5 tecnologias para auxiliar na educação

Padrão

A tecnologia traz inúmeros benefícios para a educação, tanto para alunos quanto para professores, por isso hoje decidimos trazer uma lista com 5 tecnologia que podem auxiliar o trabalho de professores, tornando as aulas mais interativas e eficientes!

Salas virtuais (Moodle, Google Classroom)

O uso de salas virtuais permite ao educador acompanhar os alunos mesmo quando não estão em sala de aula, podendo adicionar atividades, videoaulas e materiais de leitura, além da possibilidade de criar um fórum para se comunicar mais facilmente com seus alunos e vice-versa.

Exemplo de Moodle da I Do Code

Laboratórios online

Existem diversos sites com inúmeras simulações de experimentos que inclusive podem ser alterados com um simples clique de mouse, quando tentamos ensinar algo que pode parecer mais abstrato para os alunos, deixá-los testar e ver o resultado ajuda e muito na compreensão. Com laboratórios online não temos os limitadores que podem existir para realizar um experimento fisicamente com os alunos.

Print da plataforma de laboratórios online para educação - PhET Colorado

Internet

Sim, parece óbvio, mas a maioria dos educadores não compreende ou não utiliza todo o potencial que a internet tem para auxiliar na educação. Além de ser uma fonte de informações e conhecimento onde só é necessário filtrar o que chega até você, a internet conecta lugares e pessoas diferentes em todo o mundo, vai ensinar sobre algo comum na África? Por que não tentar um contato com algum professor de lá e deixar as turmas se conhecerem e trocarem experiências sobre sua terra natal? Ou por que fazer cálculos usando dados fictícios? Por que não procurar dados reais, desde dados demográficos sobre pessoas em certa cidade, até peso de diferentes minérios, podem dar um propósito a todos aqueles números ou informações no quadro.

Cursos online

“Mas já falamos sobre salas virtuais” é o que você está pensando agora né? A tecnologia não ajuda só em fazer o aluno aprender de maneira mais fácil e mais divertida. Também podemos usar a tecnologia na capacitação de nós educadores, por isso recomendamos que todos os professores busquem cursos online até mesmo sem a necessidade de receber certificados. Muitos cursos têm curta duração e podem ensinar muito sobre temas específicos, ou novas técnicas que podem ser utilizadas com seus alunos. Muita coisa pode ser aprendida online, e como educadores, é sempre importante estarmos antenados às novidades na educação, pois se não estivermos, nossos alunos estarão e a nossa aula ficará ultrapassada rapidamente.

Jogos para educação

Jogos são uma excelente maneira de inserir o conteúdo passado em aula para a realidade do aluno, mas como? Com o avanço da tecnologia, jogos se tornaram cada vez mais populares, principalmente entre os jovens, atualmente é raro algum que não tenha jogado algum tipo de jogo, mas podemos utilizá-los para ensinar? Sim, não diretamente o jogo que eles estão usando, mas, convenhamos, muitas vezes para os jovens é mais interessante investir em subir de nível, ou passar de fase, do que aprender sobre a história de algum país que ele nem sabe direito onde fica. Com o auxílio de jogos podemos despertar esse interesse e essa fome por conhecimento neles de uma maneira muito mais simples, existem diversas maneiras de se utilizar jogos para lecionar, podemos usá-los como temática da aula, ou utilizar algum jogo educacional, ou até mesmo, transformar a aula e o aprendizado em um jogo (também conhecido como gameficação ou ludificação).

Capa do jogo para educação "As Viagens de Marco Polo"

A tecnologia faz cada vez mais parte do nosso dia a dia, e assim como ela avança e muda rapidamente, os alunos fazem o mesmo. Como educadores é muito importante estarmos sempre em busca de algo novo, para que assim possamos garantir que os alunos aprendam e gostem de aprender. Nós temos a responsabilidade de auxiliá-los nessa jornada, então por que não deixa-lá um pouco mais divertida?


Posts Relacionados

Deixe uma resposta