Planilhas Google: por onde começar a aprender?

Planilhas google

Se você é um usuário iniciante das Planilhas Google, ou mesmo um usuário confiante, competente e de nível intermediário, sempre há dúvidas a respeito de planilhas, sejam de qualquer sistema ou aplicativo.

E a ferramenta de Planilhas Google é extremamente poderosa. Para tudo, desde marketing digital a modelagem financeira, de gerenciamento de projetos a análise estatística, além de ser realmente útil em tarefas educacionais.

A realidade é que praticamente qualquer atividade que envolva o registro e a análise de dados pode ser realizada por meio desta ferramenta, além de várias outras atividades. Falaremos mais um pouco sobre elas adiante.

E se você ainda não está totalmente ambientalizado com essas ferramentas, poderá passar um bom sufoco. É por isso que aprender a utilizá-las é crucial em nossa sociedade altamente tecnológica e automatizada.

Lembre sempre que a tecnologia não é um bicho-papão, mas sim algo que veio para melhorar as nossas vidas!

O uso das Planilhas Google no dia a dia

Como dissemos, as planilhas Google tem inúmeras utilidades. Por exemplo, se você é um profissional da área educacional, pode usar estilos de tabelas, formas, gráficos, ferramentas de dados e fórmulas para ensinar os alunos nas salas de aula. 

Já os alunos podem aprender e resolver problemas e estatísticas básicas e lógico-matemáticas.


Você também pode utilizar as planilhas para organizações financeiras, como para as várias operações comerciais. Tais como estabelecimento de metas, processo orçamentário e planejamento, gerenciamento de contas, cálculo de receitas, entre outros.

Há, também, a utilização das planilhas para metas e planejamento das tarefas que todos fazemos diariamente. O estabelecimento de metas e o planejamento são muito importantes para todos, desde estudantes a empresários. 

Porém, a definição e o planejamento de metas exigem papel, tempo e muito cálculo, mas se você usa uma planilha, tudo fica mais prático e ecológico, já que você evita a utilização do papel.

Existem várias outras funções que deixarão sua vida ainda mais prática.

O que é uma Planilha Google e qual a diferença dela para o Excel?

Uma planilha Google é um aplicativo de planilha gratuito baseado em nuvem. 

Ou seja, você abre na janela do navegador como uma página da web comum, mas você tem toda a funcionalidade de um aplicativo de planilha completo para realizar análises poderosas dos dados. 

É realmente o melhor dos dois mundos.

É claro que você pode me dizer que para isso você já usa o Excel, software da Microsoft, já conhecido no mercado há anos e que é tão poderoso e versátil que é até difícil compará-lo com outras ferramentas, visto que ele é a fonte inspiradora para as novas ferramentas existentes.

Contudo, essas duas ferramentas não são idênticas, embora sejam muito semelhantes. Elas possuem funções e ferramentas para trabalhar com dados, mas uma das principais diferenças entre elas é que a ferramenta do Google é baseada em nuvem e, por isso, pode ser compartilhada e acessada em diferentes locais, basta apenas que se tenha acesso a internet.

Já o Excel é uma ferramenta de software local de computador.

Esse fator de permitir colaboração online também é um dos diferenciais positivos, visto que outras pessoas autorizadas poderão fazer alterações em tempo real. Isso também ajuda a integrar a planilha a outras ferramentas online, como serviços do Google e outros sites.

Planilhas Google: A prática leva à perfeição

Como qualquer outra ferramenta que queiramos aprender, só com estudo e prática conseguiremos alcançar o nível de conhecimento desejado.

Nem sempre tutorias da internet conseguem sanar todas as nossas dúvidas ou ensinar tudo o que precisamos saber.

Por isso, nós da I Do Code, temos cursos com um aprendizado fácil e necessário para a utilização das principais ferramentas. Aqui, a tecnologia é nosso sobrenome.

Como começar a utilizar as Planilhas Google?

1º Passo

Você precisará fazer login com sua conta do Google para ter acesso à ferramenta. Se você ainda não tem uma, já está na hora de criar.

Para fazer login e acessar a ferramenta, acesse ao seguinte link:

2º Passo:

Você precisará abrir um documento novo, para começar a praticar em sua planilha.

3º Passo

Pronto, você já pode começar a praticar.

É claro, o ideal é você começar com um modelo de estudo e com um tutorial, pois assim você entenderá o universo de funções disponíveis para se trabalhar.

E quando desanimar no estudo, relembre quanto você vai ganhar em tempo e trabalho usando todo potencial da ferramenta. Estudar motivado e vendo os ganhos desse investimento, é sucesso na certa!

Procure fazer um roteiro de estudos, comece do mais fácil e vá subindo o nível gradativamente. Planilhas devem ser aprendidas na teoria, mas, principalmente, na prática.

Quanto mais você praticar, mas saberá! Por isso, é importante ter foco, estar num ambiente sem distrações, e buscar seu melhor meio de aprender.

A Tecnologia está aí para facilitar a nossa vida, basta querermos aprender e tirarmos o melhor proveito delas!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: