várias peças de quebra-cabeça sobrepostas

Relação entre a resolução de problemas e a lógica de programação

Você já ouviu falar de pensamento lógico? Saiba que seu filho estará preparado para a resolução de problemas ao desenvolver essa habilidade. Mas você deve estar se perguntando: como?

Estudar a lógica programação da maneira certa, poderá ajudar seu filho não somente a ter um emprego em uma das áreas mais promissoras do mercado, como também a resolver problemas escolares e do dia a dia com mais facilidade, pois ele desenvolverá um pensamento lógico.

Como a lógica de programação fará seu filho enxergar o mundo de outra maneira? Ela ajuda a criança a ver como um grande desafio pode ser dividido em tarefas menores estabelecendo uma sequência lógica para resolução de problemas.

Funciona assim: sabemos que para prevenir de doenças, devemos lavar as mãos, antes de ir fazer outra atividade. Para nós adultos, que muitas vezes estamos acostumados a fazer isso pode parecer lógico, a experiência nos despertou isso, então por que para os mais jovens parece tão difícil entender algo simples e rotineiro?

Podemos perceber que alguns já nascem com o talento para serem espertos, porque eles possuem um pensamento lógico mais apurado, entretanto alguns não conseguem criar uma rotina, entender que se deve seguir uma sequência lógica. Como o pensamento lógico ajudaria a resolver esse problema?

Além disso, como estudar a lógica de programação poderia ajudar seu filho a desenvolver capacidades tão importantes para a resolução dos problemas?

Na I Do Code, seu filho irá aprender a programar em blocos, isso o possibilitará a desenvolver o raciocínio lógico de programação, pois norteará o aprendizado de maneira mais efetiva e visual. Seu filho perceberá como as etapas da resolução de problemas podem ser divididas em tarefas menores e que se você repetir aquelas instruções se transformará em uma rotina, buscando sempre a melhor solução para qualquer tarefa.

banner minicurso scratch

Veja este exemplo simples, desenvolvido em uma plataforma que utilizamos a programação em bloco. Além de tornar mais divertido o aprendizado, faz com que seu filho aprenda sem maiores dificuldades.

Blocos interativos que auxiliam na resolução de problemas.
Exemplo de jogo desenvolvido no Scratch

Esse é um código simples de um jogo desenvolvido na plataforma Scratch. Notou como o pensamento lógico auxilia a criança a entender como um problema pode ser resolvido? Mais do que isso, essa ferramenta serve também para criar projetos mais complexos como os desenvolvimentos feitos para Arduino, que farão seu filho se envolver na criação de robôs. Percebeu o quanto é importante, antes de ir para algo complexo, fazer a resolução de problemas menores e que essa linguagem, fácil de entender, se aproxime da realidade da criança?

Além disso, o mercado de trabalho vem atraindo a atenção não só de programadores e de desenvolvedores de jogos, como também de pessoas que sejam proativas, que possam ser confiáveis, dispostas a achar a resolução de problemas de maneira rápida, organizada e eficiente. Segundo pesquisas da FGV 86% das empresas buscam profissionais na área de programação. Contudo, percebe-se que tem muita demanda, mas mesmo que seu filho cresça e queira seguir outra profissão, ele se tornará um profissional desejável por suas qualidades.

Porém, ainda surgem dúvidas como estas:

Será que crianças e adolescentes vão ter problemas por programar desde cedo?

Se você se perguntou isso, saiba que não é o único, pais que realmente se importam com seus filhos entendem que eles precisam se desenvolver de maneira saudável. Se algo afetar a saúde é um motivo de muita preocupação. A boa notícia é que os estudos existentes não apontam problemas relacionados ao aprendizado de lógica de programação. Pense no seguinte, aprender lógica de programação, pode ser como conhecer um novo idioma, afinal há muitas semelhanças do jeito que falamos, com a linguagem do computador.

Será que não faria bem para o aprendizado da criança que ela começasse desde cedo a falar outro idioma? É fato que a dificuldade de aprendizado aumenta conforme vamos ficando mais velhos e que as crianças têm capacidade para aprender muita coisa. Por isso, aprender a programar é bom por diversos motivos, entre eles:

  • Aumenta a capacidade de resolução de problemas;
  • Melhora a comunicação;
  • Ajuda a criança a se tornar mais responsável;
  • Se ensinado da maneira correta não é chato, pelo contrário prende a atenção e aprimora criatividade;
  • Desenvolve a persistência, fazendo com que a criança não perca o interesse em coisas importantes.

E se ele não gostar de aprender a resolução de problemas com lógica de programação?

Se ele não gostar, será que meu filho vai se sentir frustrado de não querer programar aplicativos? Para auxiliar você nessa pergunta, pense no seguinte: muitas das coisas que desenvolvemos não são exclusivas, por exemplo, se alguém vai aprender a ler, serviria não aprender a escrever? Ao aprender a desenhar, não se aprende ao mesmo tempo a pintar? Será que o conhecimento de programação ajudaria somente na resolução de problemas para aplicativos? Não. Existem outras aplicações úteis a quem aprende a lógica de programação, como desenvolvimento de jogos, sendo um bom escritor, fotógrafo, designer, engenheiro e tudo que ele escolher.

Contudo, a lógica quebra grandes obstáculos e nesse site você encontra artigos que poderão te ajudar a incentivar os seus filhos a exercitarem a criatividade e como elas podem, inclusive, aprender com os erros.

O que acha da ideia? Pesquise e conheça quais são as alternativas que estão disponíveis para aprender a lógica de programação.

Similar Posts