tecnologia na infância

Tecnologia na Infância: benefícios do uso consciente

Não é de se surpreender que a tecnologia na infância tornou-se uma realidade na vida das novas gerações. Isso porque, com o surgimento da era tecnológica e com advento da internet, as crianças começam a fazer uso das novas tecnologias deste cedo.

O mais impressionante para os adultos de outras gerações, está na facilidade como os pequenos conseguem manusear aparatos eletrônicos, uma vez que são nativos da era digital, e desse modo, tudo flui com muita naturalidade.

Alguns pais chegam a questionar se realmente é saudável e pertinente, permitir que as crianças tenham acesso à tecnologia na infância.

Na verdade, isso não deve gerar tanta preocupação nos responsáveis, pois existem muitos benefícios que a tecnologia na infância poderá aportar à vida dos pequenos, basta que sejam guiados corretamente por um adulto.

Com um monitoramento adequado e uso consciente, as crianças farão um bom proveito do celular, tablet, computador, ou qualquer outro tipo de tecnologia.

Nesse sentido, confira no nosso artigo de hoje, alguns benefícios de permitirmos a tecnologia na infância, e saiba em que medida ela pode ser nossa grande aliada no desenvolvimento dos pequenos. Aproveite e boa leitura!

A tecnologia na infância estimula a vontade de aprender

Independente da idade da criança, a tecnologia pode servir com um excelente estímulo para o desenvolvimento de diversos tipos de conhecimento.

Inclusive, estudos revelam que, o uso de tablets e telefones celulares, por exemplo, contribui diretamente para que as crianças desenvolvam habilidades relacionadas com a lógica e solução de problemas.

Em outros casos, as crianças também podem ser expostas a aplicações que servem para que os pequenos aprendam mais rapidamente, graças à interação que oferecem as novas tecnologias.

Os jogos também são uma excelente alternativa!

Muitos pais se preocupam com relação aos jogos virtuais e ao tempo que as crianças ficam detidas nesse tipo de atividade.

No entanto, existem alguns tipos de jogos que podem ser benéficos para o desenvolvimento da criança, e que, ao serem explorados do jeito certo, podem ajudá-los na resolução de problemáticas (o que contribui para a parte cognitiva), ou para motivá-los a aprender diferentes temáticas, de uma forma lúdica e instigante.

banner minicurso scratch

A tecnologia na infância pode ser uma ferramenta de apoio escolar

Quando estão fazendo uso da internet e demais aparatos eletrônicos que possam lhe auxiliar nos estudos, as crianças conseguem encontrar exercícios e jogos que lhes permitam trabalhar os conteúdos estudados na escola, de uma forma prazerosa e descomplicada.

Aliás, existem muitos aplicativos que podem ser utilizados para jogos e atividades didáticas, os quais permitem aprender matemática, ciências, idiomas, ou qualquer outro tipo de conhecimento que a criança deseja adquirir.

Inclusive, existem inúmeros estudos que revelam que, quando as crianças utilizam a internet como ferramenta de apoio escolar, e se beneficiam corretamente dos recursos disponíveis nas redes digitais, conseguem melhorar significantemente as notas da escola, ou seja, potencializam o desempenho acadêmico.

Tecnologia na infância estimula a pesquisa e a descoberta

As crianças da atualidade são pesquisadores natos e a curiosidade os move.

 Dessa forma, quando a tecnologia na infância é estimulada do modo correto, as crianças adentram de forma autônoma no universo tecnológico e descobrem quais são as informações que precisam para solucionar um determinado problema.

Além disso, a tecnologia na infância é útil para potencializar a aprendizagem. Há alguns anos atrás o conhecimento só poderia ser adquirido com acesso a livros, escolas e bibliotecas, não é mesmo?

Hoje, por outro lado, o computador introduziu uma nova forma de se aprender, uma vez que o uso da tecnologia abriu inúmeras possibilidades de aprendizagem.

Com isso, atualmente, ao invés de ler como foram construídas as pirâmides do Egito, por exemplo, as crianças podem entrar em uma realidade virtual e experimentar cada detalhe desse tipo de estrutura histórica, como se estivessem de fato no Egito.

Enfim, as possibilidades com as tecnologias são infinitas!

Leia também: Tecnologia e Infância combinam?

A tecnologia na infância estimula a criatividade e desenvolve a liberdade de expressão

As crianças possuem muita imaginação e no passado utilizavam mais os lápis de cor e canetinhas para expressar suas ideias.

Atualmente, as crianças, jovens e adolescentes da geração z (1995-2010) ou Alpha (de 2010 em diante) utilizam os computadores, tablets e celulares para lhes ajudar a converter seus pensamentos e ideias em realidade.

Além disso, hoje em dia, os pequenos podem criar animações, converterem-se em programadores, criadores de aplicações, entre outros. Inclusive, na I do Code, as crianças podem ter acesso a isso e muito mais!

Outro ponto que cabe destaque é que, com a tecnologia vem à liberdade de expressão, e com essa liberdade vem à tona a possibilidade de que as crianças sejam mais independentes e consigam atingir seus objetivos sem dificuldades.

Ao fazer isso, as crianças enfrentam seus bloqueios e desafios, e estes são facilmente superados, para que possam chegar às metas desejadas.

A tecnologia desenvolve o espírito empreendedor nas crianças

Além do desenvolvimento das expressões criativas, construção de relações, conhecimentos, empoderamento e perseverança, as crianças que são expostas à tecnologia na infância desenvolvem um espírito empreendedor.

Isso porque a tecnologia lhes desafia, desde pequenos, a estabelecer objetivos e a enfrentar desafios que lhes ajudem a ter suficiente capacidade para criar histórias, ou projetos que lhes sejam úteis para melhorar suas destrezas.

Desse modo, podemos contatar ao longo do artigo de hoje que a tecnologia na infância aporta mais vantagens do que desvantagens, desde que saibamos inserir as crianças no universo tecnológico, estimulando o uso consciente dos recursos digitais.

Similar Posts