curso de programação em python

Curso de Programação: 5 dicas para escolher o melhor

Com o avanço das tecnologias e o aumento na demanda por programadores, a procura de um bom curso de programação tem crescido e é essencial para quem quer entrar com tudo no mercado e ter destaque entre os concorrentes na área. 

Mas com tantas opções de cursos que prometem resultados espetaculares através de métodos que se dizem únicos, com preços e cronogramas de aprendizado diferentes, surge uma dúvida: como conseguir acertar no investimento e escolher o melhor? 

Se você tem essa dúvida, então continue com a gente e confira as 5 dicas que preparamos para que você consiga escolher o curso ideal:

1 – Observe seu ponto de partida e defina seus objetivos com o curso

Antes de tomar qualquer decisão sobre um investimento, seja financeiro ou não, é importante analisar qual o retorno que deseja obter com ele, e isso vale também no momento de escolher um curso de programação, mesmo que seja gratuito, já que você vai precisar investir tempo e esforço para concluí-lo adequadamente.

Assim, para escolher o melhor curso de programação, a primeira dica é que você siga esses 3 passos:

  1. entenda onde quer chegar (se quer ser um programador web, de aplicativos, desktop, back end, front end ou full stack – clique aqui para saber mais sobre esses conceitos);
  2. observe quais conhecimentos em programação você já possui, para não escolher uma opção básica ou avançada demais (afinal, não é produtivo investir mais tempo em um conteúdo que você já sabe de cor e,  por outro lado, acompanhar um curso avançado demais pode te levar à desistência ou a um aprendizado raso do assunto);
  3. saiba qual a primeira ou a próxima linguagem que deseja aprender (afinal, mesmo programadores iniciantes podem já aprender programação com linguagens fáceis).

Depois de entender onde você está e onde quer chegar, a sua escolha ficará muito mais fácil e você poderá seguir a próxima dica!

2 – Analise se o conteúdo programático condiz com seus objetivos

Se você já sabe o caminho que quer seguir na programação, é importante observar e comparar os conteúdos programáticos dos cursos que você está analisando, para ver qual se adequa melhor aos seus objetivos

Caso você nunca tenha visto absolutamente nada da área, o indicado é que dentro do conteúdo programático do curso de programação tenha um módulo introdutório, de preferência um que aborde os conceitos de lógica de programação e resolução de problemas, pois esses são conhecimentos fundamentais para quem quer programar bem. 

3 – Observe se a metodologia do curso combina com você

Além do conteúdo programático, saber as principais características metodológicas do curso, se ele é presencial, semipresencial ou EAD, por exemplo, qual a carga horária, se disponibiliza algum material de apoio, se existe fórum de dúvidas, e assim por diante, é essencial para que você faça uma boa escolha.

Você deve avaliar sua familiaridade com o estilo do curso ou sua adaptabilidade ao modelo, para garantir que realmente vai conseguir chegar até o final e aprender de verdade, não apenas cumprir carga horária. 

Além disso, é importante verificar se o curso de programação escolhido realmente cumpre com o que promete, o que nos leva ao próximo tópico:

4 – Verifique a credibilidade da instituição que oferece o curso

Existem muitas opções de curso de programação, e isso é bom, pois representa possibilidade de aprendizado para pessoas que estão em busca de cursos com diferentes níveis e preços. 

Porém, é importante fazer uma boa análise da instituição que está oferecendo o curso antes de se matricular, pois essa análise evitará frustrações e te oferece mais segurança de que você está escolhendo o melhor. 

Para verificar a credibilidade de um curso, você pode analisar comentários, depoimentos e relatos de ex alunos e pessoas que compraram o acesso ao curso nas redes sociais da instituição, na plataforma do curso e também em sites que analisam a reputação de lojas e instituições de acordo com o número de reclamações que elas recebem, como o reclame aqui, principalmente se o curso for à distância. 

Outra maneira de avaliar a credibilidade da instituição e do curso é através dos cases de sucesso, que podem ser demonstrados a partir de experiências reais de alunos, como projetos realizados durante o curso, prêmios obtidos e outras conquistas importantes.

Essas informações geralmente estão disponíveis na aba “sobre nós” dos sites das instituições, como é o caso da I do code, por exemplo, na página de vendas dos cursos ou em banners, medalhas e troféus na decoração dos ambientes de instituições presenciais. 

5 – Avalie o custo-benefício do curso de programação

A avaliação do custo-benefício é fundamental em qualquer compra, e por isso é fundamental para a escolha de um curso de programação pago. Para saber se o curso realmente vale o investimento, além de seguir todas as dicas anteriores, você pode responder às seguintes perguntas: 

  • O curso oferece certificado?
  • Se sim, esse certificado é vitalício ou você terá que refazer o curso dentro de um ou dois anos?
  • O prazo para o acesso do curso é vitalício?
  • Se não, você tem certeza de que consegue concluí-lo dentro do prazo?
  • O curso oferece algum retorno final? (por exemplo, a criação de um projeto ao longo do curso, que será o primeiro projeto no seu portfólio) 

O curso cujas respostas correspondem ao que você espera certamente representa a melhor opção. 

Além dessas 5 dicas, há uma dica bônus que é também um lembrete:

Um bom curso de programação te ensina na prática

Se você deseja mesmo acertar na escolha do curso de programação, opte por um que tenha a metodologia de projetos como foco. A programação e todos os conceitos que a envolvem é extremamente prática, e a melhor maneira de absorvê-los é colocando a mão na passa. 

Seja para programar um jogo, aplicação web, robôs ou estudos de caso, o importante é que o curso não se resuma à abordagem teórica. 

Aqui na I do Code, por exemplo, nossos alunos conseguem chegar a bons resultados pois a nossa proposta de ensino é voltada para a realização de projetos contextualizados com outros conhecimentos que eles já possuíam. 

Um curso que te permite colocar a mão na massa oferece um aprendizado muito mais personalizado, o que com certeza fará diferença pra você!

Legal, né? Esperamos ter ajudado! 


E já que você ainda está aqui, que tal conhecer os cursos da I do code? Clique aqui e saiba mais, quem sabe não somos a escolha ideal para você?

Similar Posts