Inteligencia artificial - Robo astronauta e astronauta

O que é Inteligência Artificial – IA

A Inteligência Artificial é um assunto que já é discutido há bastante tempo. Não só pelos cientistas, como também pelos artistas.

Desde a Antiguidade já existiam mitos sobre os chamados “autômatos”: criaturas mecânicas, feitas de metal, que podiam falar, agir e pensar como humanos. Durante os primeiros estudos e aplicações de IA na computação, o escritor Isaac Asimov já idealizava um mundo onde existiam robôs: máquinas eletro-mecânicas capazes de pensar e agir igual aos seres humanos, graças a seus “cérebros positrônicos” e às Três Leis da Robótica.

Mas, embora esse tema seja discutido com frequência, sempre paira no ar uma pergunta muito importante: o que é Inteligência Artificial? Só são IAs os robôs futuristas que ainda não existem? Ou um programa de computador qualquer também é uma?

Definição de Inteligência Artificial

Felizmente, esse tema já foi discutido com profundidade na academia pelos cientistas da computação. Dessas discussões, surge uma definição sucinta, mas que permite diferenciar com facilidade os programas e implementações que são IA dos que não são:

“Uma IA é um sistema que tem a habilidade de analisar e interpretar o ambiente em que se encontra e usar os dados obtidos para conseguir maximizar suas chances de obter sucesso em seus objetivos.”

Isto é, um programa que preenche planilhas pra você não é uma IA. Uma IA consegue se adaptar ao seu ambiente e mudanças nele, sempre visando completar seu objetivo.

A Inteligência Artificial no dia-a-dia

Por incrível que pareça, a IA está cada vez mais presente em nosso cotidiano, mesmo que isso não seja muito aparente.

Por exemplo: seus filhos gostam de jogar jogos digitais? Por exemplo no computador ou em video-games? Se sim, então ele entra em contato com IAs com frequência. Jogos que apresentam o modo para um jogador normalmente apresentam inimigos que servem como “obstáculos” no jogo.

Esses inimigos não são controlados por pessoas, mas sim pelo próprio programa, e são desenvolvidos para se aproximarem o máximo possível do comportamento de uma pessoa, dentro das limitações técnicas do computador e do nível de dificuldade selecionado. Com isso, em jogos de tiro, os inimigos apresentam táticas de grupo, como dar cobertura a aliados e balancear suas funções. Em jogos de estratégia, o computador desenvolve a economia, as tropas e as defesas. Diferentes gêneros de jogos apresentam IAs com diferentes abordagens, focos e métodos.

Se você usa programas ou dispositivos como o Google Assistant, a Siri da Apple ou a Alexa da Amazon, você também está em constante contato com IAs: as áreas de reconhecimento de voz e interpretação do conteúdo de mensagens (seguida pela atuação com base na mensagem) também são áreas de estudo no campo da Inteligência Artificial.

O estado da arte da Inteligência Artificial

Muitas coisas mudaram desde os tempos de Asimov. Embora ainda não tenhamos alcançado o nível tecnológico necessário para criar robôs que se comportam como humanos, o estado atual do desenvolvimento de IAs indica que atingiremos ele nos próximos anos.

Robôs humanoides

Por exemplo, a Hanson Robotics, empresa de tecnologia e pesquisa em robótica de Hong Kong, está desenvolvendo a Sophia. Sophia é uma ginoide (isto é uma androide feminina) em fase de desenvolvimento e que visa reproduzir o comportamento humano, incluindo reconhecimento facial, habilidades de fala e até a reprodução de expressões faciais.

Aprendizado de máquina

Além disso, há o famoso aprendizado de máquina. Aprendizado de máquina (ou machine learning) é o nome dado a uma IA que tem como objetivo utilizar todos os dados inseridos nela para aprender com eles e, com isso, descobrir automaticamente como fazer da melhor forma as tarefas dadas a ela com base nesses dados.

Partindo do aprendizado de máquina, está sendo desenvolvido também o deep learning (aprendizado profundo), uma das tendências tecnológicas de 2020, cujo objetivo é usar o machine learning com o fim de possibilitar que IAs possam reproduzir de maneira fiel o comportamento humano em tarefas cotidianas nossas, como identificar sons, pessoas, imagens, objetos e falas e até poder se comunicar como um ser humano.

Carros autônomos

E, claro, não podemos nos esquecer dos carros autônomos! Esta tecnologia já estava em desenvolvimento há algum tempo, mas a pesquisa da empresa Tesla nessa área reviveu o interesse nela e atualmente o testes em campo dela são constantes. Isso mesmo: os carros autônomos já estão sendo testados nas ruas, o que indica que em pouco tempo estarão aparecendo no mercado.

A inteligência artificial é uma tecnologia que já está mudando nosso mundo, mas vai mudar ainda mais. Seus filhos têm interesse nessa área? Se sim, é uma boa eles já começarem a aprender a programar.

Similar Posts