A escrita é uma das tecnologias mais importantes da história da humanidade, e uma das mais antigas.

Entenda: o que é tecnologia, como surgiu e como funciona?

Muito se fala atualmente sobre tecnologia. Sobre como ela está avançando mais a cada dia, como tudo está ficando muito mais rápido e, claro, mais “tecnológico”. As novas tecnologias estão ficando cada vez mais comuns e importantes em nossas vidas. Mas, algo que pouco se fala é: o que é tecnologia exatamente? Quando falamos de tecnologia pensamos em nossos celulares, em computadores, robôs e ficção científica. Mas tecnologia é só isso?

Não, não é só isso. Se você der uma passada na Wikipédia, você vai descobrir que tecnologia é “o conjunto de técnicas, habilidades, métodos e processos usados na produção de bens ou serviços, ou na realização de objetivos, como por exemplo em investigações científicas”. Em português, isso quer dizer que toda técnica, toda ferramenta, todo procedimento que usamos no dia a dia ou no trabalho é uma tecnologia.

Surgimento da tecnologia

Não é de hoje que estamos rodeados pela tecnologia. Ela surgiu lá na pré-história, e foi crucial para conseguirmos sobreviver como espécie. Nós seres humanos somos bem frágeis se comparados a outros animais: nossa pele é fina, nossos músculos são pequenos, nossos ossos são frágeis e nossas unhas são minúsculas.

Porém, desde que nos tornamos Homo sapiens, fomos dotados de duas características que nos permitiram modificar a natureza a nosso favor: o polegar opositor e o telencéfalo altamente desenvolvido.

O telencéfalo é aquela parte maior e enrugada do cérebro, logo acima do cerebelo. É nessa parte que acontecem as funções cruciais para a idealização de tecnologias: processamento dos sentidos, processamento de linguagem e armazenamento de memória e do aprendizado.

Com isso, pudemos lascar pedras e deixá-las mais afiadas, amarrando elas a cabos para criar lanças e facas, para usar no lugar de unhas, e transformar a pele de animais em roupas, que usamos para nos aquecer e nos proteger. E graças à linguagem, passamos esse conhecimento de uma geração a outra, e as gerações seguintes foram aprimorando o que já existia e descobrindo coisas novas.

Já vimos com mais detalhes o que é tecnologia, e como ela surgiu. Que tal discutirmos um pouco por que e como funciona a tecnologia?

Como a tecnologia avança?

Toda tecnologia funciona de uma forma diferente, mas sendo tecnologias, elas têm algumas propriedades comuns. para poderem funcionar e serem usadas, seguem um mesmo processo:

Desenvolvimento: desenvolve-se um protótipo da tecnologia, uma prova de conceito e ela é posta em prática para encontrar resultados iniciais.

Divulgação: a pessoa ou o grupo que criou a tecnologia a divulga para outras pessoas que possam estar interessadas nela, destacando suas vantagens e desvantagens.

Aplicação: ela é posta em prática por diversas pessoas em situações diversas.

Análise: os resultados dessas aplicações são compilados, analisados e, muitas vezes, publicados.

Aprimoramento: a partir dessas experiências e seus resultados, são propostas melhorias para ela, ou outras tecnologias são desenvolvidas visando lidar melhor com as limitações descobertas.

E esse ciclo se repete para toda tecnologia, seja ela um método, uma invenção ou um produto.

banner kit habilidades do futuro

Como funciona a eletricidade?

Nas aulas de química você deve ter aprendido sobre o átomo: um núcleo de nêutrons e prótons, rodeado por elétrons que o orbitam.

Moléculas, quando elas se formam, mantém os elétrons “presos” ao par de átomos aos quais estão ligados. Porém, em metais, os elétrons são livres: eles podem ir um átomo a outro como se estivessem nadando em um mar de átomos.

Cada elétron pode armazenar energia, e podem ser carregados e descarregados. Então se você der energia a alguns elétrons de um lado de um fio, eles podem levá-la até o outro lado, contanto que você tenha um caminho de volta (a quantidade de elétrons no fio deve se manter constante).

A eletricidade é basicamente isso: uma forma de transferir energia. A energia armazenada em represas, combustíveis, no ar e em substâncias radioativas pode ser transferida para outros lugares e usada para ligar motores, compressores, aquecedores, entre outros equipamentos elétricos e eletrônicos.

Como funciona a eletrônica?

A eletrônica é uma eletricidade em miniatura. Usando baixa energia e dispositivos como diodos, resistências e capacitores, você pode controlar para a onde a energia vai, armazená-la e soltá-la. Você pode também aumentar ou diminuir sua energia, realizar cálculos e programar ações!

A eletrônica é uma evolução da eletricidade, assim como a computação é uma evolução da eletrônica. Mas cada uma delas cumpre uma função diferente, por isso elas continuam a coexistir.

Similar Posts