how drones will change the world in the next 5 years

O que são drones e como eles podem ser utilizados?

A tecnologia está sempre avançando e quase que diariamente surgem novidades que tem como intuito  facilitar uma série de atividades e trazer melhores experiências e condições de vida para todas as pessoas. Uma tecnologia consideravelmente que tem chamado atenção são os drones. Os drones podem ter uma utilidade maior na vida dos cidadãos comuns do que você possa imaginar.

O que são os drones?

Os drones não possuem uma definição única e precisa, tampouco tão simples, mas podemos classificar os drones como uma espécie de veículo aéreo, um objeto voador de pequeno porte e não tripulado, que é controlado remotamente.

Você pode comandar e determinar todos os movimentos e ações do drone, sem a necessidade de contato direto com o equipamento. Eles podem realizar toda uma sorte de atividades, incluindo atividades pesadas e em ambientes pouco amigáveis.

Os drones se tornaram bastante populares entre os militares, devido a enorme utilidade que eles podem ter em determinadas operações, onde a ação humana direta não é possível ou desejada e a estratégia bélica pode conquistar diversos objetivos. Porém sua utilidade não se resume às atividades militares. Drones podem e também são utilizados na sociedade civil para facilitar um grande número de atividades.

Recentemente, em outubro, foi lançado um drone, em Oklahoma, nos Estados Unidos, pela General Eletric, no centro de pesquisa de desenvolvimento de óleo e gás. Com um peso de 9 kg, a principal utilidade desse drone é ser capaz de detectar vazamentos de uma maneira ágil e eficiente.

A Intel lançou recentemente também um drone destinado a utilização dentro da indústria. Além desses dois, em Ruanda foi desenvolvido um terceiro modelo de drone, que vai ter a incrível funcionalidade de enviar sangue, plasma e coagulantes a hospitais em zonas rurais do país.

No âmbito pessoal, os drones são utilizados para filmagens de eventos, como casamentos e festas, além de filmagens para cinema e canais de youtubers. 

A tecnologia a favor da formação: o uso dos drones pelos jovens

Os jovens costumam ser bastante aficionados por tecnologia. Produtos tecnológicos, quanto mais sofisticados e diferentes, despertam a atenção e interesse deles. Os drones, que são de certa forma uma novidade, tem um enorme potencial de engajar os alunos e agregar muito mais valor aos seus conhecimentos.

A tecnologia não deve ser utilizada apenas como uma ferramenta para a facilitação de aprendizagem de conteúdos programáticos habituais, mas como um modo mais prático e dinâmico de ensinar a esses jovens como conhecer e saber utilizar essa tecnologia em si, criando jovens preparados para o futuro, que deverá ser cada vez mais tecnológico.

O ponto principal da utilização dessa modalidade de dispositivo é educar esses jovens no campo da ciência, tecnologia, matemática, engenharia e afins. Saber como funcionam melhor os drones, como utilizá-los, o que fazer em caso de problemas, como aprimorar a experiência com o equipamento, enfim, lidar com aquela tecnologia de forma plena e usá-la a seu favor.

A Make Block, uma startup chinesa, criou um drone modular, que pode ser montado e desmontado livremente, em concordância com os seus objetivos. Além de poder manipular esses aspecto físico, ele possui um aplicativo que permite a programação de diversas ações, sem grandes complicações.

O funcionamento relativamento simples desse drone permite aos jovens uma fácil compreensão e manipulação dessa tecnologia. O fato dele ser montável e ter um software que permite programações variadas ajuda os jovens a aprender a programar e aplicar conhecimentos de engenharia de forma lúdica.

banners internos

 Aprendendo de forma lúdica com os drones

Os pais por vezes ficam receosos com um possível excesso envolvimento de seus filhos com artefatos tecnológicos dos mais variados. Contudo, tomando-se os devidos cuidados, a tecnologia pode ser extremamente favorável e benéfica a eles, pois seu funcionamento produz uma série de estímulos vantajosos.

Vivemos em uma era tecnológica, onde cada vez mais temos locais e atividades tomados por máquinas, por tecnologias diversas. Os drones são uma das muitos formas de preparar os jovens a lidar melhor com essa realidade.

Legal, né? Descubra também o que é realidade virtual!

Similar Posts