programação para crianças por que aprender cedo?

Programação para crianças: 3 motivos para aprender desde cedo?

Seu filho ou filha adora tecnologia? A programação para crianças é uma forma incrível de aproveitar esse interesse para trabalhar o raciocínio lógico, melhorar as notas na escola e ainda preparar a criança para um futuro promissor!

O ensino de programação para crianças está tornando-se um verdadeiro fenômeno educacional

O aumento da procura e da fama desses cursos tecnológicos é, em parte, explicado por nossa época repleta de aparelhos eletrônicos e redes sociais, mas também pela exigência de modelos educacionais inovadores e que se comunicam com contexto das crianças do séc. XXI. 

A seguir, nós da I Do Code separamos alguns motivos de porque a aprender programação desde cedo traz grandes benefícios para as crianças. Confira!

O ensino de programação ajuda as crianças

As crianças das novas gerações estão crescendo rodeadas por aparelhos eletrônicos e realidades virtuais. Nesse contexto, é natural que pais e mães se preocupem com os riscos da internet e mesmo com a saúde de crianças que ficam muito tempo olhando para telas. 

Esse assunto é complexo e exige atenção e diálogo por parte dos pais. 

Porém, sabemos que a alta tecnologia que nos rodeia irá apenas aumentar no futuro recente e a educação tecnológica tornou-se um imperativo para as famílias do séc. XXI. 

O ensino de programação ajuda as crianças a criarem uma consciência mais profunda do mundo tecnológico. Elas começam a entender o funcionamento e a aplicação dos códigos que estão por trás das soluções que revolucionam nossas formas de interagir e nos comunicar.

Como resultado, elas deixam de ser meras usuárias de jogos e de redes sociais e começam a criar uma postura ativa, crítica e criativa em relação à tecnologia. Afinal, elas estão aprendendo a criar seus próprios jogos e aplicativos!

Nesse contexto não é espantoso que as crianças comecem a ajudar até mesmo os adultos a criarem uma relação mais positiva com a tecnologia e, especialmente, com a internet. 

A programação contribui para as habilidades

Os educadores responsáveis por criar os problemas e questões didáticas de disciplinas exatas – especialmente as mais abstratas como a matemática ou a física – preocupam-se em utilizar exemplos que sejam compreensíveis para as crianças. 

Ainda assim, a maior dificuldade no aprendizado dessas disciplinas é justamente a absorção de um pensamento abstrato, difícil de ser visualizado no “mundo real” e  cotidiano da criança. 

O aprendizado programação de computadores insere as crianças em um mundo em que o raciocínio lógico e abstrato é utilizado para a criação de soluções objetivas. Esse movimento é impactante no sucesso da absorção de conceitos matemáticos e até mesmo no desenvolvimento de habilidades motoras.

A programação para crianças obtêm resultados mais evidentes ainda no caso do ensino de robótica. Nesse caso, os efeitos dos códigos podem ser visualizados em um projeto totalmente material, com o uso de movimentos, sensores e outras peças tecnológicas.

Ensina as crianças a aprenderem com os erros

Muitas dificuldades educacionais podem ser compreendidas a partir do medo que as crianças sentem de errarem ou fracassarem. Os modelos pedagógicos tradicionais, com suas provas e testes, ajudaram a fundamentar esse problema. 

Na programação de computadores prestar atenção e aprender com os erros é essencial. Quando um bug (como são chamados os problemas que travam um programa) aparecem, não há motivo para que as crianças sofram ou sintam-se fracassadas. Pelo contrário! Trata-se de uma comunicação do software, uma forma de identificar um ponto que pode ser melhorado. 

Entender a importância de aprender com os erros é uma habilidade que ultrapassa muito o escopo do aprendizado da programação. Essa é base da perseverança e da resiliência, qualidades essenciais para uma pessoa bem sucedida. 

Essa qualidade, além disso, é um divisor de águas na hora das empresas modernas contratarem profissionais preparados(as) para enfrentar os desafios de um mundo tecnológico. 

banner minicurso construct

Ajuda a desenvolver a habilidade de resolução de problemas

Criar soluções para problemas complexos uma habilidade importantíssima no séc. XXI. 

As grandes empresas e startups que fazem sucesso no mundo de hoje são justamente aquelas que inovaram mercados inteiros com base em ideias simples e valiosas. 

A infância é uma época em que os instintos empreendedores – foco, resiliência, criatividade, etc – estão em sua plena florescência. As crianças ainda não estão acostumadas a verem a realidade com os mesmos olhos e são capazes de reinventar o que para os adultos já é definido e aceito. 

É por meio desse tipo de pensamento que mercados internos são substituídos. 

A programação abre portas para que as crianças possam desenvolver essas ideias. Se você tem dúvida do escopo que esse tipo de resolução de problemas pode resultar, é só pensar pouco sobre o papel de empresas como Facebook, Google, Uber, Netflix ou até a gigante espacial SpaceX tem em comum. 

A resposta é: elas foram criadas por programadores(as) preocupados em resolver problemas de maneiras inovadoras. 

Se interessou? Quer que seu filho tenha um diferencial no futuro onde a tecnologia irá tocar o mundo? Conheça nosso curso de programação para crianças e jovens!

Similar Posts