Futuro profissional: 3 habilidades essenciais para seu sucesso
Você já parou para pensar no seu futuro profissional e no que as empresas esperam dos candidatos? Pois é, a McKinsey & Company – uma empresa americana de consultoria em gerenciamento mundial que realiza análises para avaliar gestão nos setores público e privado – realizou um relatório sobre quais habilidades essenciais para os profissionais do futuro.
A empresa apresentou o relatório na Vivatechnology Tech Conference, em Paris. Segundo ela, existem três grupos de habilidades essenciais que os trabalhadores precisam aperfeiçoar à medida de que as indústrias evoluem tecnologicamente para que não fiquem em desvantagem.
“É preciso haver uma atualização urgente para as habilidades do futuro profissional, já que o conjunto de habilidades que as pessoas precisam para prosperar no local de trabalho está ficando mais sofisticado. As guerras de talentos já começaram, mas só tendem a acentuar com o tempo. ” disse Jacques Bughin, sócio sênior da McKinsey, co-autor do relatório.
Intitulado Mudanças de habilidades: Automação e o futuro da força de trabalho, o estudo da McKinsey analisou, categorizou e colocou as habilidades em cinco grupos:
- Habilidades físicas e manuais
- Habilidades cognitivas básicas
- Habilidades cognitivas mais elevadas
- Habilidades sociais e emocionais
- Habilidades tecnológicas
A empresa prevê que a Inteligência Artificial e a automação substituirão postos de trabalho físicos como linhas de montagem, ou como aqueles cargos de habilidades cognitivas básicas, já que 40% dos trabalhos atuais podem ser automatizados.
O que esperar do futuro profissional
Porém, enquanto alguns trabalhos podem ser perdidos, novos serão criados e eles estarão em outros três grupos de habilidades essenciais para o futuro profissional:
Cognitivas mais elevadas – alfabetização e redação avançadas, habilidades quantitativas e estatísticas, pensamento crítico e processamento complexo de informações. Essas habilidades são aproveitadas por médicos, contadores, analistas de pesquisa, escritores e editores.
Sociais e emocionais – habilidades avançadas de comunicação e negociação, empatia, aprendizado contínuo, capacidade de gerenciar os outros e adaptabilidade. Empregos como desenvolvimento de negócios, programação, resposta a emergências e aconselhamento usam esse tipo de habilidade.
Tecnológicas – habilidades básicas e avançadas de TI, análise de dados, engenharia e pesquisa. Essas se encontrarão nos empregos mais lucrativos, como desenvolvedor de software, engenheiro, especialista em robótica e pesquisador científico.
Mas e você, está em algum grupo das habilidades do futuro ou terá que adaptar suas habilidades nos próximos anos?