mãe mexendo no computador, com seu filho pequeno no colo

Tecnologia na educação: como implementar em casa

Muito já se fala sobre a tecnologia na educação, especialmente em sala de aula. Se fala sobre os professores usarem apresentações de slides nas aulas, sobre usar ou não computadores em sala e sobre a questão do uso dos celulares por parte dos alunos. Porém, a educação não se resume somente à escola. A educação que vem de casa, proporcionada pelos pais e é muito importante para a formação dos filhos como pessoas e como cidadãos.

Falar sobre tecnologia na educação também é falar sobre como a tecnologia pode ajudar nesse processo. Várias das novas tecnologias podem ser usadas para complementar o ensino escolar, ensinando outros assuntos que podem ser muito úteis para seus filhos no futuro, ou contribuir para que tenham uma visão mais completa sobre o mundo e o universo em que vivem.

Quer saber como? Neste artigo vamos elencar alguns dos principais meios de complementar a educação do seu filho usando a tecnologia.

banner kit tecnologia na educacao

Tecnologia na educação: aplicativos educativos

Algo que está em alta faz tempo, e que você já deve ter ouvido falar alguma vez, são os aplicativos educativos. Aplicativos para celular e tablet, muitas vezes gratuitos, criados com o objetivo de ensinar ou ajudar nos estudos.

O mais famosos deles é com certeza o Duolingo. A carismática coruja verde trás uma grande seleção de línguas para serem aprendidas a partir do português, usando da gamificação para fazer seus filhos ficarem vidrados em aprender cada vez mais palavras.

Além do Duolingo, existe também o Memrise. O Memrise mistura a gamificação com os flash cards, técnica de memorização comum nos EUA, e recentes avanços no estudo da memorização, como a repetição espaçada, para ajudar seus filhos a memorizarem uma infinidade de coisas: vocabulário de diversas línguas, países e suas capitais, a tabela periódica, fórmulas da física, entre outras informações.

Tecnologia na educação: videoaulas sobre todos os assuntos

Seu filho tem interesse por ciência? Gosta de biologia, química, computação e outros assuntos da área? Se sim, saiba que a internet está tornando esses assuntos cada vez mais acessíveis para todas as idades. Chega de livros grossos e extensos, cheios de palavras difíceis e voltados ao público universitário. Se seu filho tiver interesse por algum tópico mais complicado, é só passar para ele algumas videoaulas!

O YouTube, por exemplo, está cheio de canais falando sobre os mais diversos assuntos. O Manual do Mundo é um dos mais famosos do ramo, introduzindo as crianças às diversas faces da ciência e suas áreas de forma simples e divertida.

Mas, claro, se seu filho estiver procurando por informações mais completas ou específicas, como matérias de faculdade, ele também pode ter acesso a isso. E o melhor: de graça! Sites como a Khan Academy e o Coursera trazem uma grande variedade de cursos universitários muito bem explicados e feitos por professores de universidades renomadas do mundo todo. O Khan Academy tem maior foco nas áreas de matemática e ciências naturais, mas o Coursera apresenta uma grande variedade de assuntos. O Coursera, porém, é todo em inglês, mas vários cursos apresentam vídeos com legendas em português.

Realidade virtual

De pouco em pouco, os óculos de realidade virtual estão ficando mais acessíveis. Embora esses óculos mais baratos e menos potentes não cheguem aos noticiários, eles ainda podem trazer muito da experiência do VR para sua casa. E nem precisa ter um computador muito potente: alguns deles são próprios até para celulares! E se mesmo assim estiver caro, sempre dá para fazer sua própria versão do Google Cardboard.

Mas usar os óculos para o quê?

O aplicativo Orbulus (Android/iOS), por exemplo, te permite explorar vários locais do mundo como se você estivesse nele. Utilizando tecnologia da Google, o Orbulus permite que seus filhos viagem para pontos turísticos famosos do mundo e apreciá-los como se eles estivessem lá!

De uma forma mais lúdica, o jogo InCell(Android/iOS) os coloca no mundo dos vírus e bactérias para fugir de uma infecção. Uma ótima forma de introduzir seus filhos ao universo da microbiologia.

Além disso, temos uma seleção de 5 vídeos incríveis para realidade virtual!

E as possibilidades são infinitas. A cada dia, mais projetos desses são criados, e a tecnologia fica cada vez mais acessível.

Realidade aumentada

A realidade aumentada também tem suas aplicações na educação. Sendo muito mais acessível que a realidade virtual, e normalmente já adaptada aos celulares, ela é uma ótima forma de ensinar o seu filho sobre o mundo à sua volta.

O aplicativo Star Walk, por exemplo, é ótimo para os entusiastas da astronomia. Ele mostra todos os planetas e estrelas que estão visíveis (ou não) no céu, dia e noite, além de constelações e satélites. Tudo isso com um visual magnífico.

Como sempre, com a tecnologia as possibilidades são infinitas. E no futuro próximo, muito mais estará presente na vida de seus filhos para tornar suas vidas ainda melhores.

Similar Posts