empregos do futuro: criança aprendendo robótica

Empregos do futuro: Quais serão as profissões do futuro?

A tecnologia e a sociedade estão sempre em constante evolução. Com o passar do tempo, alguns empregos passam a se tornar obsoletos e somem com o tempo, e novas funções passam a existir, o que nos leva a pensar em quais serão os empregos do futuro.

O tema em si tem sido uma pauta importante do Fórum Econômico Mundial: estudos estimam que 65% das crianças que entram hoje na escola terão profissões que ainda não existem, e novas habilidades serão necessárias no trabalho.

É importante estar nas mudanças e tendências para não ficar para trás. Se estiver procurando entrar no mercado de trabalho ou mudar de profissão, é uma boa ideia investir nas profissões que estarão em alta nos próximos anos. Logo abaixo comentaremos mais sobre algumas delas.

Esses empregos do futuro são resultado de tecnologias ou tendências que já existem e estão em crescente adoção e evolução. Algumas, inclusive, utilizam de conhecimentos que ainda não são ensinados nas universidades. Confira:

Especialista em Fontes Renováveis de Energia

A questão das mudanças climáticas é um assunto que é sempre pautado pela ONU e pela União Europeia a algum tempo e agora toma as manchetes de jornais graças à ação da ativista Greta Thunberg. A maioria dos países do mundo se comprometeu a reduzir suas emissões de carbono, e um dos meios de se fazer isso é substituindo usinas termelétricas por energia solar e eólica.

A geração de energia elétrica pela energia solar e pela energia eólica é atualmente mais cara e menos eficiente que outras formas de geração. Por isso, um emprego do futuro é a especialização nessa área, para melhorar as tecnologias e torná-las viáveis no futuro próximo, contribuindo, com isso, para a diminuição das emissões de carbono.

banner kit habilidades do futuro

Analista de Segurança da Informação

O uso da Internet está ficando cada vez maior. A velocidade da transmissão é cada vez mais rápida e o volume de dados transmitidos é cada vez maior. Algumas tecnologias novas dependem da Internet para funcionar, como a Internet das Coisas. Isso também significa que proteger a rede da sua empresa e da sua casa é algo cada vez mais crítico.

Por causa disso, um emprego do futuro é o analista de segurança da informação. É um profissional responsável por manter a segurança na rede e se manter um passo à frente de possíveis invasores mal-intencionados, impedindo que comprometam o funcionamento dos aparelhos.

Desenvolvedor de Blockchain

Blockchain é uma tecnologia inovadora da área de segurança de dados. É uma forma de garantir que transações entre pessoas por meios digitais seja legitimada sem a necessidade de mediadores. Sem esses mediadores, as transações ficam mais baratas. O Blockchain é uma das tecnologias por trás das moedas virtuais, como o Bitcoin.

Muitas empresas e universidades estão investindo em pesquisa no Blockchain para descobrir novas aplicações para ele, o que está tornando essa área em um dos empregos do futuro. A empresa Ethereum, por exemplo, está usando ele para criar todo um mercado baseado em sua própria moeda.

Desenvolvedor de VR

A realidade virtual é outra tecnologia que está em alta ultimamente, e só tende a crescer. Graças ao aumento do poder de processamento dos processadores e placas de vídeo, ela está mais viável a cada dia, e várias empresas estão realizando altos investimentos nela, tais como o Facebook (com o Oculus Rift), a HTC (com o Vive) e a Valve (com o Valve Index).

Esse emprego do futuro apresenta a oportunidade de trabalhar tanto com o hardware (isto é, o equipamento em si), quanto com os softwares (isto é, os jogos que funcionam com VR).

Especialista em Impressão 3D

Você deve conhecer a impressão 3D pela sua habilidade de criar peças de plástico em uma máquina compacta e relativamente barata. Os objetos que ela cria normalmente são frágeis e muitas vezes é difícil imaginar que sejam úteis para algo além de prototipagem.

Porém, várias empresas e universidades investem em tecnologia de impressão 3D para diversos fins, não só criando impressoras de plástico que criem peças mais resistentes, como criando impressoras que usem gesso, metal e até cerâmica. Se especializar nessa área é um emprego do futuro que já é realidade.

Engenheiro Geneticista

Indo um pouco mais para a área da biologia, outro emprego do futuro é o de engenheiro geneticista. Os avanços na área de genética foram tão grandes recentemente que já é possível modificar genes com exatidão, podendo substituir uma parte por outra sem erros.

Ainda há grandes controvérsias quanto à edição de genes humanos, especialmente em embriões. Porém, na área da agricultura, essas novas tecnologias eliminam os riscos dos transgênicos obtendo os mesmo resultados: maior resistência a pestes e produção de alimentos mais gostosos e bonitos.

Como se preparar para as profissões do futuro?

Vimos anteriormente alguns exemplos de empregos do futuro. Essas profissões já existem e, inclusive, possuem profissionais conhecidos em algumas delas, publicando livros sobre a área para que as pessoas possam se aprofundar ainda mais.

São diversos os empregos que estão crescendo e que daqui alguns anos estarão em alta, além das oportunidades continuarem aumentando. É fato que muitas delas envolverão diretamente o uso e criação de tecnologia, tonando-se importante não apenas saber utilizar tecnologia, como também saber criá-la.

Sabendo disso, fica claro o quão importante é preparar-se através do ensino de programação e tecnologia, a qual já é disciplina obrigatória em países como Austrália, Inglaterra, Estados Unidos, Finlândia, Alemanha, Japão e Coreia do Sul.

Leia nosso conteúdo sobre a diferença entre aula de informática e educação tecnológica e veja quais os benefícios de aprender mais sobre tecnologia!


Similar Posts