Mulher com fone de ouvido

6 trilhas sonoras de jogos que vão aumentar a sua produtividade

Se você já jogou um videogame, seja ele no computador ou em um console, sabe que esses jogos sempre vêm acompanhados de uma trilha sonora épica e instrumental. Aí vem a pergunta: por que essas músicas? Venha com a gente descobrir!

Estudos mostram que sons ambientes aumentam a produtividade e quanto mais constante e simples for a melodia da música, melhor o resultado. Apesar de músicas clássicas funcionarem bem como agente estimulante, as músicas presentes em videogames são ainda melhores: as trilhas sonoras de videogames são desenvolvidas especificamente para aumentar a concentração e desempenho do jogador, estimulando-o a continuar jogando e impedindo que fique cansado.

banner curso box 2 em 1

Músicas de jogos são compostas de maneira a evitar  melodias barulhentas, complexas, muitas variações de ritmo e letras de canções e, ao mesmo tempo, possuem um quê de estimulante. Isso é feito para evitar que o jogador se distraia com a música e deixe de focar no que realmente importa: o jogo.

Da mesma forma, podemos usar essas trilhas sonoras para nos concentrarmos melhor nos estudos, no trabalho ou em atividades físicas. Aqui estão 6 músicas de jogos para você se concentrar:

The Last of Us (2013)

Se você gosta de músicas mais leves, essa é a soundtrack para você. Composta pelo argentino Gustavo Santaolalla, a trilha sonora tem faixas mais lentas e suaves, mas que possuem trocas de ritmo que impedem que o ouvinte caia numa rotina, sempre surpreendendo-o e mantendo-o desperto.

God of War (2018)

A soundtrack ideal para quem curte músicas com notas mais fortes e um toque épico. Composta por Bear McCreary, a trilha sonora tem notas graves e faixas rápidas e emocionantes, com vozes de fundo, condizentes com o tema do jogo.

Darksiders 2 (2012)

Composta por Jesper Kyd, a trilha sonora mistura notas agudas e com um caráter celta com notas graves e estimulantes, mas ao mesmo tempo, muito leves ao ouvido. É uma trilha sonora estimulante e com ritmo upbeat, que te mantém alerta e com vontade de continuar produzindo.

Uncharted – Drake’s Fortune (2007)

Composta por Greg Edmonson, esta trilha sonora tem uma pegada aventureira, com ritmos contagiantes e velozes, que fazem desta trilha o ideal para quando você quer ficar alerta e produzir com velocidade.

Assassin’s Creed Revelations (2011)

Composta por Jesper Kyd e Lorne Balfe, essa soundtrack combina o ar épico de God of War com as notas leves de The Last Of Us, estimulando sua concentração e produtividade por meio das poucas variações de ritmo, que cria uma sensação de constância no ritmo, impedindo que sua produtividade caia.

Dante’s Inferno (2010)

Composta por Gary Schyman e Paul Gorman, a soundtrack segue a mesma linha de God of War: possui mudanças de ritmo de maneira harmônica que te estimulam a produzir na mesma velocidade da música. A trilha sonora vem carregada de tons épicos que irão te manter acordado e alerta durante a produção da sua atividade.

As trilhas sonoras aqui citadas têm duração de, aproximadamente, uma hora cada. Pode parecer pouco caso o tempo de trabalho seja extenso, mas não se engane! As músicas são cativantes e neutras, de forma que é possível ouvi-las repetidamente sem enjoar!

Similar Posts