inovação tecnológica nas cidades

Inovação tecnológica: o que está acontecendo no mundo atualmente?

Pessoas que hoje tem mais de 30 anos, se pudessem voltar no tempo de sua infância e vislumbrar a tecnologia que as crianças de tempos atuais têm acesso, com certeza gostariam de ter a oportunidade de mudar a década de nascimento para vivenciar toda essa inovação tecnológica que mudou nosso comportamento em um nível geral.

E quando achamos que essa inovação tecnológica vai estagnar, ela só nos surpreende cada dia mais e mais.

Hoje caminhamos a passos largos com a Quarta Revolução Industrial, a da tecnologia, que continua a mudar todas as nossas estruturas sociais.

Estamos cada vez mais interligados, e o mundo físico tem se confundido cada vez mais com o mundo cibernético. Até que ponto eles se unirão? Não sabemos.

Acompanhamos esse processo, ora como espectadores, ora como atuantes. Sendo inseridos quase que por osmose em um modelo de vida que existirá quer queiramos ou não. Basta que nos adaptemos a ele.

Sociedade 5.0

Muitos consideram que já estejamos em um nível acima da Quarta Revolução Industrial; que já estejamos vivendo a Sociedade 5.0, que já seria uma sucessora da anterior. Enquanto outros acham que essa nova etapa de inovação tecnológica seja apenas um complemento da anterior.

Mas qual o tipo de inovação tecnológica da Sociedade 5.0?

Bem, chegamos em um nível em que o mundo físico realmente está sendo colocado em modo virtual, ou vice-versa.

banner kit habilidades do futuro

Sendo assim, nossas informações do dia a dia, como o que falamos, onde andamos, o que desejamos, entre outras informações, são inseridas cada vez mais no espaço cibernético.

Como dissemos, muitas vezes, essa transição de informações entres esses espaços já deixou de ser algo que possamos escolher ou não compartilharmos. E essas informações cada vez mais são filtradas e trabalhadas, por meio da tecnologia e sensores, de forma a estarem sempre dispostas a facilitar nossa vida em sociedade.

E sabe quem tem sido a protagonista desse cenário? A inteligência artificial.

Aqueles filmes antigos, onde achávamos que robôs e carros voadores seriam algo muito futuro, estão cada vez mais perto de se tornarem realidade.

Mas não veja isso por um lado assustador, e sim como um caminho de esperança para um futuro melhor.

Efeitos benéficos da Inovação Tecnológica

A inovação tecnológica poderá ajudar a melhorarmos como sociedade e a nossa relação com a natureza e conosco mesmo. Entre alguns de seus benefícios, estão:

Mobilidade

Atualmente já podemos perceber que os drones são só o princípio de veículos maiores que futuramente circularão por aí, melhorando a acessibilidade e acabando com dificuldades como escassez de abastecimento de combustível ou de destruição do meio ambiente.

Veículos mais limpos e sustentáveis são projetados e imaginados numa velocidade incrivelmente rápida.

Saúde

As inovações transformarão o que hoje conhecemos da medicina. Pacientes e médicos estarão cada vez mais conectados, proporcionando tratamentos muito mais efetivos e personalizados. Consequentemente veremos aumentar o envelhecimento da população de forma mais saudável e confortável.

Muitos problemas atuais de saúde, serão coisas do passado.


Infraestrutura das cidades


Sabe aqueles filmes futuristas com arquitetura quase retirada de um programa de computador? Pois bem, elas estão mais perto de se tornarem realidade.

Obras mais rápidas, confiáveis e com estruturas sustentáveis estão cada dia mais tomando o espaço de grandes centros urbanos. E tudo graças às tecnologias para desenvolver esses projetos arquitetônicos futuristas.

O layout do mundo mudará para melhor!

Essas são só algumas das inúmeras funções que esse novo tipo inovação tecnológica ajudará no processo de construção de uma nova sociedade, com mais esperança, conforto e prosperidade.


Como ficará o mercado de trabalho com tanta inovação tecnológica?


Esta é uma pergunta que circunda os setores empresariais desde a Revolução Industrial, onde as máquinas ocuparam muitas funções realizadas unicamente pelo trabalho humano, e deixaram muitos receosos em como seria para os trabalhadores, se as máquinas poderiam fazer todo o serviço.


Bem, basta usarmos esse exemplo. Desde a Revolução Industrial, milhares de outros novos empregos foram criados a fim de se adaptarem a esse novo modelo de trabalho.


Da mesma forma, com as inovações tecnológicas atuais e que ainda virão, será necessário que nos aperfeiçoemos a essa nova realidade.


Por isso nós, da I Do Code, entendemos o quanto é essencial que comecemos uma estruturação educacional para as diferentes formas de trabalho que virão.


Não é à toa que hoje crianças estão sendo cada vez mais ambientadas ao mundo da programação e tecnologia. Afinal, eles serão os trabalhadores do futuro.


Assim, meninos e meninas ingressam nesse mundo incrível, cheio de aventuras e oportunidades. Mundo que nem sonhávamos em nossa época de infância. Mas que eles nem se imaginam sem.

Similar Posts