Tendências tecnológicas 2020 capa

Tendências tecnológicas para 2020

O ano novo está chegando e, com ele, várias tendências tecnológicas. Tendências que vem sendo discutidas e anunciadas há algum tempo (e algumas até já sendo implementadas), mas que vão atingir seu auge nos próximos anos e mudar completamente nossa vida e a forma como fazemos nossas tarefas diárias, além de como nos divertimos.

Está ansioso para o próximo ano? Seguem aqui as principais tendências tecnológicas para 2020 para você poder preparar a sua carteira.

Smart Homes

Embora tenha saído um pouco dos noticiários, a Internet das Coisas ainda existe e continua a se desenvolver e reinventar. Como ainda é uma tecnologia nova, ela tende a exigir investimentos altos e não apresenta muitos produtos adaptados a ela. Porém, ela já anda sendo adotada por grandes empresas, como a Boeing e a Caterpillar, para auxiliar em processos de produção e torná-los mais eficientes.

Porém, a tendência é que cada vez mais a Internet das Coisas seja levada às casas das pessoas. O objetivo é criar as smart homes, isto é, casas inteligentes.

Nas smart homes, várias coisas como lâmpadas, celulares, relógios, cafeteiras e até microondas e geladeiras estarão conectados via Wi-Fi e em constante comunicação entre si. Com isso, elas poderão aprender os seus hábitos e se preparar para eles sem que você precise fazer qualquer coisa!

Já existem alguns produtos sendo projetados para isso, como cafeteiras inteligentes e termostatos inteligentes. Porém, eles possuem um preço elevado aqui no Brasil e precisam de uma infraestrutura de Wi-Fi mais complexa, para que seja mais rápida e segura. Porém, com o rápido avanço da tecnologia, isso deixará de ser um problema em pouco tempo.

Realidade Virtual

Desde a explosão do Oculus Rift lá em 2012, os investimentos na área de realidade virtual estão constantemente aumentando. De 2012 até o fim de 2019, empresas de sucesso e grande renome passaram a investir na tecnologia e entrar nesse mercado, como a Microsoft (com o Microsoft HoloLens), o Facebook (que comprou a Oculus, empresa que criou o Oculus Rift) e até a Valve, empresa que gerencia a plataforma Steam de distribuição de jogos (inicialmente com a HTC, criando o HTC Vive, e recentemente por iniciativa independente, com o revolucionário Valve Index).

Porém, os preços são bem altos. Para conseguir ter uma experiência imersiva plena em um jogo, é preciso ter não só os óculos de realidade virtual, como os controles apropriados e um computador potente o suficiente para conseguir mostrar as imagens nas duas telas do equipamento a boas resoluções.

A tendência é que toda essa concorrência e investimentos na área leve à diminuição dos preços. Com isso, em pouco tempo qualquer pessoa com computador poderá ter a experiência única que é entrar no mundo da realidade virtual.

Internet de Quinta Geração

Está quase chegando ao Brasil e ao mundo a evolução do 4G: o 5G. A quinta geração  da internet promete trazer grandes avanços para todas as áreas que dependem da internet, desde a telefonia móvel (prometendo velocidades de download de até 10 GB/s) até as aplicações industriais de Internet das Coisas (oferecendo menor latência e maior robustez para aguentar o maior número de conexões simultâneas que essa tecnologia traz).

Esse avanço é o resultado do esforço de diversas universidades e empresas de diversos países, mas, por incrível que pareça, quem está mais à frente dessa inovação e já analisando a implementação dela em diversos países, incluindo o Brasil, é a China, através da empresa de tecnologia e telecomunicações Huawei.

banner kit habilidades do futuro

Aprendizado de Máquina

O aprendizado de máquina (ou machine learning) é outra tecnologia que já é realidade, mas que vai se tornar ainda melhor. Ela consiste em algoritmos extremamente complexos que têm a capacidade de aprender e, com isso, se aprimorarem a cada teste e cada “sessão” de aprendizado.

A novidade agora é o chamado deep learning, “aprendizado profundo”. O objetivo do deep learning é criar máquinas que possam fazer determinadas tarefas da mesma forma que seres humanos. Isso inclui: identificar imagens, sons, reconhecer objetos e pessoas, descrever imagens, e até falar e conversar. Tudo isso utilizando das técnicas de aprendizado de máquina, mas mais complexas e aprimoradas.

O que achou dessas tendências tecnológicas para 2020? Está otimista para o futuro próximo? Já está preparando o bolso? Porque algumas essas tecnologias vão em pouco tempo mudar nosso dia-a-dia.


Similar Posts