imagem do logo de python

Curso de Python: 5 motivos para você fazer

O momento de escolher uma linguagem de programação para investir tempo e energia de aprendizado pode ser uma tarefa desafiadora. Entre as opções mais populares está uma das linguagens de programação mais utilizadas por grandes empresas: Python.

Se você tem interesse por ela, mas ainda tem dúvidas sobre aprendê-la, confira a seguir 5 bons motivos para se inscrever em um curso de Python agora mesmo:

1 – O curso de Python pode te ajudar a aprender de maneira rápida e dinâmica

A linguagem Python possui tipagem dinâmica e sintaxe simples, sem a necessidade do ponto e vírgula no fim da linha de código, por exemplo, possibilitando que se programe de maneira ágil, utilizando menos linhas de código.

Além disso, é uma linguagem multiplataforma, o que significa que é possível escrever programas utilizando mais de uma IDE ou editores, independente do sistema operacional do seu computador. 

Com esse dinamismo que a linguagem oferece, fazer um curso de Python pode ser uma maneira mais rápida e prática de absorver conceitos gerais de programação, sendo uma ótima opção para quem quer dar os primeiros passos na área aprendendo uma linguagem funcional que tem possibilidades de aplicação real, diferente de linguagens como Pascal e Scratch, que são boas opções para aprender a programar, mas possuem aplicação mais restrita à área educacional. 

2 – Python é uma linguagem de programação versátil

A linguagem Python pode ser utilizada para a criação de projetos com diversas finalidades, o que a torna uma boa ferramenta para quem quer transitar entre vários tipos de projetos e ter visibilidade no mercado.

Com ela, é possível programar para web, criar games, aplicações voltadas para a computação gráfica com o Blender, por exemplo, programar inteligências artificiais, com pacotes como o NumPy, Scipy e SimpleAI, e por aí vai. 

banner minicurso python

Duas áreas bastante populares são a de machine learning, que é uma ramificação da IA bastante utilizada por grandes empresas como a Google e a Netflix, para coletar dados de seus usuários e anunciar produtos ou opções de filmes personalizados, por exemplo. E a de big data, ambas as tecnologias são voltadas para análise de dados vem recebendo altíssimos investimentos e a Python é uma das principais linguagens utilizadas para seu desenvolvimento.

3 – Python é uma linguagem que está crescendo

Como mencionamos no último tópico, a big data é uma área que está cada vez mais em alta, e como Python está entre as principais linguagens utilizadas pelos seus especialistas, a adoção da linguagem tem aumentado nos últimos anos.

Lançada há 30 anos atrás (em 1991) por Guido Van Rossum, o tempo só agregou mais visibilidade à Python, que atualmente encontra-se em sua terceira versão e sua documentação está facilmente disponibilizada no site oficial da linguagem, o que facilita um aprofundamento nas funcionalidades da linguagem por qualquer programador, iniciante ou experiente.

Além disso, por ser uma linguagem de código aberto, possui licença para uso e distribuição gratuitas mesmo para uso comercial e uma ampla comunidade, o que a torna uma linguagem viva e atualizada, já que alguns membros podem sugerir melhorias e há sempre o incentivo à adoção da linguagem.

4 – Um curso de Python pode estimular seu lado criativo e empreendedor

Queira você aprender a programar em Python por hobby ou profissionalmente, de ambas as maneiras existem duas habilidades que podem ser muito bem trabalhadas dependendo do projeto que você escolher dedicar tempo durante o aprendizado, que são a criatividade e o empreendedorismo. 

Com a versatilidade da linguagem Python aliada à facilidade de programação, você poderá trabalhar seu lado criativo desenvolvendo projetos para diferentes áreas e com diversos temas, buscando solucionar problemas existentes ou criar programas completamente originais com aplicação comercial, como jogos. 

Além disso, existe ainda a possibilidade de vender suas soluções tecnológicas para empresas, por exemplo, já que Python é uma linguagem com aplicação na vida real, o que é uma boa oportunidade de desenvolver suas habilidades empreendedoras. 

5 – Um bom curso de Python pode destacar seu currículo

Por fim, quando se trata de programação, o aprendizado de uma nova linguagem pode se dar de diversas maneiras, seja através de uma graduação na área de desenvolvimento, do aprendizado autodidata ou de um curso imersivo em uma linguagem de programação específica, como um curso de Python, e esta última opção tem algumas vantagens muito importantes, caso você queira se destacar no mercado:

  • O foco na linguagem Python faz com que o aprendizado seja mais direto e imersivo.
  • Um curso bem estruturado com a proposta de criação de projetos te leva a pôr a mão na massa e de fato chegar a bons resultados de aprendizagem.
  • Como resultado dessa imersão, ao concluir o curso você terá muito mais facilidade para andar com seus próprios pés e continuar evoluindo cada vez mais na linguagem. 

E, além dessas três vantagens, se o curso oferecer um certificado, principalmente se for de uma instituição educacional reconhecida, você terá mais credibilidade em uma análise curricular, por exemplo. Aqui na I do Code, estimulamos o aprendizado da programação desde cedo, e é possível se matricular em nosso curso de introdução à programação com Python a partir dos 13 anos de idade.

E o melhor é que não há restrições de idade para se matricular em um curso de Python e aprender a programar com a linguagem, é possível desenvolver essa habilidade em qualquer momento da vida, sendo também uma ótima opção para quem quer realizar transição de carreira e trabalhar como programador.

Se você chegou até aqui e já está decidido a fazer um curso de Python, clique aqui e comece a aprender agora mesmo!

Similar Posts