Planilhas Google - por onde aprender

Planilhas Google: 5 razões que justificam o aprendizado

Planilhas Google – ferramenta que faz grande diferença na hora do aprendizado. Quer saber onde aprender e por que seu filho deve saber sobre elas?

Podemos dizer que este software é um aplicativo de planilha turbinado e é claro usado por pessoas e empresas como na I Do Code.

Ele se parece e funciona como qualquer outra ferramenta de planilha mas, como é um aplicativo online, portanto, oferece muito mais do que a maioria. 

Primeiramente, é baseada na web. Ou seja, você pode usar em qualquer lugar. Também funciona a partir de qualquer dispositivo, seja você use iOS ou Android. Possui a vantagem de ser gratuito,  e permite compartilhar arquivos, documentos e apresentações online.

Podemos dizer que a planilha Google reúne todas as funções de planilha que você pode encontrar no Excel – um dos mais comuns programas do gênero.

Ele está online, então você pode reunir dados com sua planilha automaticamente e fazer quase tudo o que quiser. Mesmo quando a planilha não estiver aberta, é possível compartilha-la a vontade, o que é ótimo para estudantes que estão fazendo trabalho remotamente.

Vamos dar aqui uma pequena introdução ao uso desta ferramenta e suas aplicações. Contudo, você pode encontrar avaliações excelentes e dicas imperdíveis na Internet. .

Compreendendo o básico sobre planilhas Google

Para começar, vamos trazer algumas terminologias da planilha para ajudá-lo a entender:

  • Célula: um único ponto de dados ou elemento em uma planilha.
  • Coluna: um conjunto vertical de células.
  • Linha: um conjunto horizontal de células.
  • Intervalo: uma seleção de células que se estendem por uma linha, coluna ou ambas.
  • Função: uma operação integrada do aplicativo de planilha, que pode ser usada para calcular células, linhas, colunas ou valores de intervalo, manipular dados e muito mais.
  • Fórmula: a combinação de funções, células, linhas, colunas e intervalos usados ​​para obter um resultado específico.

Se você nunca usou a ferramenta Planilhas Google – ou, especialmente se nunca usou uma planilha antes – certifique-se de usar o guia que o site dispõe. Lá você terá informações completas de como usar, criar uma planilha, fazer sua edição e formatação, além de como compartilhar com outras pessoas.

Saiba que as planilhas podem ser muito úteis para a educação de seu filho e além disso ele pode fazer um curso sobre como usá-las online. Afinal, essa é certamente uma ferramenta indispensável para o dia a dia escolar, inclusive. Sendo assim, vamos pontuar agora 5 motivos que justificam o porque que crianças e jovens devem aprender sobre planilhas. Confira!

Por que seu filho deveria usar planilhas Google?

Justificativas para crianças usarem planilhas Google

Permitem a colaboração

Ao contrário do Excel, as planilhas da Google são colaborativas. Sabemos que, de fato, possivelmente seu filho e os amigos dele possuem contas no Google. 

Então é muito fácil que compartilhem uma planilha para uma disciplina ou trabalho específico uns com os outros.  Ao editar uma planilha de forma colaborativa, cada colaborador pode ver a célula exata que está selecionada atualmente para todos os outros usuários, para evitar a substituição. 

Há também uma função de bate-papo integrada para que os alunos possam se comunicar online enquanto colaboram em uma planilha Google.

banner curso planilhas

Disponibilizam um histórico de revisão

Certamente já aconteceu com seu filho: ele se envolveu em um trabalho, mas teve um colega X que não contribuiu com nada para o projeto. Agora ele (e o professor) podem ver exatamente quem contribuiu com o quê e quando usando o histórico de revisão. 

O histórico de revisão integrado fornece uma linha do tempo de todas as alterações e acréscimos à planilha, quem fez cada uma e quando foi feita. 

Basta ir para Arquivo – Histórico de revisão para ver este registro. 

A melhor parte? Isso tudo é registrado automaticamente. 

Embora você possa acompanhar as revisões no Excel, é um processo mais manual.

Ou seja, não é tão eficiente e claro como é nas planilhas Google.

Tornam possível o compartilhamento

Uma das grandes vantagens das planilhas online é que elas são fáceis de compartilhar. 

Como já estão online, podem ser compartilhadas com grande facilidade através de um link por qualquer aplicativo que seu filho use. 

Esses links podem ser configurados para permitir que os usuários apenas visualizem a planilha ou a editem. 

Assim, ele vai conseguir tornar o arquivo fácil para que todos os seus colegas – e até mesmo o professor –  localizem o arquivo e trabalhem colaborativamente como uma turma. 

Isso é algo que não pode ser feito com o Excel – não com toda a interatividade que seria necessária em alguns casos.

Viabilizam a centralização

Devido à sua forte integração com o Google, as Planilhas Google podem importar todos os tipos de dados de outros serviços do Google e da web em geral. 

Você pode traduzir o conteúdo de uma célula usando a funções específicas, ou mesmo buscar informações diretamente da internet para sua planilha.

Isso pode ser utilizado em uma grande variedade de situações, e de fato ajudam em muito a vida do estudante.

Permitem a integração

Quando combinado com os Formulários Google, é uma maneira fácil de coletar dados.

Esta ferramenta, que também faz parte do Google Drive, permite a criação rápida e fácil de formulários que professores e alunos podem usar para coletar dados. 

Esses formulários podem ser preenchidos por qualquer pessoa, seja da escola ou fora dela, com ou sem uma conta do Google.

E os dados são colocados diretamente em uma planilha da Google

Isso pode ser usado para:

  • Fazer uma pesquisa de opinião na classe ou escola do aluno;
  • Levantar dados sobre determinada decisão em sala de aula;
  • Para verificação de trabalhos;
  • Para coletar dados em geral.

Uma vez que os dados estão na planilha, é possível que os alunos trabalhem com os dados online.

Ou então exportar a planilha para o Excel para aproveitar as vantagens das funções e ferramentas de análise de dados mais poderosas que este programa possui.

Planilhas Google ainda possibilitam você trabalhar com gráficos

Através de planilhas Google podemos criar gráficos

Uma das coisas mais legais das planilhas Google, é um ícone super legal no canto inferior direito de cada planilha. 

Isso oferece uma visão geral rápida dos dados em formato de gráfico. 

Você pode visualizar a planilha inteira ou apenas linhas ou colunas específicas. 

É uma maneira rápida de dar uma primeira olhada nas tendências em seus dados antes de passar para sua própria análise. 

Basta clicar no ícone e o Google faz o resto. 

Não se preocupe, se isso não fornecer análise suficiente, você sempre pode criar seus próprios gráficos, tabelas dinâmicas e cálculos. 

O Excel não tem esse recurso – o que mostra mais uma vez que esta planilha realmente veio pra ficar, portanto, é ensinada em cursos de informática, inclusive para crianças e jovens.

Enfim, as planilhas Google podem melhorar muito o trabalho do seu filho em sala de aula. Por isso, tente aprender sobre elas o quanto antes!

Se gostou deste texto, aproveite e compartilhe na sua rede social preferida e não deixe de acompanhar a I Do Code no Instagram!

Similar Posts