jovens mulheres de sucesso na área da tecnologia

6 jovens mulheres de sucesso na área da tecnologia

Ao mesmo tempo que ainda enfrentam limitações, jovens mulheres de sucesso na área da tecnologia estão chamando cada vez mais a atenção. O segmento antes dominado pela ala masculina, vem sendo mesclado por elas.

Independentemente do gênero, essa nova geração já nasceu em um mundo totalmente tecnológico, conhecimento fundamental para aumentar as chances no mercado de trabalho. 

Esse campo do saber oferece diversos benefícios tanto para elas quanto para a sociedade. Afinal, quem são essas meninas que vêm mudando o mundo e por que precisamos de mais integrantes femininas nas invenções tecnológicas? Vem descobrir!

Ada Lovelace

A Condessa de Lovelace é considerada umas das jovens mulheres de sucesso na área da tecnologia, conhecida como a primeira programadora de computador. Ganhou forte incentivo desde cedo por parte da sua mãe, cientista. Foi a inventora do primeiro algoritmo criado na história, através de ferramentas analíticas usadas por Charles Babbage. Capaz de computar os valores de muitas funções matemáticas, operações altamente complexas.

Garotas do “ENIAC”

Os primeiros computadores precisavam da influência humana e de artefatos mecânicos para funcionarem. As “garotas do ENIAC”, um grupo de seis mulheres a frente do tempo e pioneiras na história da informática, trabalharam nos primeiros supercomputadores e idealizaram protocolos usados até hoje.

Foi na Escola de Engenharia Moore, no estado americano da Pennsylvania, que Betty Snyder , Marlyn Wescoff, Fran Bilas, Kay McNulty, Ruth Lichterman e Adele Goldstine criavam as instruções para realizar os cálculos necessários no ENIAC. As jovens mulheres trabalhavam diariamente com mais de três mil interruptores e botões que conectam um hardware de 80 toneladas, manualmente.

Carol Shaw

Famosa por ser a primeira a trabalhar na indústria dos games, Carol Shaw foi uma das jovens mulheres de sucesso na área da tecnologia, funcionária da Atari. Sendo contratada rapidamente pela Activision, empresa na qual desenvolveu um dos maiores clássicos dos games, River Raid.

A engenheira de software para microprocessadores trabalhava com uma máquina de apenas 128 bytes de memória RAM. Ela criou o primeiro sistema de geração procedural de conteúdo, ou seja, uma fase nunca era igual à outra.

Maria Pereira

Maria Pereira, em 2012, inventou um adesivo que promete revolucionar as cirurgias cardíacas. Esse material funciona como uma cola e possibilita a correção de falhas no coração, além de unir vasos sanguíneos. 

Flexível e extremamente resistente, esse adesivo se degrada no próprio tecido do corpo, e deve ser aplicado com uma seringa. Dessa maneira cirurgias cardíacas em tórax podem se tornar menos invasivas. O que pode reduzir o risco de infecção e melhorar o tempo de recuperação do paciente. Essa invenção evidenciou Maria Pereira como umas das jovens mulheres de sucesso na área da tecnologia.

Rachel Zimmerman

Dentro desse grupo cada vez menos seleto de jovens mulheres de sucesso na área da tecnologia, podemos destacar Rachel Zimmerman, que também teve papel fundamental no setor.

Ela criou, aos 12 anos, a Impressora Blissymbol, programa de software que grava os pensamentos de pessoas com grande dificuldade para se comunicar, e transmitir mensagens via e-mail com o auxílio dos símbolos, traduzindo para a linguagem que conhecemos. E a surpresa é que foi um projeto feito para a feira de ciências.

banner minicurso linguagem c

Brittany Wenger

E, por último, mas não menos importante, citamos Brittany Wenger, mais uma das jovens mulheres na área da tecnologia. Que usou uma situação difícil, e fez o possível para resolver ao descobrir que sua prima tinha um câncer de mama, desenvolveu uma forma de estudar a genética de pacientes. Aos 15 anos, ela ganhou o prêmio Google Science Fair, e continuou desenvolvendo sua ferramenta. Aos 17 anos, aprimorou o dispositivo a ponto de detectar cânceres gravíssimos, até leucemia!

Jovens mulheres na área da tecnologia

Saiba os principais benefícios e por que é importante incentivar para que jovens mulheres na área da tecnologia:

  • Redução da desigualdade de gênero
  • Estímulo do raciocínio lógico
  • Variedade de opções para atuação
  • Incentivo ao aprendizado

É muito importante que isso aconteça, pois incentiva outras meninas a irem atrás de conhecimentos tecnológicos para que possam futuramente ocupar boas vagas de emprego. 

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e isso é um grande diferencial que poderá garantir um futuro promissor. Um dos benefícios de apresentar a tecnologia para as garotas ainda jovens é que essa área do saber favorece o desenvolvimento cognitivo e desperta diversas habilidades.

Aprender mais sobre programação forma cidadãs que têm tudo para fazer ainda mais diferença no mundo. Conheça o curso de programação para crianças da I Do Code agora mesmo!

Similar Posts