Metodologia Freinet – Como construir juntos um mundo novo?
A metodologia Freinet é outra abordagem pedagógica que traz respostas às necessidades das crianças modernas, colocando estas no centro das atividades escolares, diferentemente do que ocorria com os métodos tradicionais de ensino. A proposta é inovadora e muito simples de ser aplicada em diferentes contextos.
Trata-se de uma perspectiva efusiva, repleta de ferramentas e técnicas inovadoras, que motivam a autonomia, a criatividade e a livre iniciativa da criança, competências muito necessárias atualmente, seja no contexto social e individual, seja nos profissionais do futuro – veja mais sobre o assunto nesta matéria.
O que é a metodologia Freinet?
Construir juntos – esta é uma das principais propostas da metodologia criada por Celéstin Freinet (1896-1966), um pedagogo anarquista francês, que tem como proposta a integração da criança à sociedade, a partir de uma formação cidadã e participativa. Nesta proposta, a metodologia Freinet possui quatro segmentos essenciais:
- Cooperação: Meio para a construção social do conhecimento.
- Afetividade: Ligação entre as pessoas e objeto de conhecimento.
- Comunicação: Integração pelo conhecimento.
- Documentação: Registro da história construída diariamente.
Princípios invariáveis de Freinet
Uma das inovações do método Freinet é conceber que o adulto e a criança possuem a mesma natureza, e ter mais idade não significa ser superior, assim como a criança não é vista como um ser inacabado, visão muitas vezes comuns em métodos tradicionalistas de ensino.
Os métodos coercitivos da educação tradicional, que trazem medo e ansiedade, são fadados ao fracasso, uma vez que ninguém se desenvolve plenamente com imposições e passividade – nem crianças e nem adultos. Desta forma, a proposta da metodologia Freinet é promover a motivação, o gosto por aprender, o aprender como uma vontade genuína, através de escolhas pessoais. A comparação, a competição e o fracasso inibem o aprendizado e destroem o entusiasmo.
Para Freinet, o ensino maçante de demonstração, explicação e observação não são naturais, mas sim a experiência individual, o tateamento e a experiência viva, que tenham a ver com o contexto em que a criança esteja inserida. O trabalho individual e coletivo é amplamente cultivado em escolas que seguem esta abordagem, mas precisa ter um significado. O trabalho na escola é instigante e não competitivo, mas cooperativo, democrático e organizado pelos próprios alunos.
Esta abordagem é muito otimista, pois deposita em um método em que a criança não é anônima ou apartada do seu próprio processo de ensino e aprendizagem, mas participante de um grupo democrático, em que tem voz e vez e que ajuda a construir desde cedo. Também oferece soluções a vários problemas atuais de educação.
Vantagens da metodologia Freinet
A metodologia Freinet é considerada libertária, pois permite o diálogo entre os alunos e professores, bem como entre outros elementos da comunidade escolar, sendo que os alunos participam das decisões sobre as resoluções de problemas e se organizam para o trabalho. Possui instrumentos, técnicas e práticas construtivas e motivadoras da criatividade.
Entre as principais técnicas e recursos da metodologia Freinet estão:
Registro do dia – Fica registrado tudo o que foi ou está sendo elaborado pelo grupo – o quadro de lideranças, o calendário, as palestras de alunos e assembleias, organização da sala e planejamento da rotina.
Correspondência interescolar – Os alunos trocam correspondências e experiências com alunos de outras escolas.
Livre expressão – Pode ocorrer pelas artes plásticas, dança, escrita, teatro, música, moda, fotografia e qualquer outra modalidade artística.
Livro da vida – É um dos recursos mais importantes. Nele ficam registrados os acontecimentos importantes da turma.
Jornais – escolar, mural, falado – O jornal é um meio de comunicação entre os alunos e pode ser impresso, em mural ou falado (gravado em vídeo ou podcasts). Nota-se que a metodologia Freinet incentiva diferentes mídias no processo de ensino e aprendizagem. O jornal é feito 100% pelos alunos.
Planos de trabalho (semanais e mensais) – O trabalho é organizado e coletivo – todos participam na criação e execução do planos.
Aulas-passeio – São aulas em diferentes contextos fora do ambiente escolar. É outro recurso muito importante da metodologia Freinet. Ocorrem de forma exploratória, incentivando a experiência individual e coletiva. As aulas-passeios visam ainda o aproximação e o relacionamento entre alunos e o contato com a natureza.
Metodologia Freinet para o aprendizado tecnológico
A metodologia Freinet dá espaço para a experimentação, para a descoberta da criança e para a autonomia. São condições essenciais para aprender e criar recursos tecnológicos desde a mais tenra idade e também para a iniciativa empreendedora.
O aluno pode criar jogos, aplicativos, recursos tecnológicos úteis para si, para o seu grupo ou para o mundo, sendo o professor um mediador deste processo. O aprendizado por diferentes recursos e meios, inclusive digitais, pode ser estimulado, uma vez que o universo digital reflete necessidades reais no mundo moderno e da própria criança. “Criar juntos”, um dos princípios Freinet pode ser uma proposta de integração social através do fazer tecnológico.
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