Aulas de robótica: Como o little bits transforma crianças em cientistas

Padrão

Os robôs fazem parte do imaginário das crianças. Eles estão nos desenhos animados, séries e filmes de ficção científica e tecnologia. Porém, a cada dia que passa, a robótica deixa de ser algo exclusivo da imaginação e dos filmes para se tornar realidade. Nas áreas médicas, científicas e industriais os robôs já estão presentes e o futuro tende a ser cada vez mais tecnológico. Por isso a importância de aulas de robótica para as novas gerações e criar nossos próprios robôs!

Para isso é preciso criar uma ferramenta para aulas de robótica voltada para crianças e jovens, de maneira interessante e colorida.

É isso que o Little Bits conseguiu. Como veremos, trata-se de um kit de robótica, usado como ferramenta para o ensino de programação de robôs para os pequenos, que aguça sua curiosidade e inventividade no processo. Veja o que é o Little Bits e como funciona:

O que é o Little Bits?

Segundo Ayah Bdeir, a engenheira de computação canadense que o criou, o Little Bits funciona como uma espécie de Lego da eletrônica.

Realmente, a comparação é muito boa.  Assim como o famoso brinquedo de montar, o Little Bits consiste de uma série de blocos coloridos que, se organizados de maneira correta, formam não casas e edifícios, mas circuitos eletrônicos que podem se transformar de acordo com a criatividade das crianças.

O objetivo de Ayah é permitir que crianças e adultos sem grandes conhecimentos de engenharia possam aprender eletrônica e robótica e assim criar coisas novas que facilitem seu dia-a-dia.

Assim, é possível dar vida a pequenos robôs que se movimentam, desenham e desempenham outras tarefas simples.

Esse “produto final” depende da criatividade de cada criança. É como no Lego: você tem os blocos e algumas opções na caixa, com instruções. Mas o limite do brinquedo é a sua curiosidade: é possível montar muitas coisas diferentes.

Como ele funciona?

O nome dessa ferramenta de aprendizado — que vai muito além de um simples brinquedo — é um trocadilho que ajuda a compreender como ela funciona.

Em inglês, little bit significa “um pouco” ou “um pedaço” de alguma coisa. Além disso, a palavra bits, sozinha, pode querer dizer “pedaços” ou se referir à menor unidade de informação que pode ser transmitida dentro de um circuito elétrico, o dígito binário.

“Pequenos bits” ou “pequenos pedaços de bits” seriam boas traduções.

Seu funcionamento é muito simples: blocos azuis passam energia, blocos verdes são pinos de entrada dessa energia e os blocos rosa, de saída. Estes últimos podem transformar a energia que recebem em sons, luzes e outras coisas, tornando tudo bem divertido.

CircuitLR

Exemplo de little bits

Aulas de robótica com little bits

Ainda segundo Bdeir, quando o Lego veio ao mundo, ele mostrou para as crianças como os blocos de cimento são organizados para criarem coisas “muito maiores do que nós mesmos”. A criatividade das crianças podia se desenvolver, se elas fossem capazes de organizar esses pequenos blocos e transformá-los em construções.

Mas, quando o transístor — um pequeno componente do circuito elétrico — foi inventado, por ser pequeno e ficar escondido dentro dos aparelhos, as coisas ficaram mais abstratas e, por isso, nós deixamos de entender como a eletrônica funciona.

O propósito do Little Bits é que as crianças não só aprendam como esses circuitos trabalham, mas também sejam capazes de utilizar o que aprenderam para desenvolver seus próprios robôs com eles.

A ideia principal é que cresça o número de pessoas que são capazes de criar com a tecnologia, em vez de apenas utilizar passivamente o que é criado pelos especialistas. Ou seja, um conceito que se encaixa perfeitamente numa educação que crie sujeitos mais ativos e críticos, preparando-os para um futuro mais dinâmico.

Como esse conceito já é aplicado

Além de ser utilizado em várias escolas pelo mundo, o Little Bits é de código aberto, o que significa que qualquer pessoa que entenda de engenharia ou design de produto pode alterar o projeto inicial, ajustando-o para diferentes usos.

Assim, basta uma busca pela internet para encontrar ótimas ideias de aplicação desses bloquinhos na vida prática das pessoas: combinando-os com um serviço em nuvem da empresa, foram criados pequenos robôs que alimentam seus peixes com um comando a distância do smartphone, campainhas que enviam mensagens para o telefone do dono da casa quando chega uma visita — digamos, durante aquela volta no quarteirão que você resolveu dar — e muito mais.

O melhor é que as pessoas que inventam esses robozinhos não são necessariamente especialistas. Quem sabe você não vai ser o próximo a se beneficiar do ensino de robótica e criar, com o Little Bits, algo que simplifique sua vida?

Um dos principais usuários dessa novidade são as escolas de programação para crianças. Afinal, não há forma melhor de desvendar para os novatos como os computadores funcionam e ajuda-los a programador e desenvolver a criatividade, não é mesmo?

E por falar em criatividade, você sabe como aprender a programar pode desenvolver a criatividade das crianças?

Projetos com Little bits

Mas e na prática, o que pode ser construído com little bits nas aulas de robótica? Podemos dizer que a imaginação é o limite. Veja alguns exemplos a seguir:

Alimentar seu animal de estimação à distância:

Pra quem passa o dia fora de casa pode ser muito útil controlar a disponibilidade de alimento para o seu bichinho pelo celular. Com um kit de little bits conectado ao recipiente da ração, você comanda quando vai ser liberado comida por mensagem ou e-mail.

large_filled_img_2556

Ser avisado por mensagem quando alguém toca sua campainha:

Se você estiver esperando por uma encomenda dos correios ou esperando uma visita mas não pode ficar em casa, através do little bits você é avisado pelo celular quando alguém toca sua campainha.

large_filled_doorbell

Aula de sustentabilidade com materiais recicláveis:

Litlle bits e a reutilização de papéis e plásticos, veja no vídeo como isso pode estimular a criatividade das crianças:

Aprender as fases da lua 

Nas aulas de robótica é possível aprender muito de ciência. As crianças podem aprender como as fases da lua mudam, vendo objetos em 3D se movimentando, o que torna o aprendizado muito mais palpável.

Se você se interessou pela ideia, temos uma ótima notícia: a I Do Code trabalha com little bits e outros kits de robótica para levar esse conhecimento e a capacidade de criação e inovação. As aulas de robótica são voltadas para crianças de 07 até 17 anos. Temos aulas experimentais gratuitas, clique aqui para saber mais


Posts Relacionados

Deixe uma resposta