programação: mulher no tablet vendo notícias

Programação no dia-a-dia: Como ela faz parte da nossa rotina

Os códigos de programação são a matéria-prima com a qual são feitos sites, programas de computador, aplicativos de smartphones e tablets, jogos de videogame e tantos outros recursos ultra tecnológicos que fazem parte do nosso dia a dia.

Pensar nessas ferramentas tão complexas criadas com eles faz parecer que programar é algo que começou a existir muito recentemente e está ligado apenas a invenções modernas e inovadoras.

No entanto, o simples fato de pensarmos assim mostra que o nosso acesso a esse tipo de informação ainda é restrito. Quer a prova? Conheça alguns exemplos de coisas muito mais simples que foram criadas com códigos de programação e você nunca parou para pensar:

Balanças de supermercado

Muito antes de existirem telefones que desempenham todo tipo de tarefa, realidade virtual e outras inovações, você já sabia o peso das suas compras de forma precisa por causa dos códigos de programação.

Os softwares daquelas antigas balanças de supermercado digitais foram criadas por meio desses códigos e já simplificavam muito a nossa vida, muito antes de sonharmos com o que a tecnologia viria a se tornar.

Atualmente está sendo desenvolvido pela Amazon um supermercado que não precisa de caixas. Isso mesmo, ao sair do supermercado você é cobrado automaticamente pelo cartão de crédito e o supermercado sabe o que você comprou. Parece impossível né? Veja o video abaixo e entenda melhor:

Caixas eletrônicos de banco

Os caixas eletrônicos surgiram muito antes da maioria dos modernos computadores e smartphones. Além disso, foi sacando dinheiro e verificando o extrato bancário nessas máquinas que muita gente conheceu a tecnologia touch screen — essa mesma, tão comum hoje em dia, em que você navega apertando telas de dispositivos com os dedos.

Os caixas eletrônicos também acompanham o desenvolvimento tecnológico com novas funcionalidades, como identificação com impressão digital. Qual você acha que deveria ser a próxima inovação nos sistemas bancários?

banner e book como digitalizar sua vida

Máquinas registradoras e calculadoras

Isso mesmo. Códigos de programação são aplicados em coisas simples como essas. As máquinas registradoras são tão antigas que é até difícil pensar que foram substituídas por computadores e leitores de códigos de barra em supermercados.

Códigos de programação estão longe de serem coisas novas. Mas são eles que movem toda essa revolução tecnológica que vivemos. Há um velho ditado que diz que as melhores ideias são também as mais simples.Você lembra de alguns aparelhos que parecem obsoletos, mas foram febres tecnológicas nos anos 80?

O Mundo dos smartphones

A cada dia surgem novos aplicativos com o objetivo de facilitar a nossa vida. Se tornou algo tão comum que é difícil lembrar como era o dia-a-dia sem eles.

Desde momento que acordamos com o despertador pré-programado com uma música de nossa escolha, vemos a previsão do tempo, lembramos dos compromissos do dia com a agenda online, pedimos um uber ou uma refeição por aplicativo, consultamos mapas e tempo de deslocamento, tudo isso devido a programação e criação de tecnologia.

A tendência é que aumente cada vez mais a facilidade de acesso à informação, com tecnologias revolucionárias.  Qual aplicativo você queria que existisse para tornar sua vida mais fácil? Conte pra gente nos comentários.

Quer saber mais? Leia histórias de jovens que fizeram sucesso aprendendo a programar!

Similar Posts