Cinco carreiras na Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação: conheça 5 carreiras na área

Tecnologia da Informação – Uma área profissional com grandes demandas. Hoje vamos destacar 5 carreiras promissoras mundialmente em TI. Acompanhe!

Em um futuro bem próximo e já agora em alguns setores, ter o conhecimento para absorver as inúmeras dificuldades e as necessidades, com o uso da tecnologia e os dados para e por ela gerados, terá a possibilidade de escolher o seu trabalho.

Em síntese, as áreas de tecnologia, inseridas em praticamente todas as empresas, são campos férteis de trabalho para pessoas formatadas em TI, no Brasil e conforme uma matéria na Gazeta do Povo no exterior, de forma relevante, inclusive.

Isso porque a área de TI é ampla. Você pode, por exemplo, se tornar um desenvolvedor de softwares, ou, se preferir, tornar-se um cientista de dados.

O Banco Mundial já divulgou que até 2024 este setor vai oferecer mais de 420 mil vagas.

Sem dizer que, devido à pandemia e ao novo estilo de trabalho, adotado por muitas empresas, como o home-office, são propícias para atividades de Tecnologia da Informação.

Mas quais são as profissões desta área? Como se formar em uma?

Pois estas e mais perguntas serão respondidas por nós da I Do Code, neste texto. Acompanhe!

Conheça as 5 carreiras mais promissoras na área de Tecnologia da Informação

da Tecnologia da Informação promissoras

Segurança em TI (Especialista em Segurança da Informação)

Atualmente, os dados estão em grande ameaça, pois existe de fato, uma  guerra cibernética sofisticada como vemos nesta reportagem sobre o assunto no Correio do Povo.

A questão principal para isso é a máxima que você já deve ter ouvido falar: informação é poder.

No entanto, existem cada vez mais pessoas atrás de empresas e organizações para roubar estas informações.

As organizações, portanto, precisam estar vigilantes no combate a invasores e na proteção de ativos de informação

Para isso – especialistas em segurança de TI – usam o conhecimento profundo dessas ameaças, tecnologias e contramedidas de segurança cibernética para garantir sistemas de computador seguros. 

Isso geralmente inclui tarefas como: 

  • Instalar e configurar software de segurança para evitar ataques;
  • Educar funcionários sobre segurança de dados;
  • Monitorar e proteger contra violações de rede; 
  • Responder a ataques cibernéticos com as contramedidas apropriadas.

A demanda da força de trabalho por especialistas em segurança em Tecnologia da Informação é alta em todas as estruturas organizacionais.

Sendo que as tarefas diárias típicas e conjuntos de habilidades necessárias para este trabalho e é claro dominar as tecnologias disruptivas que chegam a todo momento, incluem: 

  • Desenvolver planos para proteger os arquivos do computador contra modificação, destruição ou divulgação não autorizada;
  • Escolher, implementar, monitorar e atualizar os sistemas de proteção antivírus e malware do computador;
  • Criptografar as transmissões de dados e montar firewalls para ocultar informações confidenciais durante a transmissão;
  • Realizar avaliações de risco e testes sobre a execução de atividades de processamento de dados e medidas de segurança;
  • Educar funcionários sobre segurança e promover;
  • Manter arquivos de backup precisos e atualizados de todos os dados importantes.

Especialista em Business Intelligence

Dados são fundamentais para auxiliar os executivos na tomada de decisões.

Guiar uma organização sem informações precisas é como se mover por uma floresta sem conseguir enxergar.

Então, para conseguir reunir e interpretar estes dados existe uma carreira na Tecnologia da Informação que é fundamental: BI, ou Business Intelligence.

Logo, tudo que é possível colher de elementos, tanto dentro quanto fora da organização, são processados e analisados por estes profissionais.

Cabe também a estes profissionais uma apresentação clara e legível dos dados e seus resultados.

Para que assim todos os setores possam tomar decisões ancoradas em informações precisas.

Engenheiro de Software

Esta carreira da Tecnologia da Informação tem a  função de projetar, desenvolver e aprimorar softwares que são usados diariamente.

Inclusive, aplicativos de negócios, sistemas operacionais, sistemas de controle de rede e redes sociais cada vez mais complexos e  exigentes para atender as tecnologias do futuro.

Os engenheiros de software podem ser divididos em duas classificações principais: software de aplicativos e de sistemas.

Os engenheiros de software de aplicativos analisam as necessidades do usuário final e desenvolvem um programa personalizado para atender a essas necessidades. 

Logo, usam uma variedade de linguagens de programação, dependendo dos parâmetros do aplicativo e da plataforma em que o programa é executado. 

Linguagens modernas usadas por engenheiros de software de aplicativos incluem Java, C, C ++, PHP, Objective-C, Perl e Python.

banner curso criacao de python

Os desenvolvedores de aplicativos móveis são de fato engenheiros de software de aplicativos especializados que criam aplicativos para smartphones e tablets.

Os engenheiros de software de sistemas coordenam a criação, manutenção e expansão dos sistemas de computador internos de uma organização. 

Então, eles organizam as necessidades de computação de cada departamento.

Como vendas, estoque, faturamento e folha de pagamento, e controlam a direção técnica do desenvolvimento do sistema de computador

Além disso, os engenheiros de software de sistemas também podem ser responsáveis ​​por desenvolver a intranet de uma empresa e garantir a segurança do sistema.

Suporte técnico em Tecnologia da Informação

Na ampla área de TI, o suporte técnico não apenas faz com que o sistema de uma organização funcione perfeitamente.

Pois, ele trabalha também na otimização destes sistemas, para assim garantir maior eficiência.

Afinal de contas, a melhora da infraestrutura de informação é vital para o sucesso de qualquer companhia.

Engenheiro de Inteligência Artificial

Na área de TI, uma das carreiras mais importantes são aquelas que trabalham com inteligência da informação.

A ideia em torno desta carreira, é programar e aprimorar sistemas que fazem uma imitação da inteligência humana.

Por exemplo, chatbots que respondem perguntas mais frequentes de clientes em diversas empresas.

Outras funções são assistentes de IA (Inteligência Artificial)  que analisam grandes quantidades de dados, ou então fornecer recomendações de programas de TV baseados no gosto do usuário.

Como a inteligência artificial já faz parte do nosso dia a dia, não é difícil imaginar que ela estará cada vez mais presente em um futuro próximo.

Como se formar em Tecnologia da Informação? Qual área escolher?

design sem nome 27 optimized

No Brasil existem boas Universidades que oferecem formação nesses e outras áreas de TI.

Para escolher uma considere uma série de fatores, como, formato de estudo, tempo de curso, expertise de professores, e principalmente se é credenciada ao MEC.

O curso de TI que é da área de exatas, falando de maneira globalizada, envolve a formação técnica. Sendo assim, um bom curso deve permitir a compreensão das metodologias e de todas as ferramentas da profissão.

Há muita prática, no entanto, há também uma gama de disciplinas (matérias) comuns a outros cursos, como, por exemplo, marketing, muita matemática, gestão e até libras.

Em relação a qual área escolher, é essencial avaliar a familiaridade com a grade curricular do curso. Mas sem deixar de considerar sua vontade e vocação.

Por fim, o mais importante é saber como aproveitar as oportunidades deste mercado em altíssima ascensão. Especialmente com a formação continuada.

E se este conteúdo lhe ajudou de alguma maneira, compartilhe e entre em contato para saber como podemos lhe ajudar com nossos cursos complementares na área de Tecnologia da Educação. Acesse nosso site e saiba mais!

Similar Posts