logo gmail

Gmail: saiba tudo sobre a nova interface

Você já deve ter ficado sabendo que o Gmail – serviço de e-mail da Google – está de cara nova. Mas o que isso significa, de fato? Vem com a gente descobrir!

A nova interface do serviço de e-mail foi anunciada no início deste mês, e chegou ao público na quarta-feira (25).

Agora, vamos ao que realmente importa: o que isso muda para você, usuário do serviço? A resposta é: muita coisa!

Melhorias no Gmail

Segurança

Muito se fala  sobre roubo de informações pessoais e golpes cibernéticos. Sabendo que o e-mail ainda é a porta de entrada mais utilizada por ataques e golpes virtuais a Google deu, na nova interface, mais destaque para os avisos de possíveis ameaças que chegam à sua caixa de entrada.

Privacidade

Em termos de privacidade, agora é possível determinar um limite de tempo para que um e-mail se destrua: você escolhe por quanto tempo o e-mail vai ficar disponível para o destinatário e, após esse período, o e-mail desaparece e a pessoa que o recebeu não pode mais acessá-lo. Além disso, é possível ativar um sistema de verificação dupla: quando ativado, este modo te enviará uma notificação quando o destinatário quiser abrir o e-mail que você enviou. Caso você não autorize, o e-mail não poderá ser aberto.

Modo Confidencial

A Google também incluiu uma função chamada “modo confidencial”, que permite que você bloqueie o acesso a anexos, esconde o botão de encaminhar, e até mesmo bloqueia capturas de tela de suas mensagens – afinal, de nada adiantaria o e-mail desaparecer após um período de tempo se o destinatário pode capturar a tela da mensagem e tê-la para sempre. Essa funcionalidade também é estendida para a versão web do Gmail, mas ainda não se sabe exatamente como ela funcionará.

Respostas rápidas

O novo Gmail também vem com uma funcionalidade que já existia em sua versão mobile: as respostas rápidas. São mensagens curtas que a própria plataforma monta baseado no conteúdo do e-mail que você está lendo, do tipo “Ok, obrigado.” ou “Farei isso”. Essa função chega ao novo Gmail web com melhorias em relação ao seu funcionamento no mobile: as frases são mais específicas quanto ao conteúdo do e-mail, ou seja, o Gmail, analisa melhor o corpo do e-mail a ser respondido antes de sugerir essas respostas rápidas.

Função Soneca

Ainda falando em funcionalidade e praticidade, a nova interface possui uma função “soneca”: caso chegue algum e-mail na sua caixa de entrada que você não queira ou não possa responder naquele momento, é possível esconder esse e-mail da sua caixa de entrada por um período definido. Ao final desse período, o e-mail irá aparecer como se você tivesse acabado de recebê-lo. Caso usar a função soneca não seja do seu interesse, não se preocupe: o Gmail agora te mandará um lembrete caso uma mensagem tenha sido aberta, mas não respondida por algum tempo.

Complementos

Agora, o novo Gmail passa a ser muito mais que uma simples plataforma de e-mail: agora, é possível instalar complementos de todo tipo no próprio sistema, com o objetivo de aumentar a produtividade do usuário.

Automaticamente, o novo Gmail já vem com os complementos de Calendário, Notas e Tarefas; mas é possível baixar uma infinidade de outros complementos que possam ser úteis para você – e mais: todos esses complementos são baixados diretamente na página do Gmail, que também já mostra uma lista de complementos compatíveis com o Gmail que podem ser úteis para você, baseado em outras extensões do seu Chrome ou em sites que você mais acessa. Os ícones desses complementos ficam localizados em uma barra lateral e são expansíveis, o que economiza espaço e torna a interface mais agradável aos olhos de quem a usa.

banner e book como digitalizar sua vida

Facilidade de acesso

Por último, mas não menos importante, a nova interface vem com uma grande facilidade nos e-mails recebidos: para marcar um e-mail como lido, arquivá-lo, colocá-lo em modo soneca ou deletá-lo, não é necessário abrir o e-mail: basta passar o cursor do mouse em cima do e-mail em sua caixa de entrada e os ícones para tais ações aparecerão, de maneira bastante dinâmica e moderna.

Além disso, para baixar anexos também não é mais necessário acessar o e-mail: as mensagens que possuírem anexos os terão exibidos abaixo do assunto do e-mail, na própria caixa de entrada, onde será possível baixá-los e visualizá-los (caso sejam documentos que podem ser abertos na própria plataforma, como PDFs).

Para quem gostou da novidade, aqui vai mais uma: a Google já anunciou que o Chrome não ficará para trás e irá receber mudanças em sua interface e em seu funcionamento!

Gostou do post? Veja também nossas dicas de como aumentar a produtividade! 


Similar Posts