mãos utilizanod um tablet e ao fundo um notebook

Inovação tecnológica: Evolução da tecnologia nos últimos anos

Se o mundo está girando mais rápido não podemos dizer, mas podemos afirmar que a inovação tecnológica, com certeza, revolucionou todo o mundo e trouxe para nossas vidas muita comodidade. Televisores de alta-definição, dispositivos portáteis, GPS, smartphones, notebooks, internet sem fio e em alta velocidade, comunicação instantânea, redes sociais. Acompanhe a linha de tempo da evolução da tecnologia nos últimos anos: 

Primeira Inovação tecnológica: BlackBerry (1999)

Logo no início deste século houve o lançamento do primeiro BlackBerry, mais focado no mercado corporativo, que tinha aplicativos como envio de mensagens, músicas, calendário e bloco de notas, mas ainda não era um telefone. Mas foi só em 2002 que a empresa se tornou bem-sucedida no mercado de smartphones.

Pendrive (2000)

Em 2000, outra evolução da tecnologia, foi lançado o primeiro pendrive do mercado, oferecendo espaço 6 vezes maior do que o disquete. Uma companhia de hardware, chamada Trek Technology, de Cingapura, criou o ThumbDrive, que armazenava, na época, 8 MB.

iPod (2001)

Com edições de 5 e 10 GB para guardar música, espaço bem maior de armazenamento que CDs e DVDs convencionais da época em um tamanho moderno e compacto, o iPod chegou no mercado do mundo todo em 2001. 

Grande inovação tecnológica dos anos 2000: Skype (2003)

No ano  2003 nasce a Skype, o ápice da evolução da tecnologia foi a comunicação por chamada de voz e vídeo, que podia ser feita para qualquer parte do mundo através do computador. Em 2011 a Microsoft compra a companhia por 8,5 bilhões de dólares.

Orkut (2004)

Lembra do Orkut? Em 2004 a Google lançava uma das redes sociais mais queridinhas do Brasil, que tinha como  alvo inicial os Estados Unidos, mas que finalizou os seus trabalhos em 2014. 

Facebook (2004)

Mark Zuckerberg funda em Harvard a rede social Facebook, o serviço era simples e só funcionava no campos em 2004. Hoje é considerada a maior rede social do mundo com bilhões de usuários. A rede se inova constante, provando que a evolução da tecnologia nunca para.

Google Maps (2005) 

O que dizer então da empresa Where 2 Technologies, fundada pelos irmãos dinamarqueses Jens e Lars Rasmussen, na Austrália, responsável por lançar o programa de mapas para desktop, totalmente revolucionário e indispensável nos dias de hoje. Comprado e lançado pela Google em 2005. O Google Maps mudou a forma como lidamos com mapas e imagens via satélite.

YouTube (2005)

O YouTube, um dos domínios mais acessados do planeta, junto com o Google e com o Facebook, é um site de compartilhamento de vídeos, fundado por três ex-funcionários da Paypal: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim em 2005. Teve uma rápida ascensão e no ano de 2006 a plataforma foi comprado pela gigante Google.

banner minicurso edicao de videos

Twitter (2006)

Jack Dorsey cria o Twitter, serviço de microblog cujos posts têm o limite de 140 caracteres. A ideia inicial era um serviço de atualização de status e comunicação via sms para mais tarde se tornar essa inovação tecnológica incrível. O domínio twitter.com encontra-se atualmente entre os 10 mais visitados do mundo.

Mal sabíamos a febre que viraria essa inovação tecnológica:

iPhone (2007)

A inovação tecnológica de 2007 revolucionou a comunicação mundial. Nesse ano histórico a Apple lança o iPhone, que substituir o teclado convencional por um touch-screen. Além da experiência próxima de um computador na palma da mão. Em dezembro do mesmo ano surge o sistema operacional Android, criado pela Google. 

Nesse ano surge também a primeira geração do Kindle, dispositivo de livros. Hoje o serviço disponível está mais acessível e é possível baixar o app na Amazon e realizar leituras em diferentes aparelhos de forma paga e gratuita.

Mais uma inovação tecnológica da gigante Google: Google Chrome (2008)

Esse navegador tirou o reinado da Internet Explorer e da Microsoft. O Google Chrome, em 2008, foi disponibilizado para download, após um vazamento na Web de uma história em quadrinhos que apresentava o browser.

iPad (2010)

Apple apresenta o tablet iPad, que vende um milhão de unidades em menos de um mês. Um sonho antigo da empresa. Outro produto de grande revolução e inovação tecnológica do setor de gadgets portáteis, com design avançado

Linkedin (2016)

O Linkedin é uma rede de negócios, a maior do mundo. Podemos compará-la às redes de relacionamento, porém mais voltada para contatos profissionais. O usuário pode fazer a busca de empregos, as empresas podem divulgar vagas de emprego e ambos podem fazer Networking. Foi fundada em 2002 e ficou mundialmente conhecida em 2016, depois que a Microsoft anunciou a aquisição da empresa.

Inovação tecnológica na última década

Nos últimos 10 anos mudamos a forma de nos comunicar, surgiram novas profissões, os serviços remotos, empresas como Netflix, e Spotify, games como o Xbox Live, milhares de apps e descobrimos outras maneiras de consumir conteúdo: notícias, filmes, séries, jogos, cursos e música. Graças a inovação tecnológica de computadores, smartphones, internet, que estão cada vez mais rápidos.

Esse é um momento muito oportuno para que nossas crianças possam usufruir da tecnologia de forma positiva, através da infinidade existente de apps educativos, aprender sobre robótica e programação, de uma forma moderna e divertida. E aí curtiu as nossa linha de tempo sobre as inovações marcantes dos últimos anos?

Similar Posts