pessoa estudando em casa

Estudar em casa: 7 dicas para melhorar sua organização

A flexibilidade de estudar em casa libera você das restrições que uma sala de aula física oferecer e permite que você gerencie o seu tempo de estudo em torno de outros tipos de compromissos familiares. Mas toda essa conveniência e flexibilidade muitas vezes deixam adolescentes e pais sem saber como se organizar corretamente para se ter bons resultados.

Uma vez que você pode não ter contato face a face com seu professor e outros alunos, você terá que se manter atualizado. Essas dicas organizacionais para estudar em casa o ajudarão a se manter atualizado sobre tudo e a equilibrar com sucesso sua vida e as aulas online.

Encontre um espaço tranquilo para estudar em casa

Para crianças com problemas dificuldades de aprendizado, ter muitos espaços de trabalho para estudar em casa em casa destrói a organização e a produtividade e aumenta a probabilidade de suprimentos e atribuições perdidos. 

Portanto, no início do ano letivo, os pais devem estabelecer um (e apenas um!) Espaço para os deveres de casa para seus filhos, seja a escrivaninha do quarto, a mesa da cozinha ou outra área tranquila. 

Os pais devem ajudar seus filhos a projetar um sistema de gerenciamento de materiais sem desordem para o espaço. Todos os materiais acadêmicos devem estar sempre em seus locais designados na área de trabalho – por exemplo, não é normal que canetas e borrachas fiquem espalhados pela mesa depois que o dever de casa é feito. Se os pais puderem aplicar estritamente um bom sistema organizacional para estudar em casa, o gerenciamento eficaz de materiais lentamente se tornará um hábito para seus filhos.

Imprima o programa e o horário das aulas

Acha que não precisa imprimir nada ao estudar em casa e ter aulas online? Pense de novo. A tecnologia às vezes falha. Os servidores caem. Quedas de energia acontecem. Por ter cópias impressas do que é preciso e quando, você nunca será pego desprevenido, mesmo se a aula não estiver disponível online ou você não puder acessá-la.

Lembre-se: as aulas online acontecem rapidamente. Imprimir algumas páginas para mantê-lo no caminho certo pode ser a chave do seu sucesso.

Para estudar em casa é preciso controlar distrações

Controlar distrações é mais sobre encontrar maneiras de manter sua mente “organizada” para que você possa se concentrar melhor na tarefa em mãos. Você está distraído com a Internet e tentando fazer o trabalho off-line? Tente usar um bloqueador de Internet cronometrado, por exemplo.

Você é uma pessoa que verifica obsessivamente as redes sociais no smartphone? Separe blocos de trabalho específicos durante o dia, desligue o celular e coloque-o em uma gaveta ou outro lugar onde você não vá pegá-lo automaticamente. 

Precisa bloquear o ruído ambiente (ou precisa de algum ruído branco para acalmar sua mente de macaco?) Conecte seus fones de ouvido e reproduza um pouco de música em foco. Embora os gostos musicais, é claro, variem de acordo com a pessoa, faixas de música clássica e ambiente projetadas para estudar em casa são geralmente uma ótima escolha.

banner o que os pais nao sabem sobre educacao tecnologica dos filhos

Estabeleça horários e rotinas consistentes

Cronogramas de lição de casa aleatórios e inconsistentes são difíceis para crianças com dificuldades de aprendizado – e muitas vezes podem levar à evasão, fadiga e distração

Ao estudar em casa definir um cronograma regular é uma das melhores maneiras de ajudar a fazer as coisas de forma consistente e eficiente. 

Pais devem estabelecer períodos regulares de dever de casa para seus filhos. Nos dias em que não tem dever de casa, a criança pode usar esse tempo para ler, escrever um diário ou outra atividade silenciosa.

Limpe a área de trabalho do seu computador

Uma área de trabalho bagunçada é como o chão de um quarto bagunçado. No início, você pode ser capaz de conviver com isso e saber onde as coisas estão, mas depois de um tempo, a confusão vai atrasá-lo e deixá-lo sem saber por onde começar.

Se sua área de trabalho já estiver uma bagunça, tudo bem; agora é um ótimo momento para limpá-la! Limpar a área de trabalho é uma ótima prática para fazer semanalmente, no final ou no início da semana. Mantenha a maioria dos documentos e outras mídias em seu Google Drive. Se houver um documento ou ícone na tela da sua área de trabalho, certifique-se de que tem uma função diária!

Depois de ver sua área de trabalho limpa, você também pode repensar o papel de parede da área de trabalho – é uma imagem que conduz para fazer as coisas, ou seja, acalmar e sem distrações? Experimente uma cor sólida, um padrão simples ou uma imagem do mundo natural que seja um ótimo pano de fundo, mas não seja o principal ponto focal de sua atenção.

Ao estudar em casa tenha uma rede de apoio

Como os alunos com desafios de funções executivas podem ter dificuldade em seguir até mesmo os melhores sistemas organizacionais, pais e professores devem fornecer “suporte substituto do lobo frontal” na forma de supervisão direta e individualizada. Antes do início de uma sessão de dever de casa, um pai pode ajudar supervisionando a recuperação da criança e a devolução dos materiais necessários aos locais designados. Na escola, você pode fornecer ao aluno não apenas um sistema organizacional, mas também a orientação e os lembretes de que ele precisa para fazer o sistema funcionar.

Trabalhe em uma tarefa de cada vez; não faça multitarefas

Ao estudar em casa a multitarefa parece uma boa ideia porque você pode fingir que está trabalhando duas vezes mais.

Todos nós ficamos entediados com as tarefas nas quais estamos trabalhando, então pular parece mais divertido. O problema é que isso não resulta nos melhores resultados.

Aqui está uma dica que você pode seguir: pegue um pedaço de papel e anote a tarefa em que você está trabalhando agora, por exemplo, trabalho de matemática, questões 1 a 5.

Coloque aquele pedaço de papel em sua mesa de estudo, para servir como um lembrete para você manter o foco na tarefa em mãos.

Sim, existe um nível de autodisciplina e de formação de novos hábitos que é necessário para estudar em casa, então lembre-se que as dicas acima são sugestões e não precisam necessariamente ser seguidas à risca! 

A primeira “regra” na organização na hora de estudar em casa é tentar abordagens diferentes para descobrir o que funciona melhor para você ou para seus filhos. Lembre-se, só porque algo não funciona na primeira, não quer dizer que você não consiga estudar sozinho(a), muito provavelmente você ainda não encontrou seu jeito de aprender.

Teste metodologias diferentes como: criar resumos ou mapas mentais, gravar suas explicações sobre a matéria e ouvir ao longo do dia, criar perguntas sobre o conteúdo e tentar respondê-las corretamente. Enfim, o segredo é você testar o que melhor funciona para você e se encaixa na sua rotina.

Similar Posts