Tecnologia da Informação

Tecnologia da informação (TI): entenda o que é

A poucos anos atrás a tecnologia da informação (mais conhecida pelo sua sigla TI) era a “profissão da moda”. O curso de TI tinha se firmado mais ou menos naquela época, nascido de outros curso mais antigos e menos atualizados que abrangiam mais ou menos as mesmas áreas, como o de Tecnologia em Processamento de Dados.

Toda essa demanda surgiu da rápida digitalização das empresas no Brasil. Com a expansão da internet de banda larga e o barateamento dos computadores e celulares, adotar e se adaptar a essas tecnologias virou uma necessidade de toda empresa. E para isso, eram necessário ter profissionais capacitados para lidar com toda essa tecnologia nova.

Quer entender mais sobre o que é a área de TI? Leia nossa breve explicação abaixo!

Tecnologia, ciência e engenharia

Há bastante confusão entre a área da Tecnologia da Informação e outras áreas que também lidam com a tecnologia informacional, isto é, com computadores, servidores, celulares e a internet, como a Ciência da Computação, Ciência da Informação, Engenharia da Computação e Engenharia de Software.

Em geral, uma área ser uma “ciência” significa que ela envolve conhecimentos teóricos. A Ciência da Computação dá muita ênfase a aspectos mais teóricos da computação, como inteligência artificial, redes neurais e computação de alto desempenho e distribuído. O foco dela é contribuir para o avanço dessa parte teórica e do estado da arte.

Uma área ser uma “engenharia” significa que ela busca aplicar a ciência. Ela tende a ser mais prática, embora também envolva bastante teoria. A Engenharia de Software busca aplicar os conhecimentos de programação no desenvolvimento de software e a Engenharia de Computação se concentra no desenvolvimento de hardware.

Uma área tecnológica, por outro lado, se concentra muito mais na parte de aplicação, utilizando os conceitos das ciências e engenharias em aplicações práticas do cotidiano. Nesse quesito, é muito similar à área técnica, mas cursos de tecnologia são considerados cursos de ensino superior.

banners internos

O que é a Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação, portanto, é a área que lida com toda a gestão da informação que é armazenada e utilizada de forma digital, incluindo a manutenção e instalação dos dispositivos e serviços necessários para que essa gestão possa ocorrer.

É uma área extremamente abrangente, e vários aspectos da computação podem ser abordados. É comum até que os cursos da área não abranjam o suficiente: embora os conceitos mais importantes sejam abordados, a TI está constantemente avançando e se reinventando, e nem sempre os cursos conseguem acompanhar.

O mais comum é que os cursos ensinem sobre como manter uma empresa funcionando: organização da informação, segurança da informação, arquitetura de computadores, programação, gerenciamento de redes, funcionamento de bancos de dados, sistemas operacionais, sistemas corporativos, entre outros, além de ensinar sobre gerenciamento de projetos, finanças e contratos.

A parte mais importante, porém, é o gerenciamento de servidores, a função mais comum das equipes de TI dentro de uma empresa. Os servidores são como o coração de uma empresa: garantem que toda a parte digital esteja funcionando e controlam o armazenamento e fluxo de toda informação dentro de uma empresa.

Se um servidor para de funcionar ou é invadido, todo o funcionamento da empresa fica em risco, e muito dinheiro acaba sendo perdido. O objetivo dessa equipe é justamente evitar que isso aconteça e, caso aconteça mesmo assim, agir rapidamente para minimizar os danos.

A TI na prática

Embora os profissionais da Tecnologia da Informação sejam extremamente importantes para o bom funcionamento de qualquer empresa, eles muitas vezes acabam sendo subvalorizados. Embora os salários sejam bons, a gerência das empresas muitas vezes não sabe sobre os desafios dessa área, e acaba sobrecarregando os poucos profissionais que têm os deixando responsáveis por uma grande variedade de tarefas. É comum que uma só pessoa seja responsável por um prédio todo, realizando tanto a manutenção do servidor quanto o suporte técnico aos outros empregados da empresa.

Por isso, é uma profissão que pode exigir muita paciência do profissional, pois ainda hoje muitas pessoas têm pouco conhecimento técnico sobre computadores e outras tecnologias da informação, e acabam precisando de suporte com frequência. Além disso, muitas vezes também precisam fazer manutenção de sistemas antigos, que utilizam máquinas e softwares ultrapassados.

Mesmo assim, ter flexibilidade e se manter atualizado é imprescindível. Embora nem todo emprego seja um emprego dos sonhos, eles sempre vão resultar em experiência profissional e ampliar o leque de especialidades do profissional. E acompanhando as inovações tecnológicas e as “modas” da área de computação e tecnologia da informação, fica muito mais fácil encontrar empregos melhores.

Além disso, dependendo do ambiente de trabalho, é muito bom ter capacidade de tomar iniciativa e ter ideias inovadoras. A cada ano que passa, surgem mais e mais empresas que atuam exclusivamente pela internet, como empresas baseadas em apps (Uber e iFood) e fintechs (como o Nubank). Essas empresas estão sempre procurando por formas de otimizarem sua gestão da tecnologia da informação e torná-la mais segura, e o profissional de TI é crucial para isso.

Justamente por isso, embora o curso de Tecnologia da Informação não esteja mais na “moda”, isso não significa que esteja ultrapassado ou que não haja mais demanda por profissionais da área. Pelo contrário, a tendência é que ele seja cada vez mais necessário, pois é ele quem gerencia toda a infraestrutura computacional que mantém no ar todos esses serviços que dependem da internet e da computação para existir.

Esperamos que este artigo tenha sido útil! As carreiras das áreas de tecnologia são bem amplas e diversas, e podem levar a uma grande gama de possíveis profissões. Tudo depende de quais são os objetivos profissionais. Se seus filhos estiverem pensando em fazer algum curso da área de tecnologia, é muito importante entender quais são os focos de cada área para que ele tenha uma educação condizente com suas expectativas profissionais.

Similar Posts