Ensino Remoto: desafios e soluções para adaptação da aprendizagem
Sem dúvida, a pandemia trouxe uma série de desafios para a sociedade como um todo. A necessidade do distanciamento social acarretou uma realidade totalmente nova para pais e filhos: o ensino remoto.
As escolas fecharam e as aulas passaram a ser todas feitas de casa através da internet. Com isso pais e filhos tiveram de encarar os desafios dessa forma de ensino e se adaptar em tempo real para não ficarem com a aprendizagem defasada.
Nesse artigo iremos discutir mais sobre esses desafios e propor soluções para adaptar melhor as crianças para esse novo tipo de aprendizado.
Principais desafios do Ensino Remoto
Talvez provavelmente, todos nós que hoje somos pais e mães não tivemos contato com a tecnologia quando estávamos na escola. Alguns de nós sequer tiveram as chamadas aulas de informática. Entretanto, tivemos que nos adaptar totalmente e em um tempo relativamente curto para o ensino online, tornando-nos uma parte ainda mais ativa no processo de aprendizagem dos nossos filhos.
De acordo com a UNESCO, até março deste ano, 165 países já haviam interrompido as aulas presenciais, afetando a rotina 1,5 bilhão de alunos em todo o mundo. E é claro que isso trouxe uma série de desafios. Você verá alguns deles a seguir e se você já passou por alguns deles não se preocupe, pois muitos outros pais também enfrentaram a mesma situação.
Falta da estrutura adequada em casa
Com toda certeza esse foi um dos maiores desafios enfrentados por muito pais quando o ensino remoto passou a ser utilizado. Querendo ou não, esse tipo de ensino demanda um tipo de estrutura em casa, seja um notebook ou computador com câmera, boa internet e até mesmo um espaço adequado para a criança acompanhar as aulas.
No entanto, às vezes a família tem apenas um computador para uso de todos e como os pais também estão trabalhando remotamente acaba havendo problemas para a criança assistir as aulas.
Pouco domínio tecnológico e pedagógico
Outro desafio encontrado pelos pais com o ensino remoto diz respeito a falta de domínio das tecnologias usadas pelas escolas. Muitos de nós pais talvez não conheçamos bem algumas das plataformas usadas pelos filhos para assistir as aulas. Com isso, fica mais difícil de auxiliá-los caso eles tenham alguma tipo de dificuldade.
Além disso, a grande maioria dos pais também carece de conhecimentos pedagógicos para auxiliar os filhos em paralelo às aulas. Principalmente no ensino infantil e nos primeiro anos do ensino fundamental as crianças necessitam de um suporte maior por parte dos professores e agora em casa essa tarefa acabou recaindo sobre os pais. Contudo, nem sempre temos as habilidade necessárias para ensiná-los e o processo pode acabar demorando um pouco mais.
Maior dificuldade para prender a atenção da criança
Por excelência, a escola é o lugar onde se dá o ensino e por mais que haja momentos de descontração, as crianças já são condicionadas a compreender que ali é o lugar para se estar sentado estudando.
Com o ensino remoto e as aulas passando a ser dentro de casa, muitos pais relatam ter dificuldades com a concentração dos filhos. Isso se deve ao fato de em casa a criança saber que tem seus brinquedos, televisão, celular, tablet, entre outros. Consequentemente a atenção acaba sendo desviada mais rápido.
Soluções de adaptação ao ensino remoto
Agora que você já conhece alguns dos principais desafios do ensino remoto e muito provavelmente se identificou com algum, vamos conhecer algumas soluções bem legais para seu filho se adaptar mais facilmente a esse novo tipo de ensino.
Crie uma rotina para seu filho
Do mesmo jeito que na escola havia hora certa para cada aula e atividade, é importante criar uma rotina para os pequenos em casa para as aulas on-line. A criança precisa entender que aquele período de tempo será dedicado aos estudos e que depois ela poderá brincar, assistir Tv, jogar e tudo mais.
Para que ele(a) tenha uma sensação mais forte de estar na escola, faça com que vista o uniforme. Assim a mente deles ativa a memória da escola e eles passam a prestar mais atenção nas tarefas.
Organize um ambiente de estudos para seus filhos
Outra solução bem legal para ajudar nesse processo de adaptação é organizar um cantinho dos estudos. Esse será o lugar em que a criança vai entender que ali é o lugar de estudar e nada mais.
Se possível, deixe esse cantinho dos estudos em um lugar mais calmo da casa, mas que tenha luz natural e circulação de ar. Dessa forma a criança vai conseguir focar no que realmente importa e não nas distrações. Compre também um fone de ouvido com abafador de ruídos para que a criança não se disperse com mais facilidade.
Converse bastante com seu filho(a) e procure ajudar no que for possível
Sempre ao final da aula, procure conversar com seus filhos e descobrir qual a matéria foi dada. Sabemos que a comunicação é chave do sucesso para uma boa relação entre pais e filhos e nesse momento de ensino remoto ela se faz ainda mais importante.
Se seu filho(a) for do ensino infantil, dê uma olhada no material e veja como é possível trabalhar com o conteúdo aprendido ao longo do dia. Se você tiver dificuldades, converse com a professora ou professor da criança e peça dicas e sugestões. Com toda certeza os professores compreendem que esse é um momento totalmente atípico e tentarão lhe ajudar com sugestões e dicas para auxiliar o processo de aprendizagem da criança.
Pronto(a) para desmistificar o ensino remoto?
Sem dúvida a pandemia veio para mudar bastante a rotina de todas as famílias e o ensino remoto pegou a todos de surpresa. Embora os desafios sejam grandes, eles não são impossíveis de serem superados. Com as dicas que demos aqui você pode ajudar seu filho(a) a ultrapassar essas barreiras e passar a ter um processo de aprendizagem dentro da normalidade.
Se você gostou desse artigo, saiba que temos muitos outros bem interessantes no blog para você ler. Não deixe de conferir!