sea1ht83qp1hh9wi4r3w 1

Tecnologia: Conheça os 5 Filmes e séries para aprender sobre o assunto

Pense no filme de ficção científica Metropolis, de 1929. Desde os seus primeiros anos o cinema já demonstrou muito interesse por contar histórias sobre tecnologia, não é mesmo? E, nos últimos tempos, tivemos ótimos filmes e séries sobre o tema.

Preparamos esta listinha com os 5 filmes e séries para você aprender sobre tecnologia. Abra o Netflix e comece a adicionar! Vamos a eles:

1.2001: Uma Odisseia No Espaço (Stanley Kubrick – 1968)

BKA1J3 2001: A SPACE ODYSSEY (1968) GARY LOCKWOOD TTO 016FOH

Para quem já assistiu, a presença desse filme nesta lista é tão óbvia que achamos que ele devia ser o primeiro.  Lançado um ano antes do Homem pisar na Lua, esse clássico começa na pré-história e dá um salto de dezenas de milhares de anos para 2001, quando uma nave tripulada se dirige para os limites do nosso Sistema Solar.

É um filme contemplativo e cheio de imagens grandiosas — às vezes até angustiantes — e não é raro ser considerado o melhor filme da História do Cinema.

Recomendamos também a leitura do livro de mesmo nome de Arthur C. Clarke, que deu origem ao filme. Em ambos você vai aprender sobre viagem na velocidade da luz, teoria da relatividade, criogenia e vai conhecer o computador HAL 9000, talvez o personagem mais intrigante de um filme de ficção científica.

Misticismo, História, tecnologia e suspense num mesmo filme. Dá pra imaginar o que vem por aí?

2. Mr. Robot (Sam Esmail – 2015)

mr-robot-serie-estreia-trama-temporada-2

Se formos pensar bem, essa série pode ser considerada — ao menos no enredo — como uma história moderna de super-heróis. Elliot, um hacker que tem sérios problemas para se relacionar com outras pessoas, trabalha numa empresa especializada em segurança digital durante o dia e combate o crime usando suas habilidades de informática durante a noite.

O super-vilão da vez é o personagem que dá nome à série. Mr. Robot contrata Elliot para fazer parte da sua comunidade de hackers que planeja destruir uma megacorporação. Adivinhe: é justamente a empresa para a qual Elliot trabalha.

Mas quem é o verdadeiro vilão da história? Será mesmo Mr. Robot ou a empresa que ele pretende destruir?

Seja qual for o resultado dessa trama, uma coisa é certa: se você quer saber sobre espionagem digital, programação, softwares e tecnologia em geral, essa é a série pra você!

banner minicurso edicao de videos

3. Interestelar (Christopher Nolan – 2014)

Slide-interestelar

Para que você veja como a ciência e a tecnologia foram levadas a sério nesse filme, Jonathan Nolan, roteirista de Interestelar, fez um curso de física para escrevê-lo. E o filme ainda tem consultoria de um especialista em astrofísica.

Interestelar aborda muitos dos temas mais importantes para o desenvolvimento da tecnologia no final do século XX e início do XIX: teoria da relatividade, viagens espaciais, buracos-negros, softwares. E, de brinde, você ainda acompanha uma ficção científica pós-apocalíptica de primeira!

Dê um lugar de destaque pra esse filme na sua lista e garantimos que você não vai se arrepender!

4. Black Mirror (Charlie Brooker – 2011)

Black-Mirror-Ator-e-diretor-de-um-dos-novos-episódios-A-série-que-tem-tudo-a-ver-com-a-Netflix

Black Mirror não é o tipo da série de televisão que usa elementos tecnológicos para construir um enredo. Ela vai muito além: o assunto principal dos seus episódios é justamente a tecnologia.

O próprio título, que pode ser traduzido como “espelho negro” se refere a uma tela apagada de celular e já funciona como um questionamento dessa nossa obsessão por aparelhos tecnológicos e realidade virtual. A visão da tecnologia, aqui, não é das mais otimistas, como você já deve ter notado.

Para os que não têm muita paciência para acompanhar séries com suas longas histórias, uma boa notícia: os capítulos de Black Mirror não estão interligados e cada um tem uma existência própria. É como se fosse um livro de contos.

5. A Rede Social (David Fincher – 2010)

a-rede-social-01

Há muitas adaptações ruins para cinema de biografias de grandes personalidades da programação. Mas A Rede Social é uma exceção digna de nota.

A história de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, é contada por David Fincher, responsável por filmes como Clube da Luta e Seven – Os Sete Pecados Capitais.

Nessa adaptação você pode se surpreender com alguns detalhes sobre o Facebook: sabia que um dos criadores do algoritmo original foi o brasileiro Eduardo Saverin?

Claro que a nossa lista não é definitiva, não é mesmo? A intenção aqui foi apenas indicar 5 bons filmes e séries para aprender sobre tecnologia. Você sabe: na hora de fazer uma lista como essa, o gosto pessoal conta muito, não é?

Similar Posts