O que é realidade virtual

O que é realidade virtual?

É difícil imaginar alguém que não tenho escutado essa expressão nos dias de hoje. Realidade virtual, ambientes virtuais, meio virtual. Há diversas variações do mesmo conceito, sempre aplicado ao que há de mais sofisticado no mundo da tecnologia. Mas você sabe o que é realidade virtual?

No nosso texto de hoje, vamos explicar o que realmente significa isso — acredite, vai além do que você imagina — e falar um pouco da história da realidade virtual. Onde começou, como se desenvolveu e a sua utilização. Saiba mais:

O que é realidade virtual e como surgiu

Bem, você tem uma boa ideia do que quer dizer o termo “realidade”. Mas será que sabe mesmo o que quer dizer “virtual”? Não precisa pesquisar no Google, nós já vamos te dizer: essa palavra tem vários sentidos, mas o mais importante para nós é “próximo”.

Sim, realidade virtual é algo que está próximo da realidade. Embora pareça coisa recente, esse termo apareceu em 1938 e foi criado por um escritor de teatro chamado Antonin Artaud. Ele propunha um tipo de teatro que enganasse o espectador, fazendo-o ter a sensação de estar realmente dentro da história que era encenada.

Isso foi como a expressão apareceu, mas a prática era antiga já nessa época: em 1920 — imagine só, há quase 100 anos! — apareceu o primeiro estereoscópio. Esse é o nome de uns óculos grandes e desajeitados, onde eram colocadas pequenas gravuras que mudavam com o apertar de um botão. Pode parecer muito simples, mas o conceito é o mesmo dos óculos usados em games de última geração de hoje em dia!

A ideia da realidade virtual sempre foi mesmo enganar e, até hoje, quanto melhor ela enganar o cérebro, mais eficiente será considerada.

Enganar o cérebro não é fácil

Durante toda a sua evolução, a realidade virtual tentou criar mecanismos melhores para enganar o cérebro humano. Essa é uma tarefa árdua, já que o que consideramos realidade é algo bem complexo. Pense bem: para nós, seres humanos, a realidade se mistura com a forma como a percebemos.

Um exemplo: você sabe por que algumas pessoas sentem enjoo em viagens de carro? Simples: o cérebro delas tem dificuldade de entender como elas podem estar em movimento e paradas ao mesmo tempo. Ora, seus braços e pernas estão parados, mas o corpo se movimenta quando está no carro.

O resultado disso é uma espécie de pane no cérebro e o enjoo é um dos sintomas dessa pane. Ele não consegue entender o que está acontecendo!

Os games e a realidade virtual

Tudo bem. A gente sabe que você começou a ler este texto porque quer saber sobre a realidade virtual aplicada nos jogos de videogame, não é mesmo?

banners internos 730 x 232

Pois saiba que justamente aqui é onde é mais difícil enganar o cérebro humano: você está se movendo num jogo em primeira pessoa, num cenário medieval ou numa cidade pós-apocalíptica cheia de zumbis… de repente há um pequeno desajuste entre um tiro que você dá e o som dele. O som sai, digamos, atrasado.

Pronto. A fantasia acabou e você foi lembrado de que, bem, é apenas um jogo.

Os cientistas que desenvolvem os óculos ultra tecnológicos chamam isso de “problemas de imersão”. Como dissemos, enganar o cérebro humano fazendo-o pensar que está em outro lugar e realizando outras ações é uma tarefa muito difícil!

Outros usos dessa tecnologia

Mas os jogos eletrônicos estão longe de ser a única aplicação da realidade virtual. O exército dos Estados Unidos realiza treinamento com soldados usando um tipo de óculos tridimensional muito parecido com os que são desenvolvidos para gamers.

Há também softwares de Arquitetura que permitem que um cliente “entre” no projeto da sua casa muito antes de ela estar pronta!

E, claro, artes como o teatro e o cinema que também têm muito interesse no desenvolvimento desse tipo de tecnologia.

Não importa se será usada para o entretenimento, educação ou no mundo corporativo, a realidade virtual vai se desenvolver muito nos próximos anos. Grandes chances de, daqui a pouco tempo, ela fazer parte do seu dia a dia em casa, na escola e no trabalho!

Os eventos promovidos pela I Do Code reúnem pais e filhos em um dia com muita tecnologia, jogos e diversão. Fique atento ao site e redes sociais para o próximo evento.
Os eventos promovidos pela I Do Code reúnem pais e filhos em um dia com muita tecnologia, jogos, realidade virtual e diversão. Fique atento ao site e redes sociais para o próximo evento.

Gostou de saber o que é realidade virtual? Quer saber mais? Leia também sobre jovens que fizeram sucesso com a tecnologia!

Similar Posts