6 trilhas sonoras de jogos que vão aumentar a sua produtividade

Mulher com fone de ouvido
Padrão

Se você já jogou um videogame, seja ele no computador ou em um console, sabe que esses jogos sempre vêm acompanhados de uma trilha sonora épica e instrumental. Aí vem a pergunta: por que essas músicas? Venha com a gente descobrir!

Estudos mostram que sons ambientes aumentam a produtividade e quanto mais constante e simples for a melodia da música, melhor o resultado. Apesar de músicas clássicas funcionarem bem como agente estimulante, as músicas presentes em videogames são ainda melhores: as trilhas sonoras de videogames são desenvolvidas especificamente para aumentar a concentração e desempenho do jogador, estimulando-o a continuar jogando e impedindo que fique cansado.

Músicas de jogos são compostas de maneira a evitar  melodias barulhentas, complexas, muitas variações de ritmo e letras de canções e, ao mesmo tempo, possuem um quê de estimulante. Isso é feito para evitar que o jogador se distraia com a música e deixe de focar no que realmente importa: o jogo.

Da mesma forma, podemos usar essas trilhas sonoras para nos concentrarmos melhor nos estudos, no trabalho ou em atividades físicas. Aqui estão 6 músicas de jogos para você se concentrar:

The Last of Us (2013)

Se você gosta de músicas mais leves, essa é a soundtrack para você. Composta pelo argentino Gustavo Santaolalla, a trilha sonora tem faixas mais lentas e suaves, mas que possuem trocas de ritmo que impedem que o ouvinte caia numa rotina, sempre surpreendendo-o e mantendo-o desperto.

God of War (2018)

A soundtrack ideal para quem curte músicas com notas mais fortes e um toque épico. Composta por Bear McCreary, a trilha sonora tem notas graves e faixas rápidas e emocionantes, com vozes de fundo, condizentes com o tema do jogo.

Darksiders 2 (2012)

Composta por Jesper Kyd, a trilha sonora mistura notas agudas e com um caráter celta com notas graves e estimulantes, mas ao mesmo tempo, muito leves ao ouvido. É uma trilha sonora estimulante e com ritmo upbeat, que te mantém alerta e com vontade de continuar produzindo.

Uncharted – Drake’s Fortune (2007)

Composta por Greg Edmonson, esta trilha sonora tem uma pegada aventureira, com ritmos contagiantes e velozes, que fazem desta trilha o ideal para quando você quer ficar alerta e produzir com velocidade.

Assassin’s Creed Revelations (2011)

Composta por Jesper Kyd e Lorne Balfe, essa soundtrack combina o ar épico de God of War com as notas leves de The Last Of Us, estimulando sua concentração e produtividade por meio das poucas variações de ritmo, que cria uma sensação de constância no ritmo, impedindo que sua produtividade caia.

Dante’s Inferno (2010)

Composta por Gary Schyman e Paul Gorman, a soundtrack segue a mesma linha de God of War: possui mudanças de ritmo de maneira harmônica que te estimulam a produzir na mesma velocidade da música. A trilha sonora vem carregada de tons épicos que irão te manter acordado e alerta durante a produção da sua atividade.

 

As trilhas sonoras aqui citadas têm duração de, aproximadamente, uma hora cada. Pode parecer pouco caso o tempo de trabalho seja extenso, mas não se engane! As músicas são cativantes e neutras, de forma que é possível ouvi-las repetidamente sem enjoar!


Posts Relacionados

Deixe uma resposta