tesnologia: mulher com efeito gamificado

Tecnologia do futuro: conheça 4 tipos que vão mudar nosso dia-a-dia

A tecnologia vem mudando nossas vidas de forma que, há poucos anos atrás, nem poderíamos imaginar. E, para além das invenções mirabolantes mostradas nos filmes de ficção científica, há uma série de possibilidades capazes de impactar de forma direta o futuro da sociedade. Veja a seguir 4 dos principais avanços que irão mudar totalmente o nosso dia a dia.

Realidade virtual 

Apesar dos diversos avanços já realizados na tecnologia de realidade virtual, as perspectivas para o futuro são ainda mais promissoras. Isto porque a integração com o mundo digitalizado tem evoluído constantemente.

Existem grandes perspectivas de que a tecnologia possa conectar pessoas ao passado, ao futuro ou a diversos ambientes que facilitem o aprendizado e a compreensão. Entre esses usos podemos citar:

Existem grandes perspectivas de que a tecnologia possa conectar pessoas ao passado, ao futuro ou a diversos ambientes que facilitem o aprendizado e a compreensão. Entre esses usos podemos citar:

  • Treinamentos ultra realistas em qualquer ambiente. Desde locais de alta periculosidade, como usinas nucleares, até salas de cirurgias, onde são realizadas simulações de operações cirúrgicas.
  • Maior interação entre as pessoas digitalmente. Com as novas tecnologias de software, é possível conectar pessoas por meio da realidade virtual. Elas podem tanto jogar centenas de jogos entre si e/ou conversar por meio de avatares virtuais.
  • Explosão no entretenimento. É possível você estar imerso em um ambiente de realidade virtual e assistir a qualquer tipo de conteúdo. Desde um vídeo no Youtube, até uma série ou filme na Netflix.  

Um exemplo de um grande avanço obtido nessa área da tecnologia é o Óculus Go, óculos de realidade virtual que não depende de smartphones. Não havendo a necessidade de uso de um smartphone junto ao óculus, problemas como superaquecimento do aparelho eletrônico e necessidade de constante recarga são evitados. A qualidade e agilidade de qualquer aplicação usando o software do óculus Go é surpreendente, sem atrasos ou travamentos. Outro ponto fundamental foi a diminuição do preço do conjunto hardware + software. Hoje, é possível adquirir toda esta tecnologia por um valor inferior a R$1.000,00.

Para entender melhor o poder que isso tem trazido, assista a esse vídeo! Nele, é mostrado como duas pessoas podem interagir de forma diferente nos dias de hoje através da realidade virtual.

Inteligência artificial

A inteligência artificial já está presente de diversas formas dentro da sociedade. No entanto, há uma série de estudos sendo realizados para automatizar cada vez mais o mundo, em diferentes esferas. Entre os principais meios onde isto se destaca estão o de locomoção, integração e aprendizado. Assim sendo, podem haver grandes oportunidades pela frente.

Em 2017, ocorreu um feito que poucos acreditavam ser possível. A empresa britânica Deepmind criou um programa que ganhou dos melhores jogadores do mundo no jogo Go. Pense em um jogo onde há muito mais possibilidades de movimento que o xadrez a todo momento, tornando o número de combinações de jogadas praticamente infinitos. Foi lançado, inclusive, um excelente documentário na Netflix para explicar um pouco dessa história. Desde a  invenção do computador DeepBlue pela IBM, que ganhou do grande mestre Garry Kasparov, esse era um dos grandes desafios que muitos tentavam desvendar a solução. 

Outro exemplo incrível que podemos citar foi quando um programa de inteligência artificial venceu humanos em um jogo de cooperação altamente complexo e jogado por milhões de usuários em todo mundo chamado Dota. Você consegue imaginar todos os tipos de aplicação que vem pela frente se a inteligência artificial já consegue superar humanos em jogos de cooperação? 

Drones

Que os drones são uma tecnologia viável nós já sabemos. Agora que eles estão sendo cada vez mais aceitos, seus usos estão aumentando significativamente. Não apenas, como também estão revolucionando o mundo!

Antes usados para entretenimento pessoal, agora já vemos desde corridas de drones, usos militares e até mesmo transporte pessoal. Uma aplicação que tem muito potencial para mudar a logística no mundo todo é justamente o uso de drones. Com eles, Todo o processo de entregas de mercadorias pode vir a ser automatizado. Há alguns anos, a Amazon, gigante do comércio eletrônico, abalou o mundo publicando um vídeo de uma nova tecnologia iminente. Nele, todo o sistema de entrega de mercadorias a curta distâncias seria feito de forma muito mais rápida, simples e automática. Você pode assistir ao vídeo clicando aqui.

É realmente algo fantástico de se imaginar o mundo funcionando com os drones. Já imaginou fazer um pedido e ele chegar em alguns minutos em sua casa?  

Dinheiro virtual

As moedas digitais já são uma realidade para várias pessoas no mundo. Porém, este tipo de tecnologia pode ser considerada uma etapa natural da evolução em todas as transações financeiras do futuro. Ativos como o Bitcoin podem substituir o dinheiro de papel e formar uma moeda unificada, trazendo impactos diretos a todas as pessoas do planeta. As moedas virtuais tem tudo para ser a norma em todo o mundo, pois as transações não são reguladas por uma instituição central, fazendo com que o sistema funcione de forma simplificada e mais segura, visto que as aplicações atuais usam blockchain como base do funcionamento.

Atualmente há uma explosão de moedas virtuais, inclusive é possível você investir numa moeda virtual, tentando prever a sua valorização, assim como estamos acostumados a investir em uma moeda estrangeira como o dólar. Você acredita que até mesmo no Brasil já foi criada uma bolsa de valores somente de moedas virtuais? A moeda bitcoin fez com que muitas pessoas se tornassem milionárias em pouco tempo, pois em pouco tempo de vida, ela teve picos de crescimento incríveis

Um aviso final sobre as moedas virtuais, é que elas têm um fator controverso em relação a sua forma de transação, pois elas são registradas de forma anônima. Desta forma elas podem potencializar todo tipo de atividade ilícita sem deixar rastros. De qualquer forma, as moedas virtuais vieram para ficar e o consenso fala de como elas continuarão em plena expansão.

Um futuro promissor através da tecnologia

Estas são apenas algumas previsões que devem se concretizar. Assim, haverá vários tipos de tecnologia para melhorar a vida da sociedade em todo o planeta. O mais importante é ter em mente que, muitas destas inovações já estão presentes na sociedade, e são cada vez mais usadas. Assim, seu próximo passo será, naturalmente, evoluir e avançar cada vez mais.

Em vista destas informações, cabe à sociedade preparar-se para o que está por vir. A tecnologia pode ser uma excelente aliada no futuro. Para isto, basta que seja utilizada para o bem das pessoas. Desta forma, o dia a dia de todos terá mudanças incríveis pela frente, sendo cada vez mais positivo e evoluído.

Similar Posts