inovação tecnológica

Inovação tecnológica: veja onde estão os maiores investimentos em 2020

Nos anos de 2020, viveremos o próximo estágio da inovação tecnológica, com promessas que vão desde inteligência emocional, a interfaces e recursos cognitivos hiper intuitivos que transformarão nossas vidas e nossa forma de ver o mundo.

Para se arquitetar inovações tecnológicas, é necessária uma compreensão profunda das realidades de hoje e possibilidades de amanhã. Assim como uma apreciação pelas forças da tecnologia e do mercado que impulsionam a mudança.

A inovação tecnológica evolui de maneiras inesperadas. Várias das tendências deste ano representam combinações fascinantes de forças macro e outras avanços tecnológicos.

Vamos conhecer quais serão as tendências deste ano?

Avanços de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial agora faz parte da vida cotidiana, impulsionada pelo surgimento de um ecossistema de dispositivos. Em 2020, o reconhecimento emocional e a visão computacional serão ampliados e a Inteligência Artificial terá um momento de inovação na fabricação.

E ela tem invadido fábricas e empresas, áreas médicas e científicas. Veremos cada vez o nosso mundo ser moldado com os avanços tecnológicos relacionados à Inteligência Artificial.

banner kit tecnologia na educacao

Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas (IoT) é uma das tendências fortes para 2020.

Sabe o que é isso? É uma inovação tecnológica que tem o foco de conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores.

Você deve ter percebido que cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e outros itens, conectados à Internet e a outros dispositivos, como computadores e smartphones.

Com o avanço da rede de internet 5G, a Internet das Coisas só tem a aumentar. Veremos que muitos itens do nosso cotidianos estarão ligados à rede mundial de computadores.

Maior processamento de computação de ponta

Cada dia que passa, mais aumenta a necessidade de maior desempenho dos hardwares de computação de ponta, já que melhores sensores e modelos de Inteligência Artificial permitem uma série de novas aplicações. 

Por isso, deve-se aumentar a capacidade de processamento de informações e de uso da rede.

Hoje já ouvimos falar no uso de chips de Inteligência Artificial de alto desempenho, conhecidos como chips neuromórficos ou cerebrais, que imitam a estrutura do cérebro e processam os principais algoritmos de inteligência artificial. Incrível, não é mesmo?

Nova era da Internet de Banda Larga 5G

A concorrência de 5G entre os EUA e a China está entrando no palco principal em 2020.

Pois surgirá uma nova competição sobre quem poderá impulsionar o 5G mais rapidamente no uso do consumidor em massa.

Há também o projeto de banda larga Starlink planejado pela SpaceX, que deseja lançar até 2.500 satélites para fornecer Internet de alta velocidade a partir de 2020.

Isso marcará uma nova era da Internet de banda larga e só temos a ganhar com isso.

A internet ficará cada vez mais rápida e atenderá demandas maiores de upload e download.

Inovação Tecnológica na Medicina

A inovação tecnológica na área médica está relacionada principalmente à análise genômica para aprender sobre doenças e fornecer métodos de prevenção.

Assim, muitas doenças serão evitadas antes de se desenvolverem, diminuindo a sobrecarga do sistema de saúde e aumentando o envelhecimento saudável da população.

Com a evolução da Inteligência Artificial, ocorrerá uma ​​melhora na qualidade do tratamento. Em 2020, muitas imagens médicas tiradas com ressonância magnética, tomografia computadorizada e raios-X serão diagnosticadas com Inteligência Artificial. 

Avanços e Inovação Tecnológica na Robótica

A programação e instalação de robôs têm se tornado algo cada vez mais natural. E com os avanços tecnológicos recentes, já é possível utilizar sensores digitais combinados com softwares inteligentes que permitem métodos de ensino diretos, chamados de “Programação por demonstração”.

Nesse tipo de programa, as tarefa que necessitam ser executadas por um robô são primeiramente executadas por um humano, e esses dados são então transformados pelo software no programa digital do robô.

Essas ferramentas de aprendizado serão ainda mais otimizadas neste ano, permitindo que os robôs aprendam por tentativa e erro ou por demonstração em vídeo e otimizem seus movimentos automaticamente.

Um ano de saltos em Inovação Tecnológica

Como vimos, as mudanças nos levarão a uma nova era, onde os robôs, a Internet das Coisas (IoT) e outras tendências em inovação tecnológica serão os protagonistas dos nossos dias.

Algumas tendências se mantêm, afinal, não é todo ano que soluções novas surgem, mas as existentes podem ser aprimoradas. Outras têm ganhado força e prometem revolucionar muito do que se conhece hoje em termos de tecnologia.

Essas mudanças tecnológicas farão um imenso impacto em todos os setores. Estar atualizado não basta, é preciso pensar à frente.

Por isso nós entendemos o quanto é importante que comecemos uma estruturação educacional para esse novo mundo que a cada novo ano, se modifica de forma drástica.

As tecnologias avançarão cada dia mais e mais, e não saber utilizá-las lhe deixará fora desse novo mundo.

Similar Posts