antes e depois de iniciar o seu empreendimento. Um terço dos entrevistados pelo Sebrae fez alguma capacitação.
Além disso, os jovens empreendedores de sucesso também se revelaram mais ousados e atentos às novidades de mercado. Para 16% dos donos de negócios com até 25 anos os programas, dispositivos e soluções tecnológicas desenvolvidos por suas iniciativas foram criados a cerca de um ano.
Portanto, a energia dos jovens tende a gerar excelentes resultados e até exemplos de inovação. Quer conhecer algumas histórias de jovens que saíram da zona de conforto e viraram empreendedores de sucesso nos mais diferentes segmentos? Conheça quatro trajetórias vencedoras a seguir!
Mike Krieger
Você pode não conhecer Mike Krieger, mas reconhece o seu trabalho. Afinal, quem nunca curtiu uma foto ou viu um stories no Instagram? Isso mesmo! Ele participou da criação e fundação do Instagram, ao lado de Kevin Systrom, em 2010. Natural de São Paulo, ele se mudou para Califórnia (EUA) para estudar em Standard, em 2004. Neste período, Mike acabou conhecendo o seu futuro sócio.
Ele trabalhou em companhias voltadas para a internet até ser convidado pelo colega de faculdade para um projeto. Originalmente, o plano era criar um aplicativo denominado Burbn, visando o compartilhamento de vídeos, fotos e localização. Por dificuldades, eles optaram por simplificar o projeto e desenvolveram o app Instagram.
O nome da rede social foi derivado da combinação de “instant’ e ‘telegram’. Cerca de 24 meses depois, a companhia foi adquirida pelo criador do Facebook, Mark Zuckerberg, por mais de 1 bilhão de dólares.
Felipe Tito
Nacionalmente, o paulistano Felipe Titto é reconhecido pela participação em novelas, séries e programas. Todavia, ele também deve ser considerado um dos empreendedores de sucesso nos mais variados nichos.
Atualmente, ele administra uma empresa de agenciamento de carreiras de artistas, a Titanium; um centro esportivo, o Be The Be The Best, o estúdio de tatuagens Shibuya Tattoo; uma plataforma de classificados, o Épapum, um restaurante de comida saudável, o 3D Fit e uma linha de produtos para cabelo e barba com seu nome.
Em entrevista a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, ele revelou que tem ligação com todos os nichos e efetua a gestão empresarial pelas redes social, especialmente, o WhatsApp.
Além disso, Tito frisou na entrevista dois elementos que considera fundamentais para empreendedores de sucesso. Não ter receio de acreditar no seu projeto e priorizar a questão financeira. Para o ator, muita gente quebra por não saber fazer a gestão do negócio e sequer calcular custos e suas margens.
Tania Gomes
Entre os empreendedores de sucesso, o exemplo de Tânia Gomes merece registro pela sensibilidade em identificar uma possibilidade de negócio. Isso porque ela iniciou a sua história por estar cansada da necessidade de procurar demais para encontrar calçados com a sua numeração. Ou ainda pela falta de variedade ao encontrar algo adequado.
Pensando nisso, ela resolveu abrir mão da sua parte de uma empresa de marketing e investir em uma loja virtual somente com calçados com numeração baixada: 33 e 34. Tânia percebeu que essa escassez de opções para o seu dia a dia poderia ser uma excelente forma de empreender.
Afinal, somente no país aproximadamente 5 milhões de indivíduos calçam 33 ou 34, todavia, só 3% dos produtos de lojas de sapatos abrangem essa parcela da população. Como pontapé inicial, ela entrou em contato com 15 fabricantes nacionais a fim de trabalhar em parceria visando abastecer o seu estoque.
Hoje em dia, ela já possui representações em 11 estados e no Distrito Federal. Além disso, Tânia se tornou a vice-presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), especialista em investimentos, escalabilidade e mentoria, além de seguir a frente da 33e34 Shoes.
Konrad Dantas
O nome é até estranho para a maioria dos brasileiros, mas o apelido artístico está no topo das paradas em todas as rádios do país. Por isso, cabe muito bem em uma lista com jovens empreendedores de sucesso.
Afinal, ele é responsável pelo maior canal de Youtube do Brasil, o KondZilla com mais de 50 milhões de inscritos. O canal que atingiu o 1º lugar na América Latina e está entre os cinco maiores do planeta!
Inicialmente, o objetivo de Konrad era divulgar os clipes dos amigos do cenário do funk. Além disso, ele sequer tinha experiência com filmagem ou gestão de negócios. Gradativamente, o produtor se tornou referência no mercado musical brasileiro e diversificou sua atuação em 2019 com a produção da série Sintonia para Netflix sobre funk, religião e periferia. A primeira temporada do seriado foi elogiada pela crítica e público.
Konrad segue ampliando seus negócios e está criando conteúdo em vídeo documental para “Empreendedores da Quebrada”, iniciativa apoiada pela Nestlé visando retratar trajetórias de cinco empreendedores de sucesso oriundos de comunidades. Em entrevista recente, ele salientou que o segredo de sua escalada foi experimentar formatos até identificar o seu público-alvo e, a partir daí, criar uma operação dedicada a ele.