Curso online x Curso presencial: qual o melhor?

Escolher um curso online ou presencial é uma questão de saber qual melhor se encaixa no perfil de seus filhos.

Fazer um curso, seja ele online ou presencial, é uma parte importante da vida moderna das pessoas. É uma forma de se manter atualizado, conhecer pessoas novas, trocar experiências e melhorar o currículo.

Em um mundo cada vez mais competitivo como o nosso, ter feito cursos de línguas e de tecnologia, por exemplo, acaba sendo mais uma obrigação do que um diferencial.

E quando o assunto é a educação dos filhos, isso traz algumas questões. Além de ter de adivinhar quais serão as habilidades mais requisitadas no futuro próximo, é preciso saber também a qual tipo de curso eles se adaptariam melhor: um curso online ou um curso presencial.

Embora cursos presenciais normalmente sejam os preferidos, toda pessoa é diferente, por isso é importante procurar saber qual que possivelmente será o melhor para seu filho, com base em suas facilidades e dificuldades. Por isso, neste artigo vamos falar um pouco sobre ambos para te ajudar a fazer essa escolha.

Curso online

Um curso online é um curso que se passa todo pela internet, aproveitando o desenvolvimento e amadurecimento das tecnologias de ensino e comunicação criadas nos últimos anos. Existem também os chamados cursos semipresenciais, que requerem a presença do aluno em certas ocasiões, como atividades práticas ou provas, mas são majoritariamente à distância.

As aulas são comumente dadas em alguma forma de videoconferência, seja ela uma sala do Zoom ou do Google Meet ou uma plataforma mais especializada como a BigBlueButton ou desenvolvida pela escola. Cada curso online tem uma estrutura diferente, assim a forma como essas tecnologias são utilizadas pode ser diferente também: algumas aulas podem usar apenas apresentações de slides, outras, lousas comuns ou digitais, ou até mesmo tablets, e pode haver um bom grau de interatividade entre professores e alunos, assim como entre os próprios alunos.

Essas aulas normalmente são acompanhadas por plataformas de distribuição de arquivos e de realização de testes e provas, como o Moodle e o Google Classroom. Elas servem como formas de passar listas de exercício, textos e outros materiais para os alunos, assim como para receber as resoluções, sem que todos esses materiais acabem se perdendo no meio dos e-mails.

Por se aproveitar bastante das novas tecnologias, cursos de programação se adaptaram muito bem ao ensino à distância, por exemplo. Não faz muito sentido escrever um programa em papel, por exemplo: para saber se um programa foi escrito corretamente, é preciso executá-lo no computador, portanto ter um computador para isso é crucial. Isso significa que cursos de programação presenciais precisam de um laboratório de informática e estrutura para compartilhamento de arquivos.

banner construct 3: imagem da plataforma

Em um curso online, cada um usa o próprio computador, tornando-o mais barato e acessível. E isso também se aplica a outros cursos que precisem de computadores: arte digital, edição de vídeos, pacote Office, desenvolvimento de jogos, entre outros.

A principal questão de um curso online, claro, é a distância: embora haja interação entre as pessoas através das telas, não é a mesma coisa que fazê-lo pessoalmente.

Porém, se o aluno já se mostra bem independente e disciplinado, e inclusive tem bastante interesse no assunto, o maior grau de independência dado pelo curso online pode ser exatamente o que ele precisa. Vários cursos online apresentam uma grade horária flexível ou ainda aulas totalmente gravadas, tornando-os muito mais fáceis de encaixar na grade horária da escola.

Curso presencial

Um curso presencial tem a vantagem de ser mais dinâmico e de permitir que os alunos “ponham a mão na massa”, isto é, possam ter atividades mais práticas, caso façam sentido para o curso. Por exemplo, cursos presenciais de robótica costumam dar aos alunos a oportunidade de montar seus próprios robôs com o auxílio de pessoas experientes no assunto.

A dinâmica social de um curso presencial é algo que pouco discutido, mas que é muito importante. É muito mais fácil fazer amizade com outros alunos e com os professores quando eles podem conversar casualmente fora do ambiente de aula, como no pátio ou nos corredores. Isso torna as aulas um ambiente mais confortável e descontraído: formam relações de confiança.

Cursos presenciais valorizam o estudo guiado: várias atividades são feitas para serem realizadas em sala de aula, individualmente ou em grupo, com acompanhamento do professor, permitindo que dúvidas sejam esclarecidas já naquele momento, além também de utilizar as novas tecnologias de ensino para os deveres de casa, como o Moodle e o Google Classroom.

Cursos de língua estrangeira são um tipo de curso que em geral ainda são melhores como curso presencial do que como curso online. Embora aplicativos gratuitos de ensino de língua como o Duolingo tenham contribuído muito para a difusão do conhecimento de línguas, para obter fluência é muito importante praticar a criação de frases e a conversação com outras pessoas. Um curso presencial consegue fazer isso com mais facilidade, tendo acompanhamento direto do professor, o que melhora muito a pronúncia dos alunos.

Para cursos de robótica e eletrônica isso também é muito importante. Embora programação e lógica de circuitos possam facilmente ser ensinadas através de um curso online, realmente montar um robô e fazer a conexão dos circuitos não só é algo que precisa ser feito na prática (para adquirir experiência) como também precisa de supervisão, por envolver eletricidade.

Se você percebe que seu filho é uma pessoa mais social (gosta de conversar, fazer amizades e fazer coisas junto com outras pessoas), um curso presencial é a melhor opção. É mais fácil de fazer amigos e se enturmar em um ambiente presencial, e as relações que ele formar durante o curso podem ajudá-lo a se manter motivado e a continuar nele, além de melhorar seu aprendizado.

Se você quiser saber mais sobre como ensinar tecnologias por um curso online, conheça os cursos da I Do Code! Temos uma seleção de cursos com temas muito importantes para o futuro profissional de seus filhos, incluindo programação, desenvolvimento web e uso de planilhas, feitos especialmente para ensino à distância e com direito a certificado. Confira!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: