primeiro emprego

Primeiro emprego: 7 dicas para te deixar mais seguro na hora da entrevista

Está em busca de seu primeiro emprego? O processo de encontrar o primeiro emprego ocasiona insegurança na maior parte dos jovens, afinal, é uma etapa nova na vida.

É natural ter dúvidas, não saber como se portar e até mesmo transparecer essa insegurança na entrevista e isso pode te prejudicar.

Nós elencamos 7 dicas práticas para te deixar mais seguro na hora da sua entrevista para primeiro emprego. De modo que, possa ter uma performance melhor e conseguir se destacar entre os outros candidatos.

7 dicas para a entrevista de primeiro emprego

Seja essa a sua primeira entrevista ou mais uma em sua rotina na busca pelo primeiro emprego, é importante estar bem preparado!

Algumas dicas práticas são truques simples para que consiga se sair bem na entrevista e deixar o nervosismo de lado. Confira truques sobre o que fazer na busca por seu primeiro emprego.

1.      Pesquise a empresa

Após receber o convite para uma entrevista de emprego, é preciso procurar dados sobre a empresa. Se você quer conquistar seu primeiro emprego, deverá estar muito bem preparado para esse momento.

Leia sobre a história da empresa, os valores da instituição, o que eles apresentam como missão e reflita sobre isso.

Esses dados te ajudam a dar respostas que combinam com o que a empresa busca nos funcionários. Não existe problema algum em demonstrar que estudou a empresa antes de ir para a entrevista.

2.      Seja natural e não busque impressionar

Mesmo que tenha treinado em casa as suas respostas para a entrevista de primeiro emprego, procure agir naturalmente. É importante impressionar sendo natural.

Quando existe uma tentativa muito forte de se encaixar em algum padrão que imaginou ser o ideal para a empresa, isso pode transmitir artificialidade para o recrutador.

Lembre-se que, as pessoas responsáveis pelo recrutamento analisam tudo em pouco tempo de observação e qualificam cada um dos candidatos. Parecer naturalmente preparado é útil.

3.      Saiba sempre o que responder

Algumas perguntas são muito frequentes em entrevistas de emprego, por exemplo:

  • Quais são suas habilidades?
  • Quais são seus defeitos?
  • Me fale mais sobre você;
  • Por que deveríamos te contratar?
  • Trabalha bem em equipe?
banner kit habilidades do futuro

Sabendo que são perguntas comuns, ensaie respostas que sejam úteis para se destacar. Fale na frente do espelho com serenidade e segurança.

Essas respostas serão úteis para que esteja preparado para sua entrevista de primeiro emprego, evitando falar de maneira que possa comprometer sua oportunidade.

Questões de lógica costumam cair em entrevistas para o primeiro emprego, é interessante estudar a matéria para se sair bem na prova.

4.      Controle a ansiedade para conquistar seu primeiro emprego

É normal estar ansioso pela possibilidade de conquistar seu primeiro emprego. No entanto, é indispensável que você use todas as estratégias possíveis para controlar esse sentimento.

Técnicas de respiração, suco de maracujá, chá de cidreira são alguns aliados para controlar essa sensação de ansiedade de forma natural.

Uma vez que, é indispensável estar no controle da situação durante a entrevista para falar e se comportar da maneira correta.

5.      Mantenha a boa postura durante a entrevista

Além de caprichar na roupa e naquilo que vai falar, mantenha uma postura ereta e alinhada. Não sente de forma desleixada ou relaxada demais. A partir do momento que entrar na empresa para a entrevista, os avaliadores estarão analisando seu comportamento.

É importante se atentar para sua postura, forma de falar e forma de se vestir. Procure falar pausadamente, tendo certeza de que está sendo entendido.

A boa postura durante a entrevista de emprego é indispensável, por transmitir uma mensagem sobre você para o outro. Assim como ocorre com seu visual e forma de se comunicar.

6.      Tenha uma pergunta para fazer na sua entrevista de primeiro emprego

Quando se trata de entrevista de primeiro emprego, é comum não saber o que falar ou quando falar por falta de experiência.

Assim como, é comum que o entrevistador pergunte ao final da entrevista se ficou alguma dúvida. É interessante que você se expresse!

Perguntar sobre benefícios da vaga que não foram explicados, se existe oportunidade de construir carreira na empresa e outras questões pertinentes ajuda a demonstrar seu interesse. Portanto, sempre que houver uma dúvida pertinente, aproveite a oportunidade para esclarecer.

7.      Cuidado com seu linguajar

Se você é uma pessoa que fala muitas gírias, saiba que precisa usar o português culto em sua entrevista. Não use abreviações em documentos que esteja preenchendo.

Escreva e fale da melhor maneira possível, para mostrar suas habilidades e conhecimentos. Aproveite a entrevista para mostrar que está realmente capacitado para assumir o seu primeiro emprego na empresa.

Sempre lembre que o recrutador está procurando uma pessoa que possa integrar a equipe e agregar. Portanto, se comporte de forma profissional em todo o processo de entrevista.

Com a postura certa é possível conquistar o primeiro emprego

A busca por seu primeiro emprego irá terminar quando durante uma entrevista você conseguir comprovar que suas habilidades são preciosas para a empresa.

Em vista disso, é preciso estar bem preparado e entender realmente se o cargo que pretende ocupar possui o seu perfil de habilidades.

Uma vez que, a empresa está selecionando os melhores candidatos com o objetivo de conceder o primeiro emprego e treinar esse candidato para continuar na empresa por longos anos.

Quando o seu currículo é distribuído sem critérios, isso acaba fazendo com que seja chamado para muitas entrevistas que não possuem o seu perfil.

Ocasionando a ida frequente para entrevistas e comumente, acaba não passando pelas fases de seleção. Caso isso tenha virado rotina, saiba que o ideal é procurar um primeiro emprego que tenha o seu perfil.

Avalie quais são as suas habilidades e como elas podem te ajudar a conquistar um emprego. Enviando seu currículo para as vagas adequadas, é possível melhorar seus resultados nas entrevistas!

Além disso, saiba que um não pode ser uma oportunidade de encontrar uma vaga melhor. Portanto, não desanime e continue se preparando para todas as entrevistas que são agendadas, chegue cedo e use nossas dicas para se sair bem.

Similar Posts