menino sentado no chão apoiando o computador em cima de vários livros e olhando o celular

Inteligência artificial: benefícios e riscos para sua vida

A inteligência artificial (artificial intelligence) já existe e é interessante e também assustador. Tem potencial para solucionar os problemas mais complexos da atualidade e do futuro. É uma era de ouro, estamos prestes a deixar as pessoas fazerem mais do que poderiam fazer com a Inteligência Artificial.

Pra que queremos a Inteligência Artificial?

Para resolver problemas, ter mais prosperidade, mais saúde. O proposito tem que ser esse. Com Inteligência Artificial os computadores aprendem a pensar e resolver os seus próprios problemas, isso nos da habilidade de ver e ouvir melhor, de ter capacidades que nunca tivemos antes.

Unindo as habilidades de um médico a um sistema de Inteligência Artificial é possível criar novos medicamentos que pesquisadores não conseguiram considerar, e com isso a expectativa de vida poderia aumentar consideravelmente.

Parece coisa de filme, mas vai acontecer.

Cientistas criam a Inteligência Artificial para traçar os novos caminhos de um novo amanhã, como essa tecnologia irá impactar nossas vidsa agora e no futuro cabe a nós.

Por trás da inteligência artificial

Muita gente acha que a inteligência é uma coisa misteriosa e que só pode existir em organismos biológico, mas a Inteligência Artificial tem feito parte de nossa vida sem que a gente consiga perceber, é possível evocar uma inteligência em maquina como a capacidade de aprender e raciocinar.

Não há uma definição. Na verdade há um serie de práticas e técnicas que as pessoas julgam para definir a tecnologia, acho que podemos definir simplesmente como a habilidade de alcançar objetivos complexos.

A Inteligência Artificial é uma inteligência não biológico e tem muitas definições, mas resumidamente quando uma maquina adquiri as habilidade de ver e ouvir como nos é considerado artificialmente inteligente. A compreensão da linguagem é uma dos maiores desafios da criação de maquinas inteligentes.

Compreensão de linguagem

Do computador de Star Trek a Shamanta de Her e Shin de “Você é humano?”, as máquinas de ficção cientifica se comunicam facilmente conosco. Mas fazer com que máquinas entendam a linguagem humana é uma das tarefas mais difíceis para a Inteligência Artificial na atualidade.

Conseguir entender o que esta sendo dito é extremamente difícil para um computador, o que tentamos fazer no processo natural de aprendizagem da linguagem, é se perguntar o que significa quando usamos essas palavras em uma frase.

O que tentamos fazer no processo natural de aprendizagem da língua é se perguntar o que significa quando usamos essas palavras em uma frase, como as sentenças estão relacionadas entre si, essa palavra é próxima da outra e por quê? Para seres humanos é uma coisa fácil, porém para os computadores é algo mais complexo.

Um dos primeiros avanços foi o robô Watson da IBM,  uma plataforma que surpreende a cada dia pelas funcionalidades. A plataforma possui atividades como assistente pessoal via comando de voz e plataforma de reconhecimento visual que auxilia no tratamento do câncer.

Vantagens da IA

Mesmo aparentando ser algo surreal e cheio de interrogações, a Inteligência Artificial é capaz de atender à diversas áreas e setores da economia. 

Dentre estes podemos citar a hiper conectividade que atualmente existe, onde até mesmo máquinas e roupas pode estar conectadas à nuvem. Com o maior acesso aos aparelhos digitais e internet e o aprimoramento das máquinas, é possivel que os computadores tenham modos de ação a partir da detecção de padrões.

Atualmente com a pandemia do COVID-19 a IA tem tido usada para auxiliar em teste diagnósticos e aplicativos de fácil acesso que permitem ao usuário responder questionários para identificar os primeiros sintomas e com isso leva-lo a buscar o tratamento mais rapidamente.

Os robôs criativos já são uma realidade. Um robô conseguiu criar uma pintura utilizando a mesma técnica de Rembrandt, mas sem copiar nenhum dos seus quadros, simplesmente por detectar o padrão do pintor e poder fazer milhares de combinações. Existe também o ROSS da mesma linha do Watson da IBM, um robô que atua como advogado, ouvindo as perguntas e acessando milhares de processos, legislações para as pesquisas necessárias no mundo jurídico.

Desvantagens da IA

As desvantagens estão ligadas principalmente por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, com isso ainda traz questionamentos éticos, sociais e morais quanto ao seu uso, visto que a utilização de determinadas máquinas pode acarretar na ameaça do emprego de milhares de pessoas.

Além disso, o uso contínuo da Inteligência Artificial pode gerar isolamento social e consequentemente problemas físicos e mentais; para operar e manter o funcionamento de algumas máquinas e sistemas é necessário pessoas especializadas; a produção e manutenção de máquinas com Inteligência Artificial demandam alto custo financeiro.

Mas o mais importante é que o mundo está cada vez mais tecnológico e cabe a nós sabermos lidar com isso da forma mais inteligente possível.

Similar Posts