alunos dentro de uma sala de aula prestando atenção no professor

Educação Digital ou Tecnológica: saiba o que é e sua importância para os estudantes

Não é novidade para ninguém a relação cada vez mais estreita das crianças e dos jovens com a Tecnologia. Essa relação, inclusive, acontece cada vez mais cedo, por conta disso que a educação digital é tão importante, não podendo ignorar ou proibir essa realidade, o indicado é aproveitar a habilidade dos estudantes com os meios tecnológicos para usá-los ao seu favor.

Mas de que forma a Educação Digital pode acontecer na prática? Existem ferramentas importantes para isso, como aulas para aprendizado de programação e robótica, por exemplo.  Por meio desses ensinamentos, as crianças e adolescentes criarão novas habilidades tão importantes e necessárias no século XXI.

De acordo com análise divulgada no Fórum Econômico Mundial em Davos, realizado em janeiro deste ano, as profissões do futuro podem criar 1,7 milhões de novas oportunidades apenas em 2020. A adoção de novas tecnologias junto a tendências globais mostra uma demanda mista de habilidades digitais e humanas para o futuro do trabalho, com carreiras surgindo em diversas áreas.

Entenda de que forma a Educação Digital pode ser incorporada à vida dos estudantes, como ela será importante na vida profissional do seu filho e a melhor maneira de se beneficiar desse aprendizado.

O que é Educação Tecnológica ou Digital?

A Educação Tecnológica ou Digital se propõe a apresentar o uso de novas tecnologias, recursos e ferramentas tecnológicas de maneira segura, responsável e consciente, de modo que seu filho as utilize em seu dia a dia. Não se trata de aprender a usar tablets, computadores e outros itens, mas sim conceitos da computação, da matemática e outras atividades que permitem o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, além da capacidade de resolver problemas, entre outras habilidades.  

Na Educação Tecnológica o aluno aprenderá a trabalhar com programação, por exemplo e, com isso, criar essas e outras tecnologias. A I Do Code dispõem de um curso completo onde o aluno terá uma introdução sobre a tecnologia, noções iniciais de animação e, ao longo dos semestres, se aprofundar em temas como robótica, webdesign, jogos profissionais e empreendedorismo.  

Entre os benefícios desse conhecimento estão: 

Raciocínio Lógico: os alunos são constantemente desafiados com novos problemas, reforçando seu raciocínio lógico.

Criatividade: por meio da educação digital, os alunos exercitam sua criatividade desenvolvendo novos projetos e também criando soluções para resoluções de problemas e situações do dia a dia.

Concentração: programar requer concentração e foco na solução ajudando a pensar de forma objetiva e clara.

Solução de Problemas: projetos em grupos e individuais voltados para completar desafios

banner curso criacao de sites

Veja quais as tecnologias mais utilizadas para desenvolvimento da Educação Digital

É possível desenvolver a Educação Tecnológica por meio de ferramentas que estão começando a ganhar espaço na vida dos estudantes. Veja algumas delas:

Robótica

Cada vez mais comum nos currículos escolares, a Robótica é uma metodologia de ensino multidisciplinar que estimula os alunos a construírem seus próprios projetos a partir do manuseio de sistemas mecânicos, utilizando conceitos dá física e cálculos.

A robótica atua no sentido dos alunos desenvolverem a capacidade de solucionar problemas, de trabalhar de forma coletiva, melhorar o raciocínio lógico, além de estimular a criatividade, habilidades importantes para vida escolar, acadêmica e para o mercado de trabalho.

Programação

O ensino de Programação é outra ferramenta importante para o desenvolvimento da Educação Digital. Ela colabora para que as crianças entendam não apenas de forma mais detalhada e profunda o mundo tecnológico, mas também que utilizem seus recursos de maneira mais consciente e responsável.

Elas começam a entender o funcionamento e a aplicação dos códigos, passam a ter conhecimento e condições de criar seus próprios jogos e aplicativos, e assim deixam de ser meras usuárias e começam a criar uma postura ativa, crítica e criativa em relação à tecnologia.

Pelos menos cinco plataformas podem ser usadas por seu filho para iniciar o estudo sobre programação. Por meio delas, os alunos começarão a ter uma noção inicial sobre pensamento computacional e os pais já começarão a perceber a diferença no aprendizado.

Games

O desenvolvimento de games também ensina inúmeras habilidades às crianças. Isso porque ele trabalha planejamento e estratégia, além da capacidade de solucionar problemas e trabalho em equipe, sendo uma ótima opção também para aprendizado dentro da Educação Digital.

Além de criar os jogos, os alunos também podem utilizá-los para maior entendimento dos conteúdos da escola, por exemplo. Com o auxílio de games educacionais podemos despertar nas crianças e jovens o interesse e a busca por conhecimento, além de tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas.

Se você se interessou por esse conteúdo, quer proporcionar para o seu filho  uma Educação Digital de qualidade, conheça um pouco mais sobre o curso oferecido pela I do Code, inscreva-se em nosso site e acesse nosso Instagram.

Similar Posts